O HDD mostra o tamanho correto, mas não abre. Como corrigir um disco rígido corrompido?

Meu HDD externo mostra a capacidade correta no Windows, mas não abre no Explorador de Arquivos e pode estar corrompido. Isso começou após uma desconexão insegura, e preciso de ajuda para descobrir como reparar o disco rígido ou recuperar os arquivos sem piorar o dano.

Se a unidade ainda aparecer no Gerenciamento de Disco e o tamanho parecer correto, isso já é um sinal razoável. Uma falha pode bagunçar o sistema de arquivos ou as informações da partição sem realmente destruir os arquivos. Então eu ainda não presumiria que o HDD morreu.

O que eu evitaria por enquanto é qualquer coisa que grave alterações de volta na unidade:

1. Não formate, mesmo que o Windows continue pedindo.
  2. Não execute o CHKDSK como primeiro passo.
  3. Não copie nada novo para ela.
  4. Não fique reiniciando repetidamente na esperança de que se resolva sozinho.

Essas ferramentas e ações podem alterar o sistema de arquivos. Às vezes isso ajuda, mas se a unidade já estiver em mau estado, também pode dificultar a recuperação.

Eu lidaria com isso nesta ordem: primeiro, confirme que a unidade é detectada com a capacidade correta. Se for externa, teste outra porta USB, outro cabo ou até outro PC só para descartar um problema simples de conexão. Depois disso, recupere os arquivos antes de tentar reparar o disco.

Na parte da recuperação, o Disk Drill é uma opção sólida porque pode criar uma imagem completa do HDD e analisar essa imagem em vez de forçar leituras diretamente na unidade original. Isso importa se o disco estiver instável.

O fluxo básico seria:

1. Instale o Disk Drill em outro lugar, não na unidade corrompida.
  2. Crie uma imagem completa do HDD com problema.
  3. Abra a imagem no Disk Drill e execute a Verificação Universal.
  4. Visualize os arquivos encontrados.
  5. Recupere os arquivos para outra unidade saudável.

A parte da visualização é útil porque você pode ver se suas fotos, documentos, vídeos etc. são realmente recuperáveis antes de se comprometer com qualquer coisa. Mesmo sem a versão paga, a análise e a visualização pelo menos podem mostrar quais são suas chances.

Depois que o que for importante estiver copiado para algum lugar seguro, aí sim eu começaria a pensar em reparos. Se o sistema de arquivos ainda estiver legível, talvez valha a pena tentar o CHKDSK, mas só depois da recuperação, já que ele modifica a unidade. Se a partição aparecer como RAW ou a tabela de partições parecer danificada, o TestDisk às vezes consegue restaurar o acesso sem formatação. Se nenhum dos dois funcionar, então uma formatação rápida pode reconstruir o sistema de arquivos, supondo que o problema seja apenas corrupção lógica.

Observe também como a unidade se comporta. Sons de clique, desconexões aleatórias, capacidade incorreta, desaparecer do Gerenciamento de Disco ou ficar extremamente lenta são todos maus sinais. Isso aponta mais para falha de hardware do que para um problema normal no sistema de arquivos. Se você notar isso, eu pararia com as verificações por conta própria, porque cada leitura extra pode piorar a situação.

Nesse caso, um serviço profissional de recuperação é o caminho mais seguro. Eles podem diagnosticar o hardware, estabilizar a unidade se necessário, cloná-la com equipamento adequado e trabalhar a partir da cópia em vez do disco com falha. Custa mais, mas geralmente é a melhor opção quando a própria unidade está falhando fisicamente.

Então não, eu ainda não entraria em pânico. Se o Windows ainda reconhece o HDD com o tamanho correto, há uma boa chance de que os dados ainda estejam lá. Primeiro tire os arquivos dele e depois repare ou formate a unidade.

Verifique se a partição tem uma letra de unidade normal e um sistema de arquivos antes de fazer qualquer outra coisa. No Gerenciamento de Disco, observe o painel inferior e veja se aparece NTFS/exFAT, RAW, Não alocado, Íntegro, Sem mídia ou algo assim. A descrição importa mais do que o fato de o tamanho total do disco parecer correto.

A grande armadilha aqui é clicar em qualquer coisa que o Windows oferecer. Se o Windows disser “Você precisa formatar o disco antes de poder usá-lo”, cancele. Se o Gerenciamento de Disco pedir para inicializar o disco, cancele isso também. Inicializar não é um botão inofensivo de atualizar. Isso grava novas informações de partição, o que pode tornar um trabalho simples de recuperação mais complicado.

Uma unidade mostrando a capacidade correta geralmente significa que a ponte USB e o disco estão pelo menos se identificando corretamente. Isso não prova que o sistema de arquivos está okay. Após uma desconexão insegura, a estrutura de diretórios ou o journal pode ser danificado enquanto o conteúdo real dos arquivos ainda está lá. É por isso que o Explorador de Arquivos pode se recusar a abri-la, embora o Gerenciamento de Disco ainda veja o tamanho correto.

Eu separaria isso em dois caminhos:

Se os arquivos importam, trate a unidade como somente leitura por enquanto. Ainda não execute comandos de reparo. Não tente assumir a propriedade, não a converta, não a formate e não continue desconectando-a enquanto o Windows está processando. Use outra unidade com espaço livre suficiente e recupere ou crie uma imagem da unidade com problema primeiro. O Disk Drill é uma boa opção para esse tipo de trabalho se você quiser uma ferramenta com interface gráfica, especialmente se puder examinar uma imagem em vez do HDD original. A ressalva é que nenhuma ferramenta de recuperação deve ser usada como teste de estresse. Se o disco começar a clicar, travar o PC inteiro ou perder a conexão durante uma varredura, pare.

Se os arquivos não importam e você só quer o HDD utilizável novamente, então a resposta é bem mais simples: exclua o volume com problema, crie um novo, formate-o e depois teste o disco. Uma formatação rápida só diz ao Windows para reconstruir o sistema de arquivos. Isso não prova que a unidade está saudável. Após formatar, verifique a saúde SMART e execute um teste de superfície antes de confiar nela novamente. Uma unidade que foi corrompida por uma única desconexão ruim pode estar bem. Uma unidade que tem setores fracos normalmente vai se corromper de novo mais tarde.

Há uma coisa menor que eu não vejo ser mencionada o suficiente: tente não reparar pelo Explorador de Arquivos. O Explorador é péssimo para mostrar o que realmente está errado. O Gerenciamento de Disco dá pistas melhores, e uma ferramenta SMART pode informar se a unidade está apresentando setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura. Se o SMART parecer ruim, não perca tempo com CHKDSK. O CHKDSK pode fazer uma unidade com falha trabalhar pesado por horas enquanto modifica o sistema de arquivos ao mesmo tempo. Essa é uma péssima combinação quando os dados são importantes.

Se o Gerenciamento de Disco mostrar RAW, recuperar primeiro é o caminho mais seguro. Se mostrar NTFS, mas o Explorador travar, isso ainda pode ser corrupção, mas também pode ser setores defeituosos na área das pastas. Se mostrar Não alocado, a tabela de partição pode estar danificada. Se mostrar a partição, mas sem letra de unidade, atribuir uma letra pode funcionar, mas só faça isso se ainda mostrar um sistema de arquivos conhecido como NTFS ou exFAT. Não atribua, formate, inicialize e clique em tudo só para ver o que acontece.

Uma ordem realista seria:

1. Tente um cabo/porta/PC diferente uma vez, não dez vezes.
  2. Abra o Gerenciamento de Disco e anote exatamente o que ele mostra.
  3. Se os dados importam, crie uma imagem ou faça uma varredura para recuperação em outro disco.
  4. Salve os arquivos recuperados em outro lugar.
  5. Só depois disso, tente o CHKDSK ou reconstrua/formate o volume.
  6. Teste o HDD antes de reutilizá-lo.

Quanto ao CHKDSK, eu só o executaria depois que os arquivos importantes já tivessem sido copiados. Algo como chkdsk X: /f serve para corrigir erros do sistema de arquivos, mas corrigir pode significar remover entradas quebradas e referências órfãs. Ele pode fazer a unidade voltar a abrir, ou pode deixar a lista de arquivos mais limpa enquanto alguns arquivos desaparecem. É por isso que as pessoas alertam contra usá-lo primeiro.

Então sim, pode ser reparável, mas eu pararia de pensar em reparo como etapa um. Primeiro descubra se o disco está estável. Depois recupere o que importa. Depois repare-o ou apague-o. O tamanho correto é um bom sinal, mas não é luz verde suficiente para começar a gravar alterações na unidade.

Uma unidade que pede para ser formatada, mas permanece estável no Gerenciamento de Disco, é um problema diferente de uma unidade que fica offline toda vez que você toca nela. No primeiro caso, você provavelmente está lidando com danos no sistema de arquivos causados pela desconexão insegura. No segundo caso, o gabinete USB, o cabo, a alimentação ou o próprio hardware da unidade podem ser o verdadeiro problema.

Antes de executar ferramentas de reparo, eu verificaria o lado chato do hardware. Se for um HDD portátil de 2,5’, tente usar um cabo USB curto e comprovadamente bom e conecte-o diretamente ao PC, não por meio de um hub. Se for uma unidade externa de 3,5’, certifique-se de que a fonte de alimentação esteja correta e estável. Alguns gabinetes externos têm placas de ponte USB instáveis, então o disco em si pode estar bom enquanto o gabinete faz o Windows agir como se o volume estivesse corrompido. Se você se sentir à vontade para remover a unidade e conectá-la via SATA ou outro dock, isso pode mudar completamente o resultado.

Concordo em não usar o CHKDSK primeiro se os arquivos forem importantes. O CHKDSK é uma ferramenta de reparo, não uma ferramenta de recuperação, e “reparar” pode significar excluir entradas de diretório corrompidas para que o Windows fique satisfeito novamente. Se você só precisa que a unidade fique utilizável e não se importa com o conteúdo, então tudo bem, formate-a e teste-a depois. Se você se importa com os dados, recupere-os primeiro para outro disco. O Disk Drill é bom para uma varredura amigável ao usuário, mas se a unidade estiver lenta, fazendo cliques ou desconectando, eu pararia a varredura e faria primeiro um clone/imagem dela ou procuraria uma empresa de recuperação. O pior movimento é tentar repetidamente diferentes correções no disco original até que ele piore.