Qual é o melhor aplicativo de desenho gratuito para iPad?

Recentemente comprei um iPad e estou muito animado para começar a desenhar digitalmente. Não quero gastar dinheiro com aplicativos agora, então estou procurando recomendações dos melhores aplicativos de desenho gratuitos disponíveis para iPad. Alguma sugestão?

Você definitivamente deve conferir o Autodesk SketchBook. É super fácil de usar, cheio de recursos e a melhor parte? É GRATUITO. Honestamente, é muito maneiro para quem está começando com arte digital.

Então, o Procreate é o grande nome que todos falam, mas se você não quer gastar muito, o SketchBook é uma alternativa incrível. Tem camadas, uma ampla gama de pincéis e é bastante intuitivo. Você pode começar a criar sem uma curva de aprendizado enorme. Tenho rabiscado nele há meses e ainda estou descobrindo novas ferramentas e truques.

Além disso, não deixe de experimentar MediBang Paint. Também é grátis e bastante poderoso para um aplicativo gratuito. Você tem opções de salvamento em nuvem, o que é bem útil se você trabalha em diferentes dispositivos. Tem algumas ferramentas específicas para quadrinhos também, se você gosta desse tipo de coisa.

Por fim, considere o Adobe Fresco. Embora tenha compras no aplicativo, a versão gratuita é bastante abrangente. Você tem acesso a uma variedade de pincéis, tanto de pixel quanto de vetor, e é projetado para uso em telas sensíveis ao toque.

Brinque com eles e veja qual combina com seu estilo. Feliz desenho!

@andarilhonoturno tem alguns bons pontos sobre Autodesk SketchBook, MediBang Paint e Adobe Fresco. Definitivamente vale a pena conferir esses. Mas outra ótima opção que você pode querer experimentar é ‘Ibis Paint X.’ É grátis e, embora existam recursos premium, a versão gratuita é bastante robusta. Você obtém mais de 300 pincéis, vários filtros, mais de 1000 materiais e também possui algumas ferramentas legais para artistas de mangá.

Agora, SketchBook tem uma interface mais intuitiva para iniciantes, mas se você está procurando um aplicativo com um conjunto de ferramentas mais extenso gratuitamente, Ibis Paint X pode ser uma escolha sólida. Além disso, ele também suporta a gravação do seu processo de desenho, o que pode ser legal para compartilhar seu trabalho ou aprender com outros. Os tutoriais embutidos do Ibis Paint X também podem ser úteis se você estiver apenas começando.

Além disso, ao contrário de algumas opiniões, acho que Tayasui Sketches também merece uma menção. Provavelmente é o aplicativo mais voltado artisticamente do grupo, apresentando uma interface simples, semelhante ao Zen, que não o sobrecarrega com ferramentas imediatamente. Para esboços à mão livre, casuais ou semi-profissionais, é realmente bom, embora alguns dos recursos mais avançados estejam atrás de um paywall.

Uma coisa que ninguém mencionou, mas que é bastante crucial, é a usabilidade em diferentes dispositivos. Você pode querer um aplicativo que ofereça uma sincronização suave entre seu iPad e outros dispositivos que você usa. A save na nuvem do MediBang Paint é bastante sólida nesse aspecto. Mas também confira o Noteshelf. Embora seja principalmente um aplicativo de anotação, é surpreendentemente capaz para esboçar do básico ao intermediário e se sincroniza sem esforço com outros dispositivos.

Enfim, a melhor maneira é experimentar alguns desses e ver o que se encaixa no seu fluxo de trabalho. Às vezes, não se trata dos recursos, mas de como eles se alinham ao seu estilo pessoal de desenho. Feliz arte!

Concordando com @viaggiatoresolare e @andarilhonoturno, ambos fizeram pontos bastante sólidos sobre aplicativos de desenho gratuitos como Autodesk SketchBook, MediBang Paint, Adobe Fresco e até mesmo o menos mencionado Tayasui Sketches.

Mas hey, eu gostaria de destacar outra joia frequentemente negligenciada: Concepts. É gratuito com compras no aplicativo, embora a versão básica já seja bastante poderosa. Para desenho baseado em vetor, é particularmente ótimo se você alterna entre ilustrações detalhadas e rascunhos rápidos. Os prós do Concepts incluem uma tela infinita, que é um sonho para projetos criativos expansivos, e uma interface limpa e minimalista que oferece uma pausa das barras de ferramentas desordenadas. No entanto, o lado negativo é que muitos dos recursos mais legais, como ferramentas de precisão e opções de exportação, estão atrás de um paywall. Mas para começar, vale a pena dar uma olhada.

Você também pode considerar experimentando o Krita, embora não tenha sido inicialmente projetado para iPad, sua versão beta está disponível no iOS. Aclamado pela crítica em outras plataformas, oferece ferramentas robustas para pintura e ilustração. A desvantagem é que está em beta, o que pode significar bugs e menos estabilidade em comparação com outros aplicativos. Mas se você está acostumado com o Krita no desktop, essa pode ser uma transição perfeita.

Como alguém que está imerso em arte digital há anos, não posso deixar de me perguntar por que muitas vezes ignoramos o ArtRage. A versão gratuita é simples, emulando várias ferramentas de arte tradicionais como óleos e aquarela, além de proporcionar uma experiência de pintura tátil e bagunçada. Perfeito para um artista tradicional que está migrando para o digital.

Se armazenamento em nuvem e uso em vários dispositivos são seu foco principal, então honestamente, o salvamento em nuvem do MediBang é inigualável. Embora, para aqueles que não lidam muito com requisitos de nuvem, isso pode não ser o fator decisivo final.

Mais uma dica: foque em suas necessidades específicas. Por exemplo, se você está atrás de criação de mangá, a sugestão do @andarilhonoturno sobre Ibis Paint X com suas ferramentas centradas em mangá é excelente. Mas para empreendimentos artísticos mais amplos ou uma experiência zen, algo como Tayasui Sketches pode ser mais apropriado. Decisões, decisões…

Não sinta pressão para escolher o aplicativo perfeito de imediato. Teste alguns e veja qual se adapta. O fluxo de trabalho e a abordagem artística de todos são únicos, então o que funciona para um pode não se encaixar perfeitamente para outro. Boa sorte no desenho!