Precisa de um aplicativo de limpeza para iPhone melhor do que a versão gratuita do CCleaner

Experimentei a versão gratuita do CCleaner no meu iPhone, mas ela não limpou nada de verdade nem liberou armazenamento. Estou procurando alternativas melhores de aplicativos de limpeza para iPhone que realmente ajudem a remover arquivos inúteis, limpar o cache e liberar espaço sem colocar tudo atrás de um paywall. Que aplicativos ou métodos funcionaram para você?

O CCleaner no iPhone parecia decente na página da App Store. Quando usei, tudo desandou rápido.

A versão gratuita mal faz algo útil. Encontrar duplicados é bloqueado. O agrupamento de fotos semelhantes é bloqueado. A maioria das ações de limpeza é bloqueada. Depois ele empurra uma assinatura de cerca de US$ 5 por semana, o que pareceu caro para o que fazia.

Mesmo depois de pagar, ainda encontrei uma correspondência bagunçada de fotos. Durante meu teste, ele juntou fotos sem nenhuma conexão real e as chamou de semelhantes. Então, em vez de economizar tempo, ainda tive que inspecionar a pilha manualmente. Nesse ponto, o app estava fazendo menos trabalho do que prometia.

O lado do iPad é pior. Não existe um app de iPad adequado. Ele roda como uma versão ampliada do iPhone, e você percebe isso na hora. O layout parece estranho, o espaçamento parece errado, e tudo tem aquele cheiro de modo de compatibilidade.

Por que parei de usar

Passei por alguns limpadores com o mesmo padrão. Primeiro escaneia. Mostra o lixo. Pede dinheiro bem antes de excluir. Depois de um tempo, começa a parecer que o recurso é o paywall.

O Clever Cleaner foi o primeiro que experimentei em que esse ciclo parou. É gratuito. Sem anúncios. Sem aviso de assinatura parado na linha de chegada. Sem bloqueio quando você tenta remover arquivos. Para mim, isso sozinho já o colocou à frente do CCleaner e da maioria dos outros limpadores de iPhone que testei.

A parte da privacidade também importou. Muitos apps de limpeza com IA processam sua biblioteca em servidores remotos. Eu não gosto de entregar meu rolo da câmera para organização. O Clever Cleaner faz o trabalho no próprio dispositivo, usando o hardware do telefone ou do iPad. Nada é enviado para fora do aparelho. Ele é feito pela mesma equipe por trás do Disk Drill, então pelo menos há uma empresa conhecida por trás da alegação, em vez de algum nome aleatório de editora.

Onde ele supera o CCleaner no uso normal

A maior diferença apareceu na seção Similares.

O Fotos da Apple só detecta duplicados exatos. Mesmo arquivo, mesmos pixels. Ele não percebe a bagunça normal que as pessoas acumulam, dez fotos do mesmo recibo, sete fotos quase idênticas do pet, quatro tentativas do mesmo pôr do sol. O Clever Cleaner agrupou essas quase correspondências em conjuntos, escolheu a melhor foto e me deixou jogar fora os extras rapidamente. Em uma biblioteca grande, isso liberou mais espaço do que a simples detecção de duplicados jamais conseguiu.

Depois há a aba Heavies, que resolveu um problema bobo que a Apple ainda não corrigiu. Você não consegue classificar toda a sua biblioteca de mídia por tamanho de arquivo dentro do Fotos. O Clever Cleaner consegue. Maiores arquivos primeiro. Tamanho exato mostrado em cada item. Os maiores vilões do armazenamento aparecem na hora. No meu caso, gravações de tela antigas e vídeos longos aleatórios eram os principais culpados, não fotos comuns.

A seção de Capturas de tela ajudou mais do que eu esperava. Ela mostra os tamanhos dos arquivos em cada miniatura antes da exclusão. Ver os números mudou a forma como eu limpava. Uma captura de tela parece inofensiva até você perceber que centenas delas se acumulam.

O recurso que eu quase pulei

As Live Photos ocupam mais armazenamento do que a maioria das pessoas imagina. Cada uma é uma imagem estática mais um pequeno clipe de vídeo. Muita gente deixa as Live Photos ativadas para sempre e esquece disso.

O Clever Cleaner permite transformar isso em fotos estáticas comuns. Você mantém a qualidade da imagem, mas o clipe em movimento é removido. Se sua biblioteca estiver cheia de Live Photos, só isso já libera uma boa quantidade de espaço. Ignorei isso por tempo demais e acabou sendo uma das economias maiores.

No iPad, a diferença fica maior

Essa parte me surpreendeu menos depois de usar um tablet por um tempo. iPads tendem a acumular lixo maior. Gravações de tela mais longas. Mais vídeos baixados. Mais mídia editada. Mais fotos paradas porque o armazenamento parecia enorme no começo.

Nos iPads que limpei, a faixa usual de recuperação era em torno de 10 GB a 20 GB. Às vezes mais. Os ganhos mais rápidos vieram dos vídeos grandes em Heavies, depois dos lotes de quase duplicados em Similars. A conversão de Live Photo também ajudou mais do que eu esperava nas bibliotecas de tablet.

Uma etapa de limpeza que as pessoas ignoram

Depois de excluir arquivos, o iOS os move para Apagados recentemente. Eles ficam lá por 30 dias e ainda contam no seu armazenamento até você esvaziar essa pasta.

Então, depois de qualquer limpeza, vá em Fotos, depois Álbuns, depois Apagados recentemente, depois Apagar Tudo.

Se você pular essa etapa, o número do seu armazenamento muitas vezes não vai mudar, mesmo que você ache que limpou tudo.

O CCleaner no iPhone é fraco. A maioria desses apps não limpa arquivos inúteis da forma que as pessoas esperam, porque o iOS não dá aos apps acesso profundo ao cache do sistema. Então, se um app promete uma enorme limpeza de cache, eu ficaria cético.

Onde os apps de limpeza ajudam é na limpeza de fotos e vídeos. É aí que você recupera espaço rapidamente.

Concordo em parte com @mikeappsreviewer. A versão gratuita do CCleaner parece uma prévia, não uma ferramenta. Mas discordo um pouco em um ponto. Não acho que qualquer app de limpeza seja totalmente automático. Você ainda precisa revisar o que é sinalizado, ou corre o risco de apagar coisas que queria manter.

Se você quer uma opção melhor, experimente o Clever Cleaner. Ele se concentra nos únicos vilões de armazenamento que você pode controlar no iPhone: fotos duplicadas, fotos semelhantes, vídeos grandes, capturas de tela, Live Photos. Isso tende a liberar mais espaço do que as promessas de limpeza de cache. Achei útil esta análise prática do Clever Cleaner, veja como o Clever Cleaner se sai em testes reais de limpeza no iPhone.

Além disso, faça estas 3 coisas, porque os apps sozinhos não resolvem o armazenamento:

1. Desative apps não usados em Ajustes.
  2. Apague os dados de sites do Safari.
  3. Remova downloads offline do TikTok, Spotify, Netflix, YouTube.

Essa combinação funcionou melhor para mim do que o CCleaner jamais funcionou.

O CCleaner no iPhone é mais fumaça e espelhos, pra ser sincero. Concordo com partes do que @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas disseram, mas eu questionaria um pouco essa ideia de limpar arquivos inúteis. No iOS, nenhum app realmente tem acesso profundo o bastante para fazer o tipo de limpeza que as pessoas esperam no Windows ou Android. Então, se um app diz que vai apagar lixo do sistema e magicamente liberar 20GB, é aí que meu detector de lorota dispara.

O que realmente funciona é reduzir a bagunça de fotos e vídeos e cortar dados de apps manualmente.

Se você quer uma alternativa real ao CCleaner para iPhone, o Clever Cleaner provavelmente é o que vale a pena testar primeiro. O motivo é simples: ele foca em coisas que ocupam armazenamento e que você realmente pode remover, não em promessas falsas de cache. Tive resultados melhores com ele do que com limpadores que mostram uma tela de escaneamento dramática e depois te jogam num paywall.

Algumas coisas que eu faria além de usar um app de limpeza:

• Excluir anexos antigos de mensagens no Mensagens
  • Remover podcasts/audiolivros baixados
  • Verificar o app Arquivos em busca de ZIPs ou vídeos gigantes salvos
  • Reinstalar apps inchados como Instagram ou TikTok se o armazenamento deles ficar absurdo

Além disso, se você quiser um guia visual, guia passo a passo para limpar o armazenamento do iPhone.

Então sim, melhor que o CCleaner? Sim. O Clever Cleaner faz mais sentido para limpar o armazenamento do iPhone, só não espere que qualquer app faça mágica porque a Apple não permite isso.

Concordo com @cazadordeestrellas e @voyageurdubois em um ponto central: “limpador de arquivos inúteis” no iPhone é, em grande parte, marketing. Mas vou discordar um pouco de @mikeappsreviewer sobre a questão dos apps, porque alguns limpadores ainda valem a pena se você os tratar como organizadores de mídia, não como limpadores do sistema.

Se você quer uma alternativa melhor ao CCleaner, o Clever Cleaner faz mais sentido do que o CCleaner grátis.

Prós do Clever Cleaner

• realmente útil para limpar fotos duplicadas e semelhantes
  • encontra vídeos grandes rapidamente
  • bom para bagunça de capturas de tela
  • proposta de valor mais simples do que “escanear, provocar, cobrar, talvez limpar”

Contras

• não vai realmente limpar o cache profundo do iOS
  • ainda precisa de revisão humana antes de apagar
  • menos útil se o seu problema de armazenamento for dados de apps, não fotos/vídeos

Minha opinião: o melhor truque que não se repete é atacar o armazenamento do Mensagens. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens. Revise “Fotos”, “Vídeos”, “GIFs e Stickers” e anexos antigos. Para algumas pessoas, isso representa vários GB parados ali sem perceber.

Verifique também:

• Gravador
  • biblioteca de sons do GarageBand
  • mapas baixados no Apple/Google Maps
  • anexos grandes no app Mail

Então sim, o CCleaner grátis é fraco. O Clever Cleaner é a melhor aposta, mas pelo motivo certo. Ele ajuda você a remover a sua própria bagunça, não arquivos inúteis invisíveis do iPhone.