Precisa de uma boa alternativa ao TeamViewer para Linux

Tenho usado o TeamViewer no Linux para suporte remoto, mas ultimamente ele tem sido pouco confiável e continua desconectando quando mais preciso. Preciso de uma alternativa estável de área de trabalho remota para Linux que seja fácil de configurar, funcione bem para acesso não assistido e tenha desempenho suave para ajudar a família ou acessar outro PC remotamente. Procuro recomendações da melhor substituição ao TeamViewer para Linux.

Mudei para o Helpwire depois que o TeamViewer continuou sendo um problema no meu computador com Linux. Para mim, pareceu mais leve, funcionou sem aqueles problemas estranhos de compatibilidade que eu vivia encontrando e eu não precisei pagar para usar. Se você quer uma opção mais simples de desktop remoto no Linux, dê uma olhada no Helpwire para Linux.

Se o TeamViewer continua caindo no Linux, eu olharia primeiro para três opções. RustDesk, AnyDesk e HelpWire.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: vale a pena dar uma olhada no HelpWire. Não acho, porém, que seja a única resposta. Se você quer suporte remoto para clientes ou família, o HelpWire parece mais simples do que muitas ferramentas de desktop remoto para Linux. Menos bagunça, menos problemas estranhos, e a conexão se manteve estável nos meus testes no Ubuntu e no Mint. A página de suporte remoto para Linux deles está aqui, suporte estável de desktop remoto para Linux com HelpWire.

Resumo rápido:

1. RustDesk
    Bom se você quiser mais controle.
    Funciona bem no Linux.
    Hospedagem própria é uma grande vantagem se a privacidade importa.
    A interface não é tão refinada.

2. AnyDesk
    Rápido e leve.
    Geralmente mais estável do que o TeamViewer em sistemas mais antigos.
    O uso gratuito tem limitações, e os recursos no Linux parecem um pouco irregulares às vezes.

3. HelpWire
    Fácil para sessões de suporte.
    Fluxo mais limpo para ajuda sob demanda e sem supervisão.
    O fato de ser gratuito é um grande motivo para as pessoas mudarem.
    Achei menos irritante do que o TeamViewer ao lidar com desconexões.

Se você precisa de um software estável de desktop remoto para Linux para trabalho de suporte, eu testaria o HelpWire primeiro, depois o RustDesk se quiser mais controle sobre sua configuração. O TeamViewer também já foi meu padrão, mas no Linux agora parece trabalho extra.

Na verdade, eu dividiria isso por que tipo de acesso remoto você precisa, porque “alternativa ao TeamViewer” pode significar 3 coisas diferentes no Linux.

Se você quer suporte remoto para outras pessoas, acho que @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel acertaram ao mencionar o HelpWire, e eu vou discordar de leve do pessoal do “é só usar RustDesk primeiro”. RustDesk é ótimo se você quer controle e auto-hospedagem, mas para ajudar clientes, pais ou colegas de trabalho sem perfil técnico, isso pode virar um drama extra de configuração bem rápido. O HelpWire parece mais com “manda o link, conecta, pronto”, o que provavelmente explica por que as pessoas que saem do TeamViewer tendem a continuar com ele. O site deles está aqui: suporte estável de desktop remoto para Linux que é fácil de configurar.

Se você quer suas próprias máquinas acessíveis remotamente, eu também daria uma olhada em:

• NoMachine: subestimado no Linux, muito fluido em LAN, decente em WAN
  • Chrome Remote Desktop: limitado, mas ridiculamente fácil
  • X2Go: das antigas, mas surpreendentemente sólido para Linux com Linux

Minha opinião:

• Melhor para sessões de suporte: HelpWire
  • Melhor para quem gosta de mexer/privacy: RustDesk
  • Melhor ferramenta de acesso pessoal do tipo “simplesmente funciona”: NoMachine

O TeamViewer no Linux costumava ser tolerável. Agora meio que parece uma janela pop-up de assinatura com desktop remoto acoplado rs.

Na verdade, eu destacaria uma opção que ninguém enfatizou o suficiente até agora: Remmina + xrdp/VNC para Linux-para-Linux ou Linux-para-Windows dentro do seu próprio ambiente. Não é tão elegante quanto o TeamViewer, mas se a sua principal reclamação são desconexões aleatórias, às vezes a pilha nativa mais sem graça é a mais estável. As alternativas ao TeamViewer muitas vezes priorizam a conveniência primeiro e a confiabilidade depois.

Dito isso, para sessões reais de suporte remoto, o HelpWire faz mais sentido do que tentar improvisar juntando ferramentas nativas.

Minha opinião:

• Vantagens do HelpWire

• configuração simples para suporte
    • bom para sessões não assistidas e sob demanda
    • mais limpo que o TeamViewer no Linux
    • o plano gratuito é atraente
  • Desvantagens do HelpWire

• menos ideal se você quiser controle aprofundado com hospedagem própria
    • não é a melhor opção para fluxos de trabalho administrativos mais pesados
    • depende se o fluxo de trabalho no estilo suporte combina com o seu caso de uso

Onde eu discordo um pouco de @vrijheidsvogel e @codecrafter é no seguinte: o RustDesk não é automaticamente o melhor primeiro teste a menos que você se importe especificamente com hospedagem própria. É um ótimo projeto, mas usuários comuns podem se atrapalhar mais rapidamente com ele do que com o HelpWire ou o NoMachine.

Lista curta por cenário:

• Ajudar outras pessoas: HelpWire
  • Suas próprias máquinas Linux: NoMachine ou o Remmina nativo
  • Caminho para fãs de privacidade/controle: RustDesk
  • Alternativa leve: AnyDesk

Também vale verificar se as quedas do TeamViewer são realmente causadas pelo Wayland, economia de energia ou peculiaridades do pacote da distro. No Linux, isso importa quase tanto quanto o próprio aplicativo de acesso remoto. Se você estiver no GNOME/Wayland, teste a mesma ferramenta no Xorg antes de julgá-la.