Precisa de ajuda para recuperar arquivos de um cartão SD de câmera veicular corrompido

Meu cartão SD da câmera veicular ficou corrompido de repente após uma viagem importante, e agora nenhum dos arquivos de vídeo abre. Eu realmente preciso recuperar as gravações porque elas podem ser necessárias como prova. Quais são as melhores maneiras de recuperar dados de um cartão SD de câmera veicular corrompido sem piorar o problema?

Já vi cartões SD defeituosos o suficiente para parar de me importar com o texto exato do erro. O que importa é o que você faz nos primeiros minutos. Já passei por isso com cartões de câmera, filmagens de drone e amigos me entregando um cartão cheio de fotos de família que eles achavam que tinham perdido.

O erro que continuo vendo é simples. As pessoas tentam consertar o cartão primeiro. O Windows diz para repará-lo. O Android diz para tocar para corrigir. Uma câmera quer formatar. Parece lógico. Aprendi da pior forma que essa é a ordem errada se os seus arquivos importam.

Se o cartão estiver corrompido, deixe o reparo para depois. Tire seus dados dele primeiro. Depois mexa no cartão.

Recupere os arquivos antes de mexer em qualquer coisa

Na maioria das vezes, a corrupção atinge o sistema de arquivos, não os dados da foto ou do vídeo em si. Por isso, eu começo com um software de recuperação, não com ferramentas de reparo.

Do que já testei, o Disk Drill geralmente é o primeiro que eu uso. Ele funcionou bem para mim com cartões formatados, erros RAW, sistemas de arquivos corrompidos e arquivos que desapareceram depois que uma transferência falhou no meio do processo.

A parte em que mais confio é a opção de backup byte a byte. Alguns cartões SD com falha pioram quanto mais você lê deles. Já vi um cartão montar uma vez e depois nunca mais. Então, criar uma imagem primeiro é uma decisão inteligente. Você trabalha com a cópia, não com o original. Menos risco, menos arrependimento.

Também gosto de poder visualizar os arquivos antes da recuperação. Só os nomes dos arquivos não dizem muita coisa. Quero ver se a foto abre, se o clipe reproduz, se o documento está intacto. Economiza tempo.

Depois que seus arquivos importantes forem recuperados e copiados para um lugar seguro, aí sim comece a tentar reparar o próprio cartão.

1. Execute o CHKDSK no Windows

Geralmente, este é meu primeiro passo de reparo. Ele verifica o sistema de arquivos e tenta corrigir erros.

Abra o Prompt de Comando como Administrador e depois execute:

chkdsk X: /r

Substitua X pela letra da unidade do seu cartão SD.

Eu só faria isso depois da recuperação. O CHKDSK já me ajudou algumas vezes, mas em uma mídia instável eu não gosto de correr riscos antes de salvar os dados.

2. Tente o TestDisk se a partição sumiu

Se o Windows mostrar o cartão como não alocado, ou se a partição desaparecer, eu passo para o TestDisk.

Ele parece antigo e tem cara de antigo. Mas ainda funciona. Já usei em cartões que o Windows tratava como plástico morto. Ele é bom para encontrar partições perdidas e reconstruir tabelas de partição quando a estrutura do cartão ficou bagunçada.

Você precisa de um pouco de paciência com ele. A interface é bem rústica. Mas, se o problema estiver relacionado à partição, ele já me salvou mais de uma vez.

3. Formate o cartão se o reparo não ajudou

Se o CHKDSK e o TestDisk não fizeram o cartão voltar a ficar utilizável, eu o formato.

Nesse ponto, seus arquivos já devem ter sido retirados do cartão. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão SD, selecione Formatar e escolha o sistema de arquivos. Eu geralmente uso exFAT para cartões SD mais novos porque ele lida bem com arquivos grandes e funciona bem com muitos dispositivos.

Depois de formatar, eu testo o cartão antes de confiar nele de novo. Copie alguns arquivos grandes para ele. Leia-os de volta. Exclua-os. Repita. Se ele apresentar algo estranho mesmo que seja uma vez, para mim já chega.

O que a corrupção repetida geralmente significa

Esta parte importa. Se um cartão SD corrompe uma vez, eu continuo cauteloso. Se acontecer de novo, paro de usá-lo para qualquer coisa importante.

Já tive cartões que pareciam consertados e depois falharam na viagem seguinte. Nesse ponto, não continuo dando segundas chances. Armazenamento é mais barato do que perder gravações. Se um cartão começar a apresentar problemas, substitua-o e siga em frente. Um pouco duro, talvez, mas já perdi arquivos suficientes para deixar de ser otimista com mídias instáveis.

Primeira coisa: pare de usar o cartão na dash cam. Não grave por cima dele. Cada nova gravação reduz suas chances.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: recupere primeiro. Mas discordo um pouco sobre o CHKDSK. Em cartões de dash cam, eu evito reparar o sistema de arquivos no começo, porque as dash cams costumam dividir o vídeo em segmentos estranhos, e as ferramentas de reparo às vezes corrigem o índice enquanto pioram a recuperação do vídeo.

O que eu faria:

1. Trave o cartão, se ele tiver uma chave física de proteção contra gravação.
  2. Use um bom leitor de cartões, não a própria câmera.
  3. Faça primeiro uma imagem do cartão inteiro.
  4. Recupere a partir da imagem, não do original.

Para imagens de dash cam, a extração por assinatura importa mais do que a recuperação de pastas. Muitas câmeras salvam arquivos .mp4 ou .ts com cabeçalhos corrompidos após perda de energia. Nesses casos, o Disk Drill é uma boa primeira tentativa porque encontra vídeos excluídos e perdidos por assinatura, não apenas por nomes de arquivos. Se os clipes forem recuperados, mas não reproduzirem, tente reparar o contêiner de vídeo com uma ferramenta como Untrunc ou Grau Video Repair. Essa etapa costuma ser muito ignorada.

Se a capacidade do cartão de repente aparecer errada, como 0 bytes ou 31 MB em um cartão de 128 GB, isso indica mais uma falha do controlador do que dano no sistema de arquivos. Aí a recuperação por software fica muito mais difícil rapidamente.

Além disso, se essas imagens forem importantes como evidência, mantenha o cartão original intocado após criar a imagem. Salve hashes da imagem e dos arquivos recuperados se quiser uma cadeia de custódia limpa.

Para leitura adicional, aqui está um tópico útil sobre recuperação e correções de cartão SD corrompido: dicas práticas de recuperação de cartão SD corrompido e etapas de reparo.

E sim, se este cartão falhou uma vez após meses de gravação em loop, aposente-o. Dash cams são brutais com a memória flash. Cartões baratos morrem rápido, especialmente se não forem modelos de alta resistência.

Pare de tentar abrir os arquivos repetidamente. Se o cartão estiver se degradando, cada leitura extra pode piorar a situação.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @shizuka sobre fazer uma imagem primeiro, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas costumam ignorar: teste se os vídeos estão realmente ausentes ou apenas com índices corrompidos. Câmeras veiculares são notórias por gravar clipes que parecem mortos no VLC/Windows, mas ainda contêm dados de vídeo.

O que eu faria de diferente:

• Coloque o cartão em um leitor em um PC
  • Copie os arquivos brutos e ilegíveis, se o sistema de arquivos ainda os mostrar
  • Tente reproduzir no VLC, MPC-HC e ffplay
  • Execute o MediaInfo em um arquivo e veja se ele detecta um codec/duração
  • Se ele detectar fluxos, mas não reproduzir, faça remux com o ffmpeg:
    ffmpeg -i broken.mp4 -c copy fixed.mp4

Se isso falhar, então vá para um software de recuperação. Vale a pena tentar o Disk Drill porque é uma das ferramentas de recuperação de cartão SD mais bem avaliadas para encontrar vídeos perdidos de câmera veicular em cartões corrompidos, especialmente quando a cópia normal falha. Ainda assim, eu recuperaria para outra unidade, não de volta para o cartão SD.

Se você quiser uma boa seleção, esta lista de software de recuperação de cartão SD testado que realmente funciona é mais útil do que listas aleatórias de melhor aplicativo.

Mais uma coisa, já que você mencionou evidências: documente tudo. Tire fotos do cartão, anote os horários, não o formate e mantenha o original intocado depois de cloná-lo. Parece exagero, mas advogados adoram documentação e odeiam um Acho que este era o arquivo original.

Pequena discordância com @byteguru aqui: se os arquivos ainda aparecem na pasta, eu copiaria primeiro esses clipes corrompidos exatos para fora antes de fazer uma varredura completa. Às vezes a filmagem está lá, só foi finalizada de forma ruim após uma perda repentina de energia, e uma cópia direta preserva os carimbos de data e hora originais melhor do que a extração por assinatura.

Minha ordem seria:

1. Ative a proteção contra gravação ou pelo menos pare de usar o cartão.
  2. Tente uma imagem de setores com algo como HDD Raw Copy Tool ou ddrescue se as leituras estiverem instáveis.
  3. Se os arquivos visíveis puderem ser copiados, salve-os primeiro.
  4. Depois, tente reparar apenas as cópias com ffmpeg, Bento4 ou Untrunc.
  5. Só depois disso, execute a recuperação.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• bom em encontrar fragmentos órfãos de vídeo em cartões SD
  • visualização fácil e mais simples do que TestDisk/PhotoRec
  • pode escanear uma imagem em vez do cartão físico
  • razoável para cartões exFAT corrompidos

Contras

• vídeos extraídos por assinatura podem perder os nomes originais e a estrutura de datas
  • varreduras profundas podem retornar muitos fragmentos inúteis
  • não faz milagres se o controlador estiver falhando ou a NAND estiver morrendo
  • é pago se você precisar de recuperação completa em escala

Então sim, o Disk Drill é uma opção razoável, especialmente após clonar, mas eu o trataria como fase dois, não fase um. Além disso, se isso for evidência, evite de qualquer forma reparar o cartão original. @shizuka e @mikeappsreviewer têm toda a razão sobre preservar a mídia original e documentar o que você fez.