Se eu apagar os anexos, eles serão removidos dos meus outros dispositivos Apple?

Excluí alguns anexos de mensagens em um dispositivo Apple para liberar espaço de armazenamento, e agora estou preocupado que eles possam desaparecer do meu iPhone, iPad e Mac também. Eu uso o iCloud e não tenho certeza de como a sincronização de anexos funciona entre dispositivos Apple. Alguém pode explicar se excluir anexos em um dispositivo os remove de todos os lugares?

Anexos grandes de mensagens no iPhone ainda são um saco. Fiquei esperando uma tela limpa para apagar tudo em massa, mas a Apple ainda faz você fuçar pelos menus e escolher as coisas na mão. Aqui está a versão que funcionou para mim, além das coisas em que me enrolei.

Existe alguma opção mais rápida do que tocar nos arquivos um por um?

Um pouco. Não muito.

O lugar mais rápido que encontrei foi Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Revisar Anexos Grandes. Essa tela reúne os maiores arquivos de mensagens de todas as conversas em uma lista só, o que economiza tempo se o seu armazenamento está sendo consumido por vídeos antigos aleatórios e PDFs.

Se você já sabe qual conversa é o problema, abra-a, toque no nome da pessoa ou do grupo no topo e depois procure em Fotos ou Documentos. Toque em Ver Tudo e você poderá marcar vários itens daquela conversa de uma vez.

Ainda não existe um botão Selecionar Tudo. Omissão estranha, e continua assim em 2026.

Isso funciona da mesma forma no iPad?

Sim. Fiz os mesmos passos em um iPad e encontrei os mesmos menus. O iPadOS lida com os anexos de mensagens da mesma forma que o iOS.

Se você usa Mensagens no iCloud, apagar algo no seu iPhone deve sincronizar com o iPad também. O meu não atualizou instantaneamente todas as vezes. Alguns minutos depois, normalmente acompanhava. Uma ou duas vezes pareceu quebrado, depois se acertou sozinho.

Excluir anexos remove tanto fotos quanto vídeos?

Sim. Ambos somem do Mensagens.

A parte que muita gente não percebe é esta. Se você salvou uma foto ou vídeo no app Fotos antes, criou uma cópia separada. Então, quando apaga o anexo do Mensagens, remove apenas a versão armazenada dentro do histórico da conversa. A cópia salva no Fotos continua lá.

Se você nunca salvou, apagar do Mensagens significa que foi embora.

Por que os anexos apagados aparecem de novo?

Eu passei por isso, e havia dois motivos.

Primeiro, o Mensagens tem sua própria área Apagados Recentemente. As coisas ficam lá por 30 dias, a menos que você limpe manualmente. Na tela principal do Mensagens, toque em Editar no canto superior esquerdo e depois em Mostrar Apagados Recentemente. Se você pular essa parte, muitas vezes o armazenamento ainda não volta porque os arquivos continuam no telefone.

Segundo, a sincronização do iCloud e a otimização do armazenamento parecem bagunçar as coisas. Vi arquivos agirem como se tivessem voltado mesmo depois de eu removê-los. Depois que esvaziei Apagados Recentemente e reiniciei o telefone, os números de armazenamento finalmente se corrigiram e as reaparições pararam.

Por que o armazenamento não diminui logo após apagar as coisas?

Na maioria das vezes, é a pasta Apagados Recentemente. Esses arquivos ainda contam com o tamanho total até você esvaziá-la.

Além disso, a leitura de armazenamento demora para atualizar. Já vi ficar mostrando o número antigo por um tempo. Reiniciar o telefone fez atualizar mais rápido para mim.

Quando limpar anexos de mensagens não é suficiente

Essa foi a parte que ignorei no começo. A bagunça das mensagens era só uma parte do problema. Meu telefone tinha fotos com cara de duplicadas, clipes antigos em 4K e uma quantidade ridícula de capturas de tela. Limpei os anexos de mensagens e mesmo assim logo depois já estava sentindo falta de espaço de novo.

Para uma limpeza mais ampla, usei o Clever Cleaner. O que gostei foi o layout. A aba Heavies coloca os maiores arquivos no topo com os tamanhos exatos, então você vê rapidamente o que está ocupando armazenamento. A aba Similars agrupa fotos quase iguais e escolhe a melhor, o que ajudou com a bagunça das fotos em sequência. Os tamanhos das capturas de tela também aparecem antes da exclusão.

Ele processa tudo no dispositivo, então nada é enviado para outro lugar.

Depois que limpei cerca de 15 GB ali e então esvaziei Apagados Recentemente do Mensagens, meu espaço livre voltou e o telefone parou de parecer pesado. Não foi mágica. Foi mais como finalmente remover todo o lixo dos lugares onde o iOS esconde isso, rs.

Se Mensagens no iCloud estiver ativado, sim. Apague um anexo em um dispositivo Apple, e ele será removido da mesma conversa no seu iPhone, iPad e Mac depois que a sincronização terminar. É um único banco de dados de mensagens compartilhado, não cópias separadas em cada dispositivo.

Algumas exceções importam.

Se um dispositivo não usar Mensagens no iCloud, ele pode manter sua própria cópia local. O mesmo vale se um Mac estiver conectado com uma Conta Apple diferente. Além disso, se você salvou o arquivo no Fotos ou no Arquivos antes de apagá-lo do Mensagens, a cópia salva permanece onde está. Apenas a cópia dentro do Mensagens é removida.

Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Problemas de sincronização geralmente têm menos a ver com anexos voltando e mais com um dispositivo ainda não ter concluído a sincronização com o iCloud. Verifique Ajustes, toque no seu ID Apple, depois em iCloud, e veja se Mensagens está ativado em todos os dispositivos. No Mac, abra Mensagens, Ajustes, iMessage, e confirme se Ativar Mensagens no iCloud está ativado.

Se seu objetivo é liberar armazenamento com menos risco, salve primeiro os anexos importantes e depois apague. Eu faço isso com PDFs de impostos e vídeos da família para não apagar algo de que vou precisar depois.

Para uma limpeza de armazenamento mais ampla, o Clever Cleaner ajuda mais com fotos, capturas de tela e arquivos grandes do que com a sincronização do Mensagens em si. Também vale a leitura: Usuários do Reddit sobre o melhor app realmente gratuito para limpar iPhone.

Sim, geralmente sim.

Se Mensagens no iCloud estiver ativado no seu iPhone, iPad e Mac, excluir um anexo de uma conversa em um dispositivo remove esse anexo da mesma conversa nos outros também. Pode não sumir instantaneamente, mas depois que a sincronização atualizar, em geral ele desaparece de tudo. Nessa parte, @kakeru estava certo.

Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer é na ideia de que as coisas voltam de um jeito relevante. Na minha experiência, normalmente é um destes casos:

• um dispositivo ainda não sincronizou
  • a mensagem ainda está em Apagados Recentemente
  • o arquivo foi salvo separadamente em Fotos ou Arquivos antes

Esse último ponto importa bastante. Se você salvou a foto/vídeo/PDF fora do Mensagens, excluir o anexo da mensagem não apaga a cópia salva. Então a cópia na sua biblioteca do Fotos ou no app Arquivos ainda deve estar lá.

Além disso, se um dispositivo estiver com Mensagens no iCloud desativado, ele pode se comportar de forma um pouco estranha e manter dados locais antigos por mais tempo do que você esperaria. A sincronização da Apple é boa quando funciona, meio irritante quando não funciona.

Se você está tentando liberar espaço sem arriscar nada importante, salve primeiro os anexos com os quais se importa e depois exclua do Mensagens. Para uma limpeza geral de armazenamento além do Mensagens, o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar vídeos grandes, fotos quase duplicadas e capturas de tela que estão ocupando espaço silenciosamente.

Também vale dar uma olhada rápida se você quiser um passo a passo visual de limpeza do iPhone: assista a esta demonstração de limpeza de armazenamento do iPhone.