Meu iPhone tem ficado muito lento ultimamente, então apaguei vários aplicativos para liberar espaço, mas ele ainda trava quando abro apps, rolo a tela e alterno entre telas. Preciso de ajuda para descobrir o que mais pode estar causando a lentidão e o que posso fazer para deixar meu iPhone rápido de novo.
O iPhone começou a travar muito, foi isso que resolveu o meu
Eu conheço essa sensação. Você digita, e as letras aparecem um segundo depois. A rolagem fica engasgando. Apps que antes abriam sem você nem pensar agora ficam ali por três ou quatro segundos, como se tivessem esquecido o trabalho deles.
É uma sensação ruim de um jeito que muita gente não percebe até acontecer com ela. A parte boa é simples. Esses sintomas geralmente apontam para uma lista curta de causas, e a maioria delas não exige uma redefinição de fábrica.
A primeira coisa que verifiquei foi se era a atualização do iOS
Se a lentidão começou logo depois de uma grande atualização do iOS, eu não entraria em pânico no primeiro dia.
Meu telefone fez isso depois de uma atualização importante. Ele não estava com defeito. O iOS estava ocupado em segundo plano fazendo limpeza e reconstrução. Ele reindexou fotos, reconstruiu dados de apps e reotimizou arquivos do sistema. Você não vê nada disso diretamente, mas sente em tudo.
O que eu fiz foi deixar o telefone carregando durante a noite, no Wi-Fi, por algumas noites. Três dias é um tempo justo de espera. O meu se estabilizou depois disso.
Se você ainda estiver lidando com a mesma lentidão semanas depois, e reiniciar não adiantou, aí eu pararia de culpar a atualização.
O armazenamento era o problema de verdade no meu caso
Essa é a parte que as pessoas ignoram, e depois perdem uma hora apagando apps aleatórios sem motivo.
No iPhone, quando o armazenamento livre fica baixo o suficiente, o sistema inteiro começa a se comportar de forma estranha. Pelo que eu vi, os problemas começam quando o espaço livre cai para menos de cerca de 10 a 20 por cento do armazenamento total. Nesse ponto, o iOS tem menos espaço para arquivos temporários e tarefas rotineiras do sistema. Aí os efeitos colaterais aparecem rápido:
- atraso na digitação
- interface engasgando
- apps demorando para abrir
- lentidão geral em todo lugar
Apagar alguns apps não ajudou muito no meu caso. Os grandes vilões de espaço estavam em outro lugar:
- vídeos em 4K
- gravações de tela longas
- anexos enormes em mensagens
- pilhas de capturas de tela
- milhares de fotos quase duplicadas que eu nunca limpei
O que eu usei para limpar isso
Eu tentei organizar minha biblioteca manualmente. Foi perda total de tempo. Eu tinha cerca de 5.000 fotos e aquilo virou uma bagunça muito rápido.
O app que finalmente ajudou foi o Clever Cleaner.
O que me chamou atenção foi o seguinte. Ele era gratuito no sentido normal, não grátis até você tocar em qualquer coisa útil. Sem anúncios na minha cara. Sem barreira de assinatura. Sem botão de limpeza bloqueado.
As partes que valem a pena usar
Pesados
Eu comecei por aqui.
Ele organiza sua mídia por tamanho de arquivo, do maior para o menor. O meu tinha clipes gigantes em 4K e gravações de tela antigas bem no topo. Apaguei alguns e recuperei vários gigabytes em minutos.
Se o seu problema de armazenamento vem de vídeos, essa seção resolve rápido.
Similares
Essa foi a que eu mais precisava.
Ela agrupou fotos parecidas, não só duplicatas exatas. Coisas como dez fotos do mesmo cachorro, fotos em sequência em que só um quadro importava, e pequenas mudanças de ângulo da mesma cena. Ela escolhia a Melhor Foto em cada grupo, e eu removia o resto.
Não é perfeito sempre, mas foi perto o bastante para me poupar um monte de trabalho de organização.
Capturas de tela
Essa aba foi constrangedora. Eu tinha anos de confirmações de entrega, memes, telas de configurações, anotações aleatórias, tudo ali ocupando espaço.
A parte útil é que você vê os tamanhos dos arquivos direto nas miniaturas. Quando eu vi que só as capturas de tela estavam ocupando gigabytes, apagá-las ficou fácil.
Parte da privacidade
Tudo roda no aparelho. Minhas fotos não estavam sendo enviadas para algum servidor externo. Para mim, isso importava mais do que qualquer rótulo de IA.
Um passo que as pessoas esquecem
Apagar arquivos em Fotos não é o fim.
Eles ficam em Apagados Recentemente por 30 dias e ainda contam no armazenamento até você esvaziar essa pasta. Eu deixei isso passar uma vez e achei que a limpeza não tinha feito nada.
O caminho é:
Settings não é necessário aqui. Vá em Fotos, Álbuns, Apagados Recentemente e depois em Apagar Tudo.
Depois que eu limpei cerca de 15GB e esvaziei Apagados Recentemente, a lentidão sumiu. Digitar voltou ao normal. A rolagem parou de engasgar. Os apps abriram como antes.
Se o armazenamento parece estar normal, verifique isto em seguida
Saúde da Bateria
Vá em Ajustes, Bateria, Saúde da Bateria.
Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o desempenho cai por um motivo. O iPhone reduz a velocidade da CPU para evitar desligamentos inesperados causados por uma bateria desgastada. Já vi gente passar dias atrás de soluções de software quando a bateria era a história toda.
Nesse ponto, trocar a bateria é a solução de verdade.
Modo de Pouca Energia
Se você deixa isso ligado o dia todo, todos os dias, desligue e teste de novo.
Ele reduz o desempenho para economizar bateria. Bom para emergências. Ruim se você está tentando descobrir por que seu telefone parece lento no uso normal.
Atualização em 2º Plano
Vá em Ajustes, Geral, Atualização em 2º Plano.
Eu desliguei isso para apps que não tinham motivo nenhum para atualizar em segundo plano. Você não precisa de todo app de compras, app de comida e utilitário aleatório acordando nos bastidores. Quando vários deles se acumulam, o telefone começa a parecer ocupado o tempo todo.
Atraso só no teclado
Se o telefone está quase normal e só a digitação parece atrasada, tente redefinir o dicionário do teclado.
Vá em Ajustes, Geral, Transferir ou Redefinir iPhone, Redefinir, Redefinir Dicionário do Teclado.
Já vi a memória do corretor automático ficar estranha com o tempo. Isso ajudou em um iPhone antigo que eu tinha, em que a digitação atrasava mesmo quando o armazenamento estava ok.
Atualize seus apps antes de pensar demais
Essa parte é ignorada com frequência demais.
Abra a App Store e toque em Atualizar Tudo.
Depois das atualizações do iOS, alguns apps ficam para trás e funcionam mal até que os desenvolvedores corrijam isso. Um único app desatualizado pode arrastar a experiência inteira para baixo e fazer parecer que o iOS ou o seu hardware está morrendo. Isso aconteceu comigo uma vez com um app de rede social. Atualizei, e o telefone voltou ao normal. Meio bobo, mas foi isso.
O que eu faria em ordem
- Espere alguns dias depois de uma grande atualização do iOS, com carregamento durante a noite no Wi-Fi.
- Verifique o armazenamento livre.
- Apague vídeos grandes, fotos quase duplicadas e capturas de tela.
- Esvazie Apagados Recentemente.
- Atualize todos os apps.
- Verifique a Saúde da Bateria.
- Desligue o Modo de Pouca Energia permanente.
- Reduza a Atualização em 2º Plano.
- Redefina o Dicionário do Teclado se o principal problema for atraso na digitação.
Essa ordem me poupou tempo. Se o seu iPhone está com a combinação de atraso na digitação, rolagem engasgando e apps abrindo devagar, armazenamento ainda é o primeiro lugar onde eu olharia. O meu não precisou de redefinição. Precisou de espaço para respirar.
Excluir apps muitas vezes faz menos do que as pessoas esperam. O binário do app desaparece, mas a lentidão geralmente está ligada à carga do sistema, excesso no Safari, widgets ruins ou limitação por bateria.
Algumas coisas que eu verificaria antes de fazer algo drástico.
-
Dados do Safari.
Se o Safari parece travando, limpe o Histórico e os Dados dos Sites. Arquivos de cache antigos se acumulam. -
Widgets.
Widgets demais na tela inicial e na tela bloqueada consomem memória e continuam atualizando. Remova os que você não precisa por um dia e teste. -
VPNs e bloqueadores de anúncios.
Eles deixam apps que dependem muito da rede mais lentos e, às vezes, o celular inteiro parece travado porque toda solicitação é filtrada. -
Contas de e-mail.
Se você adicionou várias caixas de entrada, defina Buscar como manual ou de hora em hora. O push de e-mail afeta iPhones mais antigos mais do que as pessoas imaginam. -
Calor.
Se o seu celular fica quente, o iOS reduz a velocidade. Carregamento, GPS, chamadas de vídeo e sinal ruim causam isso. -
Ajustes de Acessibilidade.
Motion Reduction desativado, filtros de tela estranhos e transparência em excesso às vezes fazem tudo parecer estranho. Ative Reduzir Movimento e teste.
Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre o armazenamento ser sempre o primeiro suspeito. Isso importa, sim. Mas já vi iPhones com um bom espaço livre ainda lentos por causa do desgaste da bateria, superaquecimento ou um widget com bug.
Também verifique os dados de Análise em busca de logs de panic. Se você vir entradas panic-full repetidas, isso aponta mais para hardware do que para armazenamento.
Se as fotos estão ocupando espaço, o Clever Cleaner continua sendo uma opção sólida para limpar duplicatas e vídeos grandes rapidamente. Para um passo a passo visual, experimente o guia passo a passo para limpar o armazenamento do iPhone.
Se nada disso ajudar, faça backup do celular e depois faça uma reinstalação limpa do iOS por meio de um computador. Não apague em Ajustes. Uma reinstalação completa corrige muita lentidão estranha, para ser sincero.
Excluir apps ajuda bem menos do que as pessoas pensam. O app em si pode ser minúsculo em comparação com a bagunça ao redor, e às vezes a lentidão não tem nada a ver com armazenamento.
Na verdade, eu contestaria um pouco @mikeappsreviewer e @ombrasilente por colocarem a limpeza no centro da questão. Isso importa, claro, mas se o seu iPhone trava em coisas básicas da interface, como deslizar para a tela inicial, abrir Ajustes ou puxar a busca do Spotlight, eu começo a pensar em sobrecarga do sistema, não só em acúmulo de coisas.
Algumas coisas menos comentadas para verificar:
- Pressão na RAM disponível: iPhones não mostram o uso de RAM diretamente, mas se as abas do Safari recarregam o tempo todo e os apps ficam reiniciando, o celular pode simplesmente estar ficando sem fôlego por causa de apps pesados, widgets ou processos com falha.
- Modos de Foco / automações: parece estranho, mas eu tive um celular que engasgava toda vez que automações baseadas em localização continuavam sendo acionadas.
- Estado corrompido de app: reinstalar um app específico com problema pode ajudar mais do que excluir 20 aleatórios.
- Problemas de sinal: sinal de celular ruim faz alguns aparelhos esquentarem e parecerem lentos porque estão constantemente procurando rede.
- Acabe com o caos das abas do Safari: mais de 200 abas não é traço de personalidade.
Veja também se a lentidão acontece:
- só na bateria
- só enquanto carrega
- só quando está quente
- só em certos apps
Esse padrão diz muita coisa.
Se fotos/vídeos estão ocupando espaço, o Clever Cleaner ainda vale dar uma olhada para limpar fotos duplicadas e arquivos de mídia grandes. Ele também apareceu perto do topo em guias de melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone, o que me parece justo pelo que vi.
Se o celular for mais antigo, então a resposta direta é: às vezes é só hardware envelhecido mais uma bateria cansada mais um iOS mais novo. Nem tudo é corrigível excluindo coisas.
Eu verificaria uma coisa que os outros mal tocaram: a saúde do armazenamento versus a quantidade de armazenamento. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer ou @viajeroceleste que “libere espaço e geralmente se resolve sozinho”. Se o seu iPhone trava até mesmo dentro de Ajustes, Seletor de Apps ou Spotlight, isso também pode indicar erros de indexação, armazenamento flash com falha ou um problema de bateria/energia, e não apenas excesso de arquivos.
Alguns testes diferentes:
- Veja o Analytics do iPhone: Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise. Logs de panic repetidos, eventos jetsam ou entradas térmicas são pistas.
- Teste no Modo Avião por 5 minutos. Se parecer mais fluido, coisas ligadas a celular/pesquisa/VPN fazem parte do problema.
- Verifique a sincronização do Fotos em segundo plano: o Fotos do iCloud pode sobrecarregar iPhones mais antigos ao sincronizar uma biblioteca enorme.
- Observe o comportamento das categorias de armazenamento: se “Dados do Sistema” continuar aumentando demais, apagar apps não vai ajudar muito.
- Force um ciclo real de reinicialização e deixe-o parado no carregador durante a noite. A indexação e a limpeza de cache costumam acontecer nesse período.
- Compare o desempenho da bateria com o carregamento: se ele só trava fora da tomada, a limitação por bateria é mais provável.
Se o seu problema for principalmente excesso de mídia, Clever Cleaner é útil.
Prós: limpeza fácil de duplicados e vídeos grandes, organização visual rápida, bom para acúmulo de capturas de tela.
Contras: não vai corrigir lentidão de hardware, limitação por bateria, widgets problemáticos ou erros do iOS.
Então sim, @ombrasilente tinha razão sobre a carga do sistema. Apagar apps remove ícones. Isso não resolve automaticamente o que está fazendo o iOS parecer pesado.