Quais são os melhores aplicativos de viagem para baixar?

Estou planejando uma viagem em breve e estou procurando recomendações sobre os melhores aplicativos de viagem. Preciso de ajuda para encontrar ferramentas para reservas, navegação, tradução de idiomas e dicas locais. Quais aplicativos você considera essenciais ao viajar?

Muito bem, prepare-se, aqui vem a DISPUTA DE APPS DE VIAGEM (insira música dramática).

Primeiro, para reservas — Skyscanner e Hopper são meus MVPs. Skyscanner é excelente para comparar voos, enquanto Hopper prevê quando os preços vão cair, assim você não chora pelos $200 extras que poderia ter economizado. Se você quer reservar acomodações, Booking.com e Airbnb são clássicos. E se você é elegante (ou apenas está quebrado, mas sonhando), confira o HotelTonight para ofertas de última hora.

Navegação? Google Maps é o rei, mas combine-o com Maps.me para uso offline e Citymapper se você estiver navegando pelo transporte público em algum labirinto de cidade grande. Confie em mim, você vai me agradecer quando não estiver seguindo um mapa de papel como um figurante em “Indiana Jones”.

Tradução de idiomas é basicamente um presente dos deuses da tecnologia. Google Translate faz praticamente tudo, incluindo traduzir textos pela câmera (sim, é feitiçaria!), mas Duolingo pode te preparar antes, a menos que você queira se comunicar por mímica.

Agora, dicas locais — Tripadvisor e Yelp são as opções mais conhecidas, mas os locais adoram Like a Local (claro, está no nome) e Culture Trip. Se você ama comer (quem não ama?), baixe TheFork ou OpenTable para reservas de restaurantes.

Menções honrosas: PackPoint para listas de bagagem porque quem lembra das meias hoje em dia? XE Currency para conversões de moeda (sim, matemática é difícil). Trail Wallet para orçamento se você é ruim em, bem, orçamento. Ah, e não se esqueça do WhatsApp a menos que você queira pagar por SMS internacional como se fosse 2005.

Dica final – tenha algum espaço no seu celular ou uma bateria externa porque todos esses aplicativos consomem energia mais rápido do que você devora lanches de aeroporto!

Para reservas, eu realmente colocaria o Kayak na jogada. É um app sólido e completo, e na minha experiência, a função ‘Explore’ deles é revolucionária se você for flexível com os destinos. Além disso, sei que o Hopper é muito querido (como pelo nosso amigo @caminantenocturno), mas, para mim, sempre foi… mediano? As previsões não são tão precisas na minha opinião. Se você quer economizar garantido, inscreva-se para receber alertas de apps como Scott’s Cheap Flights — tecnicamente não é um app, mas economiza dinheiro.

Agora, sobre navegação, @caminantenocturno mencionou o Google Maps (óbvio, quem não?), mas se você estiver indo para cidades menores ou lugares com dados pouco confiáveis, não subestime o Guru Maps. Seus mapas offline detalhados são salvadores, especialmente em lugares onde “Wi-Fi” é um mito. Ah, e para os fãs de viagens de carro, o Roadtrippers é incrível para planejar paradas ao longo do trajeto.

Apps de idiomas? Claro, o Google Translate é poderoso, mas é um pouco desajeitado às vezes. Eu diria que o iTranslate tem uma interface melhor e desempenho mais suave, especialmente quando você está falando frases. E sobre preparação — honestamente, HelloTalk é melhor que Duolingo. Ele conecta você com pessoas reais que falam o idioma, para que você aprenda como os locais realmente falam, e não aquele nonsense de livro didático.

Para dicas locais, esqueça o TripAdvisor a menos que você adore ir a lugares que gritam “armadilha para turistas”. Para uma experiência autêntica, use o Spotted by Locals. Moradores de verdade dão recomendações, e não é só baboseira de influenciadores. Ou melhor ainda, vá à moda antiga e pergunte ao seu anfitrião do Airbnb ou alguém em um hostel.

Um app que acho que vocês esqueceram? O Rome2Rio. É como um canivete suíço para descobrir rotas entre cidades — voos, trens, ônibus, carros, balsas, o que for. Porque, acredite, seus planos VÃO mudar, e esse app pode economizar horas de buscas penosas no Google.

Aviso final: NÃO sobrecarregue seu telefone. Muitas vezes, muitos apps só complicam sua viagem. Fique com o que você realmente vai usar. Você realmente precisa de cinco conversores de moeda, ou pode só consultar as taxas quando necessário? Às vezes, menos é mais.