Meu cartão SD de repente parou de mostrar todas as minhas fotos e arquivos de vídeo no meu Mac, e estou preocupado que eu possa perder memórias importantes e arquivos de trabalho. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar arquivos excluídos ou ausentes de um cartão SD em um Mac sem piorar o problema.
Encontrei isso com um cartão SD da Sony no meu Mac. Primeiro, não trate arquivos excluídos como se estivessem mortos. Muitas exclusões em cartões são apenas lógicas. Os dados geralmente continuam lá até que novas fotos os sobrescrevam.
Aplicativos de recuperação existem por um motivo. Se nada importante sobrescreveu o cartão, suas chances ainda são razoáveis.
Eu começaria com Disk Drill, UFS Explorer ou R-Studio. No Mac, tive mais facilidade com o Disk Drill. Pareceu menos travado, e ainda assim deu conta do trabalho sem problemas. A configuração levou alguns minutos. Os resultados da varredura foram fáceis de analisar. As pré-visualizações funcionaram, o que para mim importava mais do que qualquer outra coisa. Ele também reconheceu formatos de foto RAW, o que me poupou muito tempo.
O recurso de pré-visualização é a parte em que mais confio. Se um arquivo abre na pré-visualização, há uma boa chance de que a cópia recuperada também abra. Usei isso para filtrar o lixo antes de restaurar uma pilha enorme de arquivos corrompidos.
Algumas coisas importam mais do que as pessoas imaginam:
Antes de escanear
Use um leitor de cartão SD adequado. Não deixe o cartão na câmera e conecte a câmera ao computador. Já vi conexões instáveis arruinarem varreduras longas. O mesmo vale para hubs USB baratos. Eles falham, a varredura trava, e aí você fica preso tendo que começar tudo de novo.
Mantenha seu Mac ligado o tempo todo. Cartões grandes demoram. Se você estiver escaneando 128GB ou 256GB, vá fazer outra coisa e deixe terminar.
E salve os arquivos recuperados em outro lugar. O SSD interno do seu Mac serve. Outro drive externo também serve. Não grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. É assim que as pessoas enterram o que estavam tentando salvar.
Se o cartão foi formatado
Eu ainda não entraria em pânico. Uma formatação rápida normalmente apaga as informações da tabela de arquivos, não os dados das fotos em si. Já recuperei arquivos depois de uma formatação antes. Não sempre, mas vezes suficientes para valer a tentativa.
O que prejudica suas chances rapidamente é isto:
- tirar mais fotos depois da exclusão
- formatar o cartão novamente
- executar ferramentas aleatórias de reparo primeiro
- mexer no cartão repetidamente porque você espera que ele se conserte sozinho
O que eu faria
- Pare de usar o cartão SD agora mesmo.
- Coloque-o em um leitor de cartões e conecte-o ao seu Mac.
- Instale e abra o Disk Drill.
- Execute uma varredura completa no cartão.
- Deixe a varredura terminar. Não interrompa antes da hora.
- Faça a pré-visualização dos arquivos antes de restaurá-los.
- Recupere tudo para o seu Mac ou para outro drive.
Se você quiser uma opção gratuita
PhotoRec é a opção gratuita que eu indicaria primeiro no Mac. Funciona, mas não é amigável. Você vai passar mais tempo lendo menus e fuçando nos resultados. Além disso, os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos horríveis e sem estrutura de pastas, o que fica cansativo rápido se você tinha muitas imagens.
Uma coisa que as pessoas esquecem
Verifique seus backups antes de passar metade do dia escaneando. Já vi pessoas jurarem que o cartão SD era a única cópia, depois olharem e descobrirem que as fotos já estavam sincronizadas com o iCloud Photos, Lightroom, Google Photos ou Dropbox. Vale a pena verificar primeiro. Leva dois minutos e pode poupar uma dor de cabeça.
Se os arquivos sumiram sem que você os tivesse apagado, eu verificaria primeiro o sistema de arquivos do cartão antes de partir direto para uma recuperação completa. Pequena diferença, grande impacto.
Abra o Utilitário de Disco no seu Mac. Veja se o cartão SD monta com o tamanho correto. Se montar, execute o Primeiros Socorros uma vez. Apenas uma vez. Se o problema for um diretório danificado, o Primeiros Socorros às vezes traz a lista de arquivos de volta rapidamente. Se aparecerem erros ou o cartão continuar desconectando, pare por aí.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não continuaria repetindo varreduras em um cartão instável. Cartões com defeito pioram. A melhor atitude é fazer primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD e depois escanear a imagem, não o cartão. No Mac, o dd no Terminal funciona se você souber o que está fazendo. Se não, use uma ferramenta com suporte a imagem de backup. O Disk Drill é bom aqui porque permite trabalhar com mais segurança quando o cartão está instável.
Verificações extras que as pessoas costumam pular:
- Mostrar arquivos ocultos no Finder, Command + Shift + .
- Testar o cartão em outro Mac ou leitor.
- Verificar se o cartão virou RAW ou se o ExFAT foi corrompido.
- Procurar no Fotos, no cache de importação do Lightroom e nas pastas de sincronização do iCloud.
Se os arquivos de vídeo forem o objetivo principal, espere resultados mistos. Fotos se recuperam melhor do que clipes de vídeo grandes após corrupção.
Além disso, vale a pena dar uma olhada neste guia curto se você quiser um passo a passo visual para recuperação de cartão SD no Mac, Passos para recuperar cartão SD no Mac com fotos e vídeos apagados.
Primeiro de tudo, pare de montá-lo repetidamente no Finder. É aí que eu divirjo um pouco de @mikeappsreviewer e @voyageurdubois. Se o cartão estiver se comportando de forma estranha, cada reconexão extra só causa mais estresse em um cartão SD possivelmente com falha.
O que eu verificaria antes de uma recuperação completa:
- Abra Informações do Sistema no Mac e veja se o leitor ao menos detecta o cartão corretamente.
- No Terminal, execute
diskutil liste confirme se o cartão mostra o tamanho esperado. - Se ele aparecer, mas o Finder estiver em branco, o problema pode ser dano no diretório, não exclusão de fato.
- Se o cartão estiver fisicamente instável, crie uma imagem primeiro e trabalhe a partir dessa cópia.
Também sou um pouco mais cauteloso com o Primeiros Socorros do que algumas pessoas. Pode ajudar, mas em uma mídia instável também pode deixar um sistema de arquivos já bagunçado ainda pior. Se esses arquivos forem insubstituíveis, eu criaria uma imagem primeiro e testaria reparos depois.
Para recuperação no macOS, o Disk Drill ainda é uma das opções mais práticas porque lida bem com cartões SD, permite visualizar fotos/vídeos recuperáveis e é mais fácil de analisar do que muitas das ferramentas mais técnicas. Se os arquivos estiverem apenas “sumidos” e não muito sobrescritos, as chances ainda são razoáveis. Para um passo a passo, esta análise fácil do Disk Drill e guia de recuperação no Mac é bem clara.
Mais uma coisa que as pessoas ignoram: se o cartão foi usado em uma câmera, tente lê-lo nessa câmera apenas para verificar a presença dos arquivos, não para salvar ou gravar nada. Algumas câmeras ainda conseguem ver pastas que o macOS ignora. Estranho, mas acontece.
Se o cartão esquentar, desconectar aleatoriamente ou pedir para ser inicializado, pare de mexer nele. Esse é o ponto em que tentar fazer por conta própria pode ficar arriscado bem rápido. Recupere para outra unidade, não de volta para o cartão SD. Coisa básica, mas as pessoas ainda fazem isso e depois se perguntam por que os arquivos já eram rs.