Excluí acidentalmente vídeos importantes do meu cartão SD e percebi que nunca fiz um backup. O cartão tinha gravações da família que eu realmente preciso recuperar, e tenho medo de que usá-lo mais possa piorar as coisas. Quais são as melhores maneiras de recuperar vídeos excluídos de um cartão SD sem backup, e existe uma boa ferramenta de recuperação que realmente funcione?
Passei por isso uma vez com um cartão de câmera, e a primeira coisa que eu quis saber era simples. O clipe foi perdido para sempre ou ainda resta algo para recuperar.
Na maioria das vezes, ainda há uma chance.
Quando um vídeo é apagado, os dados do arquivo geralmente permanecem no cartão por algum tempo. O que desaparece primeiro é a entrada que aponta o sistema para ele. A filmagem em si muitas vezes fica lá até que novos dados sejam gravados por cima. Então, os próximos minutos importam mais do que as pessoas imaginam.
Pare de usar o cartão
No segundo em que você perceber que o vídeo sumiu, pare de gravar qualquer coisa no cartão.
Não grave mais vídeo. Não tire fotos. Não o formate só porque o menu mandou. Já vi pessoas fazerem um pequeno clipe de teste e arruinarem as próprias chances de recuperação.
Retire o cartão da câmera ou do gravador e deixe-o quieto até você estar pronto para trabalhar na recuperação.
Descubra se o software é suficiente
Alguns casos são adequados para uma tentativa de recuperação em casa. Outros não. Eu dividiria assim.
A recuperação por software faz sentido se:
Você excluiu os arquivos por engano.
O cartão foi formatado.
O cartão aparece como RAW.
Você recebeu um erro no sistema de arquivos.
Os vídeos sumiram, embora o cartão ainda pareça funcionar.
Eu pararia e procuraria um serviço de recuperação se:
O cartão está torto, rachado ou tem outros danos físicos.
Seu computador não detecta o cartão de forma alguma.
O cartão continua perdendo a conexão.
O dispositivo relata falha de hardware.
As gravações são importantes o suficiente para que uma tentativa ruim prejudique mais do que a taxa de recuperação.
Eu não continuaria repetindo as varreduras em um cartão danificado. Se o hardware estiver falhando, leituras extras podem piorar uma situação ruim.
Faça uma cópia completa primeiro
Essa parte é muito ignorada. Acho que isso é um erro.
Antes de procurar arquivos excluídos, crie uma imagem de disco do cartão. Isso dá a você um instantâneo completo do cartão em seu estado atual. Se sua primeira tentativa de recuperação der errado, você ainda terá o estado original salvo em outro lugar.
Muitos técnicos de recuperação trabalham a partir da imagem em vez de forçar o cartão repetidamente. É mais lento no início, mas mais seguro.
Recupere a filmagem com Disk Drill
A recuperação de fotos costuma ser mais fácil. Vídeo é mais complicado.
Em câmeras, drones, dashcams e câmeras de ação, um clipe costuma ser dividido em fragmentos pelo cartão. Ferramentas de recuperação mais antigas tendem a encontrar pedaços e depois entregar um arquivo corrompido, ou um arquivo que abre e trava no meio. Já passei por isso com filmagens de câmera de ação, e é irritante da pior forma, porque o arquivo parece normal até você apertar play.
O que ajudou neste caso foi o Disk Drill, principalmente porque o modo Advanced Camera Recovery foi criado para vídeo fragmentado. Em vez de tratar o clipe como um único bloco organizado de dados, ele tenta remontar o arquivo a partir dos fragmentos. Isso faz diferença com filmagens de dispositivos como GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360 e equipamentos semelhantes.
O processo básico é assim:
Conecte o cartão de memória original com um leitor de cartões.
Abra o Disk Drill.
Selecione o cartão de memória.
Escolha Advanced Camera Recovery.
Inicie a varredura.
Aguarde a varredura terminar.
Visualize o que ele encontrar.
Salve os vídeos recuperados em uma unidade diferente.
Não restaure os arquivos no mesmo cartão. Eu sei que parece óbvio, mas as pessoas fazem isso.
Teste os vídeos recuperados
Não presuma que terminou quando a varredura acabar.
Abra alguns clipes recuperados. Avance por eles. Verifique o começo, o meio e o fim. Um nome de arquivo aparecer nos resultados não significa que a gravação esteja íntegra. Já vi vídeos recuperados reproduzirem por dez segundos e depois travarem.
Se um arquivo não reproduzir, o VLC Media Player às vezes ajuda. Uma ferramenta dedicada de reparo de vídeo também pode ajudar, dependendo de quão danificado o arquivo esteja.
Se você agir rápido, evitar gravar novos dados e recuperar para outra unidade, suas chances geralmente são bem melhores do que parecem naquele momento.
Sim, é possível, se os seus vídeos foram excluídos e não sobrescritos.
Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal. Pare de usar o cartão SD agora. Cada nova foto, vídeo ou tentativa de formatação reduz suas chances de recuperação.
Onde eu discordo um pouco é no seguinte. Eu não partiria direto para uma varredura longa se as gravações forem muito importantes. Primeiro, verifique a saúde do cartão no seu computador. Se as leituras estiverem lentas, o cartão desconectar ou a cópia de arquivos falhar, pare por aí. Um cartão flash com problemas piora rápido. Varreduras repetidas são pesadas para ele.
Minha lista curta:
- Use um leitor de cartão, não a câmera.
- Se o cartão montar, copie o cartão inteiro para o seu PC primeiro ou faça uma imagem.
- Execute a recuperação a partir da cópia, se possível.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade.
- Teste os vídeos recuperados até o fim.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de vídeos de cartão SD, especialmente se os arquivos vieram de câmeras ou action cams e acabaram fragmentados. O Recuva é bom para exclusões simples, mas na minha experiência ele deixa passar mais coisas em cartões exFAT e arquivos de vídeo maiores.
Se você quiser um recurso rápido sobre recuperação de fotos e vídeos de cartão SD, isto é útil:
melhor software para recuperar arquivos excluídos de um cartão SD
Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar. Verifique se há arquivos ocultos antes da recuperação. No Windows, ative “Mostrar arquivos ocultos” e “Mostrar arquivos protegidos do sistema operacional”. Algumas câmeras e celulares bagunçam o diretório, e os vídeos ainda ficam lá.
Se o cartão estiver rachado, não for detectado ou pedir para ser inserido repetidamente, o software não vai ajudar muito. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura. Caro, sim, mas gravações de família são difíceis de substituir.
Sim, é possível, e não, vídeos excluídos nem sempre somem instantaneamente. Mas eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @nachtdromer disseram: as pessoas focam tanto em software de recuperação que esquecem de verificar se o vídeo foi realmente finalizado pela câmera em primeiro lugar. Se a gravação foi interrompida, o arquivo pode estar lá, mas corrompido, o que é um problema diferente de uma exclusão simples.
Minha opinião:
- pare de usar o cartão SD, obviamente
- não deixe seu celular ou câmera “repará-lo”
- se o cartão ainda abrir, primeiro procure por pastas estranhas como DCIM, LOST.DIR, PRIVATE ou diretórios AVCHD/MP4 ocultos
- classifique por tipo e tamanho de arquivo, porque às vezes o clipe perdeu o nome, mas não os dados
- se os vídeos foram excluídos normalmente, use um software de recuperação em um computador, não na câmera
Concordo em grande parte com os outros, embora eu esteja um pouco menos convencido de que todo caso precise primeiro de uma imagem completa se o cartão estiver saudável e a exclusão tiver sido recente. É o ideal, sim. Obrigatório toda vez? Meh, nem sempre. Ainda assim, é inteligente se a filmagem realmente importa.
Para a recuperação em si, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de vídeos de cartão SD, especialmente com arquivos maiores de câmera que outras ferramentas podem trazer de volta meio corrompidos. Se o Disk Drill encontrar os clipes, recupere-os para o seu PC ou para uma unidade externa, nunca de volta para o mesmo cartão. Depois teste o vídeo inteiro, não apenas os primeiros 5 segundos, porque arquivos corrompidos adoram fingir que estão bem.
Também vale a leitura se você quiser uma explicação mais clara sobre esse tipo de situação:
caso real de recuperação de arquivos de vídeo perdidos em um cartão SD corrompido
Se o cartão estiver ilegível, continuar reconectando ou ficar extremamente lento, pule o faça você mesmo e procure um laboratório. Essa é a linha em que “tentar mais uma coisa” geralmente piora tudo.
Uma pequena discordância com @nachtdromer e @andarilhonoturno: fazer a imagem primeiro é inteligente, mas se o cartão estiver perfeitamente estável, às vezes uma única varredura cuidadosa somente leitura é suficiente. O risco maior é as pessoas perderem tempo e deixarem outro dispositivo gravar no cartão.
O que eu verificaria e que eles mal mencionaram: se a trava de bloqueio do cartão SD pode ser colocada em somente leitura antes de conectá-lo. É uma proteção barata, mas útil.
Além disso, recuperação de vídeo excluído e reparo de vídeo corrompido são tarefas diferentes. Se o arquivo voltar, mas não reproduzir, o software de recuperação fez a parte dele. Aí você pode precisar de ferramentas de reparo.
Sobre o Disk Drill:
Prós
- bom para encontrar vídeos excluídos em cartões SD
- lida com cartões exFAT melhor do que algumas ferramentas básicas
- pré-visualização e filtragem úteis
- melhor com filmagens de câmera do que muitos aplicativos leves
Contras
- varreduras mais profundas podem demorar um pouco
- a pré-visualização não garante que o clipe inteiro esteja íntegro
- recuperação paga para resultados maiores
- não faz milagres se os dados foram sobrescritos
Eu ainda colocaria o Disk Drill perto do topo para esse tipo de caso, especialmente se o Recuva encontrar apenas fragmentos ou nada útil.
E sim, salve os arquivos recuperados em outro lugar e depois assista aos clipes completos de verdade. Muitos vídeos recuperados falham na metade.