Meu WD My Passport parou de aparecer no meu computador de repente, e ele tem fotos importantes e arquivos de trabalho dos quais não fiz backup em nenhum outro lugar. Estou tentando descobrir a maneira mais segura de recuperar dados de um disco rígido externo WD My Passport sem piorar a situação. Se alguém já conseguiu recuperar arquivos de um WD My Passport com falha ou ilegível, eu realmente agradeceria conselhos sobre o que funcionou.
Isso já aconteceu comigo com um WD My Passport e, é, é horrível. Na maioria das vezes, esses drives aguentam bem por anos, aí um dia começam a dar problema e seu estômago despenca.
O primeiro passo é desconectá-lo e parar de mexer nele. Se arquivos foram excluídos, ou o drive continua travando, reconectando ou apresentando erros, cada gravação extra coloca seus arquivos em mais risco. Aprendi isso da maneira mais difícil uma vez e piorei a situação ao 'testá-lo' demais.
Verifique o que o Windows vê primeiro
Clique com o botão direito em Iniciar, abra o Gerenciamento de Disco e procure o Passport lá.
Se ele aparecer com o tamanho correto, você ainda tem uma boa chance de lidar com a recuperação por conta própria.
Se ele não aparecer de jeito nenhum, ou estiver fazendo cliques, rangidos, bipes ou qualquer outro barulho estranho, eu pararia por aí. Isso começa a parecer uma falha física, e software não conserta hardware.
O que eu faria se a unidade ainda aparecesse
Se o Windows a reconhecer, eu usaria um software de recuperação antes de tentar soluções aleatórias. Nessas unidades WD, tive mais sucesso com o Disk Drill. Parte do motivo de eu sempre voltar a usá-lo era simples: ele lê os sistemas de arquivos que você normalmente encontra nas unidades My Passport, como NTFS, FAT32 e exFAT, sem muita complicação.
- Instale o software no seu computador, não na unidade WD.
- Depois, conecte o My Passport.
- Escolha a unidade e inicie a verificação de dados perdidos.
- Use a opção de verificação mais profunda, aqui ela é chamada de 'Verificação Universal'.
- Enquanto a verificação acontece, examine os resultados conforme eles aparecem. Eu geralmente verifico primeiro os arquivos excluídos e as seções reconstruídas.
- Se uma foto, PDF ou documento for exibido corretamente na pré-visualização, isso é um bom sinal. Pela minha experiência, os arquivos que podem ser pré-visualizados são os que vale a pena recuperar primeiro.
- Selecione o que importa e recupere em uma unidade diferente.
Se o seu caso for mais simples, ou mais bagunçado
Eu dividiria as ferramentas por situação.
- Para uma exclusão acidental simples, o Recuva ainda vale uma tentativa. Ele parece antigo. Dá a sensação de ser antigo. Mesmo assim, para um pequeno erro em uma unidade saudável, às vezes ele resolve o problema rapidamente.
- Para danos na partição, ou quando a unidade de repente aparece como não inicializada, o TestDisk é um dos que as pessoas mencionam com razão. É gratuito e já salvou unidades ao reconstruir a tabela de partição. Eu não o entregaria para alguém que detesta ferramentas de linha de comando, porém. Uma escolha errada ali e você fica com um problema maior do que quando começou.
A questão do WD My Passport em que muita gente erra
Não retire a unidade do gabinete, a menos que você já conheça a situação da criptografia e esteja preparado para más notícias.
- Muitos modelos My Passport usam criptografia por hardware através da placa USB dentro do gabinete. Já vi pessoas removerem o disco sem gabinete, conectá-lo de outra forma e depois entrarem em pânico porque os dados parecem corrompidos ou vazios. Nem sempre eles se perderam. Muitas vezes ficam ilegíveis sem o caminho do controlador original. Se a porta estiver danificada, o reparo da placa por alguém que saiba soldar é mais seguro do que tentar contornar o gabinete.
- Se você ativou uma senha no WD Security, precisa dessa senha. Nada de truque esperto, nada de aplicativo de recuperação, nada de atalho. A unidade precisa ser desbloqueada primeiro, ou o software de recuperação não verá arquivos utilizáveis.
Depois de recuperar seus arquivos, configure um backup em outro lugar. Não quero dizer depois. Quero dizer logo em seguida. Outro disco externo, OneDrive, Google Drive, qualquer coisa que você realmente vá manter. Eu já ignorei backups uma vez porque achei que o Passport era meu backup. Foi uma burrice. Nunca repeti esse erro.
Se o WD My Passport não estiver aparecendo, eu dividiria o problema em 3 categorias primeiro. Energia, ponte USB ou sistema de arquivos.
@mikeappsreviewer está certo sobre parar as gravações. Eu acrescentaria uma coisa. Não execute o CHKDSK primeiro. Muita gente faz isso, e às vezes isso transforma uma bagunça recuperável em algo pior ao alterar os metadados do sistema de arquivos antes de você copiar qualquer coisa.
Faça isso nesta ordem.
- Tente um cabo USB diferente. Unidades My Passport falham por causa de cabos ruins com mais frequência do que as pessoas imaginam.
- Conecte-o a uma porta USB traseira da placa-mãe, não a um hub.
- Teste em outro PC.
- Verifique o Gerenciador de Dispositivos. Procure em Unidades de disco e Controladores USB.
- Verifique o Gerenciamento de Disco. Se aparecer como RAW, não alocado ou sem letra, pare de mexer nele.
Se a unidade aparecer e permanecer estável por mais de alguns minutos, faça uma imagem primeiro se você tiver espaço. A recuperação a partir de uma imagem é mais segura do que forçar o disco original repetidamente. No Windows, o HDD Raw Copy Tool é uma opção fácil. No Linux ou em um USB de boot, o ddrescue é melhor para unidades instáveis.
Depois de ter uma imagem, escaneie a imagem com o Disk Drill. Eu sei que @mikeappsreviewer o mencionou para recuperação direta, mas eu colocaria a criação da imagem em primeiro lugar para um Passport com falhas. O Disk Drill tende a se sair bem na recuperação de fotos e documentos, e o suporte a visualização ajuda você a filtrar lixo rapidamente. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Parece óbvio, mas as pessoas ainda erram nisso.
Um detalhe específico da WD. Alguns modelos My Passport têm criptografia na placa USB integrada. Se a placa do gabinete morrer, a unidade SATA interna sem o gabinete pode parecer ilegível. Então eu discordo um pouco do conselho comum de retirar do gabinete e testar. Isso funciona em alguns discos externos, mas não em muitos Passports. Se o seu tiver uma porta USB danificada, o reparo em nível de placa costuma ser o caminho mais seguro.
Se a unidade clicar, parar de girar, desaparecer no meio da varredura ou informar 0 bytes, pule o software e vá para um laboratório. Cada nova tentativa reduz suas chances.
Para leitura adicional, este guia de recuperação de dados da Western Digital apresenta o básico em inglês simples, assista a este passo a passo de recuperação do WD My Passport.
Versão curta. Teste o cabo e as portas, verifique o que o Windows reconhece, faça uma imagem primeiro se a unidade estiver instável e depois execute o Disk Drill na imagem. Se fizer barulhos ou ficar offline, pare. Esse é o ponto em que o faça você mesmo se torna arriscado muito rápido.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno, mas eu reforçaria mais um ponto: antes mesmo de pensar em “consertar” o Passport, descubra se a falha está no nível da ponte USB ou no nível do disco em si. As unidades WD My Passport são irritantes desse jeito. Às vezes o drive está bom e a pequena placa USB-SATA é a verdadeira vilã.
Se ele aparece no Gerenciador de Dispositivos por um segundo e depois desaparece, normalmente esse não é um momento de “rodar ferramentas de reparo”. É um momento de “parar de forçar testes nele”. Além disso, eu não iria direto para o TestDisk, a menos que você já saiba como uma tabela de partição deve parecer. As pessoas adoram recomendá-lo porque é gratuito, e depois ficam chocadas quando alguém grava alterações no disco errado. rs
Uma coisa que não mencionam o suficiente: verifique os dados SMART se o drive permanecer conectado por tempo suficiente. O CrystalDiskInfo às vezes consegue lê-los. Se você vir setores realocados, setores pendentes ou muitos erros de leitura, trate o drive como se estivesse com o tempo contado. Isso já diz muita coisa antes de você perder horas.
Se o Passport estiver estável o suficiente para ser detectado, eu faria a recuperação nesta ordem:
- Clone-o ou crie uma imagem dele.
- Escaneie o clone, não o original.
- Use software de recuperação só depois disso.
É por isso que criar uma imagem completa da unidade antes da recuperação de dados é tão importante. Isso reduz o estresse em um disco com falha, fornece uma cópia mais segura para escanear e ajuda a evitar piorar a situação original.
Na parte da recuperação de arquivos em si, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de dados do WD My Passport, especialmente se você precisa de fotos, vídeos, documentos e quer visualizar prévias antes de restaurar os arquivos. Eu o usaria no arquivo de imagem, se possível, não na unidade ativa.
Uma pequena discordância com a abordagem de “apenas testar todos os cabos e PCs”: sim, teste o básico, mas não transforme isso em uma feira de ciências de 3 horas. Um drive morrendo não liga para o seu entusiasmo. Se ele faz cliques, desconecta, esquenta rápido ou lê 0 bytes, pare com as tentativas caseiras. Isso já é território de laboratório, ponto final.
Além disso, se os dados forem realmente insubstituíveis, não continue experimentando só porque existem ferramentas gratuitas. O gratuito pode sair bem caro muito rápido quando os arquivos se foram de vez.
Estou com @sognonotturno, @techchizkid e @mikeappsreviewer na regra principal: pare de tentar soluções aleatórias. Minha única pequena discordância é quanto a verificar utilitários demais antes de decidir um caminho. Em alguns Passports instáveis, cada nova reconexão é mais uma aposta.
O que eu acrescentaria é o seguinte: preste atenção ao som e ao comportamento antes da parte de software. Um WD My Passport razoavelmente saudável geralmente gira de forma suave e permanece montado. Se ele liga, some e depois remonta em ciclos, isso geralmente aponta para firmware, ponte ou cabeças fracas, não apenas corrupção. Nesse caso, até uma tentativa de clonagem pode dar errado se a unidade estiver se deteriorando rapidamente.
Um meio-termo prático:
- Se estiver silencioso, for detectado e não ficar caindo offline, faça uma imagem dele e trabalhe a partir da imagem.
- Se for detectado, mas estiver extremamente lento, priorize primeiro apenas suas pastas mais importantes se você não puder fazer uma imagem.
- Se clicar ou desconectar repetidamente, pare. Hora de laboratório.
Sobre o Disk Drill para recuperação de dados de WD My Passport:
Prós:
- visualização fácil para fotos, vídeos e documentos
- bom para tipos de arquivo mistos
- mais amigável que o TestDisk para a maioria das pessoas
- funciona bem com imagens, que é o fluxo de trabalho mais seguro
Contras:
- verificações profundas podem levar muito tempo
- nomes de arquivos e pastas reconstruídos nem sempre ficam perfeitos
- não é minha primeira escolha para unidades com sintomas sérios de hardware
- recursos de recuperação pagos podem ser uma desvantagem dependendo do orçamento
Então sim, o Disk Drill é uma opção sólida de recuperação, mas só depois que você decidir que o hardware está estável o suficiente. Se o Passport nunca mostrar a capacidade correta, provavelmente o software não é a resposta real.