Apaguei acidentalmente arquivos importantes no meu Mac e já esvaziei o Lixo antes de perceber que ainda precisava deles. Agora estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de dados para Mac que seja seguro, confiável e que realmente funcione no macOS. Preciso de ajuda para escolher uma ferramenta que possa recuperar documentos e fotos sem piorar a situação.
Eu me deparei com isso depois de apagar um SSD externo por engano durante uma reinstalação do macOS. Passei tempo demais testando aplicativos de recuperação, e o que eu sempre acabava usando era o Disk Drill.
Muitos aplicativos de recuperação para Mac parecem bem acabados à primeira vista, mas desmoronam assim que você inicia uma varredura. Vi varreduras lentas, prévias com falhas e um suporte estranho a APFS em alguns deles. O Disk Drill pareceu mais sólido em um Mac atual. Ele roda bem em Apple Silicon, lê APFS, HFS+ e exFAT, e as etapas eram simples o suficiente sem precisar fuçar menus por meia hora.
A parte com que eu mais me importava eram as prévias. Antes de gastar dinheiro, abri documentos, fotos, vídeos e até PSDs para verificar se os arquivos estavam intactos. Alguns aplicativos mostravam uma lista enorme de arquivos recuperados, mas grande parte era lixo ou arquivos danificados. Para mim, o Disk Drill se saiu melhor nisso.
Alguns extras também chamaram atenção:
- Backup de disco byte a byte para unidades fracas ou com falha
- Monitoramento S.M.A.R.T.
- Limpador de duplicados
- Proteção Recovery Vault
- Advanced Camera Recovery para arquivos de vídeo fragmentados
O recurso de imagem de disco já vale a pena por si só. Se a sua unidade começar a desconectar, fazer cliques ou apresentar comportamentos aleatórios, criar um clone primeiro dá a você uma chance mais segura de recuperação.
Se você estiver lidando com casos mais pesados, o R-Studio merece ser mencionado. Entendi por que tanta gente de TI gosta dele. Ele lida bem com trabalhos mais difíceis, como RAID, partições danificadas e recuperação de NAS. Eu não o indicaria primeiro para um usuário casual, porém. A interface parece feita para pessoas que se sentem confortáveis olhando detalhes do sistema de arquivos. Rápido, sim. Amigável, nem tanto.
Também testei o iBoysoft Data Recovery por um tempo. Ele fez um trabalho decente com APFS nos meus testes. Meu problema foi o preço. Ele pende mais para assinaturas do que eu queria.
O PhotoRec ainda tem seu lugar se o gratuito importar mais do que a conveniência. Ele funciona, mas é bruto. Você basicamente recebe recuperação baseada em assinatura, então os arquivos muitas vezes voltam sem os nomes originais nem a estrutura de pastas. Em uma unidade grande, a limpeza vira uma tarefa chata rapidamente. Fiz isso uma vez, e prefiro não fazer de novo.
A coisa maior que as pessoas deixam passar é esta: o que você faz logo após a perda de dados importa mais do que qual aplicativo você escolhe. Se você continuar usando o Mac como se nada tivesse acontecido, especialmente com SSDs, suas chances caem rápido porque os dados antigos são sobrescritos.
Se você perdeu arquivos, faça isto primeiro:
- Pare de usar a unidade imediatamente
- Não instale o software de recuperação na mesma unidade
- Restaure os arquivos recuperados em uma unidade diferente
- Se a unidade estiver instável, crie uma imagem antes de tentar a recuperação
Aprendi isso da maneira mais irritante. Escolher entre aplicativos importa um pouco. O que você faz nos primeiros minutos importa mais.
Se você excluiu arquivos em um Mac e esvaziou a Lixeira, eu colocaria o Disk Drill perto do topo para uso doméstico normal. É o que eu diria para a maioria das pessoas experimentar primeiro porque a interface é limpa, as varreduras são rápidas o suficiente e a visualização dos arquivos é decente. Para usuários de Mac, o suporte a APFS importa muito, e o Disk Drill lida com Macs modernos melhor do que muitos aplicativos de recuperação mais antigos.
Mas eu não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto. O R-Studio não é só para pessoas de TI. Se seus dados valem muito, as opções de varredura mais profundas dele compensam a interface feia. É menos amigável, mas às vezes as ferramentas feias vencem.
Meu ranking curto:
- Disk Drill, melhor combinação de facilidade e resultados
- R-Studio, melhor para trabalhos de recuperação mais difíceis
- PhotoRec, gratuito, mas bagunçado e meio chato de usar
- iBoysoft, decente, mas o preço é mais ou menos
Mais uma coisa que as pessoas ignoram. Verifique o iCloud Drive, o Time Machine e o histórico de versões específico do aplicativo antes de pagar por um software de recuperação. Pages, Fotos e alguns aplicativos em nuvem salvam sua pele com mais frequência do que as pessoas pensam.
Se você quiser mais opiniões de usuários, este tópico é um bom resumo das escolhas de software de recuperação de dados para Mac feitas por usuários do Reddit:
melhores recomendações de software de recuperação de dados para Mac do Reddit
Se o SSD interno do Mac foi submetido ao trim após a exclusão, nenhum aplicativo faz milagre. Essa parte é meio ruim, mas é verdade.
Eu colocaria o Disk Drill para recuperação de dados no Mac no topo para a maioria das pessoas comuns, mas não exatamente pelos mesmos motivos que @mikeappsreviewer e @mike34 deram.
Minha opinião é mais simples: o melhor app de recuperação é aquele que ajuda você a descobrir rapidamente se a recuperação sequer é possível. Em Macs mais novos com SSD interno, o TRIM pode acabar com a janela prática de recuperação de forma absurdamente rápida. Então me importo menos com listas gigantes de recursos e mais com saber se o app oferece resultados de varredura claros, prévias úteis e não parece suspeito. O Disk Drill faz isso muito bem.
Onde eu meio que discordo do @mike34: não acho que o PhotoRec valha a pena ser recomendado para a maioria dos usuários de Mac, a menos que você esteja desesperado e seja muito paciente. Ser grátis é legal, mas recuperar 8.000 arquivos sem nome não é a minha ideia de vitória. O R-Studio é excelente, sim, mas para uma situação básica de arquivos excluídos e Lixeira esvaziada, pode ser exagero.
O que eu verificaria antes de comprar qualquer coisa:
- Apagados recentemente em Fotos, Notas, Arquivos etc.
- Versão web do iCloud Drive
- Snapshots do Time Machine
- Salvamento automático e histórico de versões específicos do app
Se isso tudo não der em nada, o Disk Drill provavelmente é a tentativa inicial mais segura. Se os dados excluídos estavam em um HDD externo ou cartão SD, suas chances são muito melhores do que no SSD interno do Mac.
Além disso, se você quiser um resumo visual rápido, este Reel sobre o melhor software de recuperação de dados para Mac é realmente bem fácil de ver por cima.
Versão curta:
- Disk Drill: melhor ponto de partida para a maioria dos usuários de Mac
- R-Studio: mais forte para casos complicados ou avançados
- PhotoRec: grátis, mas meio bagunçado para ser sincero
Se foi excluído do SSD interno e você continuou usando o Mac depois de esvaziar a Lixeira, nenhum software pode fazer milagres. Essa parte é ruim, mas essa é a verdade.