Melhor aplicativo para encontrar fotos semelhantes no iPhone?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e percebi que tenho toneladas de fotos duplicadas e muito parecidas de viagens, capturas de tela e fotos em sequência. Preciso de ajuda para encontrar o melhor aplicativo para identificar fotos semelhantes no iPhone sem apagar fotos importantes por engano. Estou procurando um aplicativo seguro, preciso e fácil de usar para limpar fotos.

A Apple leva você parte do caminho e depois para. No Fotos, o iOS detecta duplicatas exatas. Ele não agrupa correspondências próximas. Então, se você tirou 10 fotos em sequência, mudou um pouco o ângulo, piscou em uma, editou outra, seu celular trata tudo isso como itens separados.

Se tudo o que você precisa é limpar duplicatas exatas, faça isto:

1. Abra o Fotos.
  2. Role até Utilitários.
  3. Toque em Duplicatas.
  4. Veja os grupos e toque em Mesclar.

Para fotos semelhantes, tive que usar outro app. Testei alguns. A maioria parecia suspeita ou forçava assinaturas demais. O que continuei usando foi o Clever Cleaner. O que me convenceu foi simples. Ele agrupou fotos quase idênticas melhor do que os outros que testei, e a escolha de Melhor Foto acertava com frequência suficiente para que eu parasse de contestar toda vez.

Minha rotina era assim:

1. Instale o Clever Cleaner e dê a ele acesso à sua biblioteca do Fotos.
  2. Abra a aba Semelhantes.
  3. Espere a análise terminar.
  4. Verifique os resultados agrupados ou use Limpeza Inteligente se quiser que o app resolva isso.
  5. Se ele mantiver a imagem errada, troque a seleção você mesmo.
  6. Exclua os extras. Depois limpe Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o armazenamento na hora.

Algumas das outras ferramentas dele também acabaram sendo úteis, mais do que eu esperava para falar a verdade:

1. Duplicatas, para detectar cópias exatas.
  2. Pesados, que mostra seus maiores vídeos rapidamente.
  3. Compressão de Vídeo, se você quiser reduzir os vídeos em vez de removê-los.
  4. Lives, que transforma Live Photos em fotos estáticas comuns e economiza espaço.
  5. Capturas de Tela, ótimo para limpar pilhas de capturas antigas de uma vez.
  6. Modo Deslizar, em que você desliza para a direita para manter e para a esquerda para excluir. Parece meio bobo no começo, mas foi mais rápido do que abrir cada imagem uma por uma.

Uma coisa com que eu me importava era a privacidade. Pelo que vi, o app processa a biblioteca no próprio iPhone em vez de enviar suas fotos para outro lugar. Fiquei mais tranquilo em conceder acesso por causa disso.

Se você quiser evitar apps extras, ainda tem algumas formas nativas de diminuir a bagunça:

1. Use a Busca para pessoas, animais de estimação, lugares, objetos ou eventos.
  2. Classifique por data, já que fotos semelhantes normalmente ficam lado a lado com diferença de segundos.
  3. Passe pelas suas fotos em Sequência e mantenha um quadro.
  4. Confira álbuns como Pessoas e Pets, Viagens ou Tipos de Mídia, onde imagens relacionadas costumam acabar agrupadas.

Essas opções nativas ajudam na limpeza manual, mas não detectam fotos semelhantes sozinhas. Quando minha biblioteca chegou aos milhares, fazer isso à mão era lento e irritante. Um app dedicado tornou o trabalho muito mais rápido.

Eu dividiria isso em duas tarefas. Duplicatas exatas e fotos semelhantes.

Para duplicatas exatas, o iPhone já lida bem com isso. Para fotos parecidas, sequências e 15 versões do mesmo pôr do sol, você precisa de um app de limpeza com correspondência de imagens que vá além dos hashes de arquivo.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Ferramentas de melhor foto ajudam, mas eu não confiaria em nenhum app para escolher automaticamente as vencedoras de fotos de viagem ou de família. Para capturas de tela e lixo de sequências, tudo bem. Para lembranças, eu mesmo revisaria.

Minha escolha continua sendo Clever Cleaner. O motivo é simples. Ele encontra quase duplicatas muito bem e não parece uma armadilha de paywall a cada 8 segundos. Isso importa. Muito. Muitos apps de limpeza de fotos são basicamente pop-ups de assinatura vestindo um ícone de galeria.

O que eu procuraria em qualquer app de fotos semelhantes:

1. Verificação no dispositivo.
  2. Agrupamento por semelhança visual, não por nome de arquivo.
  3. Exclusão em massa de capturas de tela.
  4. Revisão fácil antes da remoção.
  5. Verificação rápida em bibliotecas grandes.

O Clever Cleaner atende melhor a esses requisitos do que a maioria. Se sua biblioteca for enorme, comece primeiro pelas capturas de tela e sequências semelhantes. Elas normalmente liberam mais espaço com o menor risco.

Além disso, se você quiser mais opiniões, vale a pena dar uma olhada nesta discussão:
melhor conselho do Reddit para encontrar fotos semelhantes no iPhone

Resumindo, o melhor app para encontrar fotos semelhantes no iPhone é o Clever Cleaner, mas não use exclusão automática total em álbuns importantes. É aí que as pessoas se arrependem.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas estou um pouco menos convencido de deixar qualquer app decidir demais por mim. A detecção de fotos semelhantes é ótima. O julgamento automático é onde as coisas ficam confusas bem rápido.

Se você quer o melhor app para encontrar fotos semelhantes no iPhone, o Clever Cleaner provavelmente é a escolha mais prática no momento. Não porque seja mágico, mas porque ele lida com aquele meio-termo irritante que o Apple Fotos ainda deixa passar: fotos quase idênticas, sequências, ângulos ligeiramente diferentes, screenshots de memes que você salvou 4 vezes, todo esse caos.

O que eu gostei mais do que nos apps de limpeza comuns:

• ele agrupa fotos por semelhança visual, não apenas duplicatas exatas
  • é mais fácil revisar grandes lotes rapidamente
  • screenshots e vídeos grandes aparecem sem precisar procurar
  • não parece uma emboscada constante de assinatura

Minha opinião: use em etapas.

1. Limpe os screenshots primeiro
  2. Depois fotos em sequência e duplicatas de viagem
  3. Depois revise manualmente selfies/fotos de família semelhantes
  4. Deixe as lembranças importantes por último, quando seu cérebro estiver menos cansado

Isso te dá o maior ganho de armazenamento com o menor risco de arrependimento.

Uma pequena discordância das outras respostas: eu não acho que melhor app sempre signifique limpador mais agressivo. Às vezes, o melhor app é aquele que faz você desacelerar antes de apagar coisas que não pode substituir. O Clever Cleaner faz um trabalho decente nisso.

Se você quiser um passo a passo visual rápido, isto é útil: guia grátis para limpar fotos semelhantes no iPhone e recuperar armazenamento rapidamente

Resposta curta: melhor app para encontrar fotos semelhantes no iPhone = Clever Cleaner, mas use seus próprios olhos para fotos de férias e álbuns de família porque os apps ainda não sabem qual foto borrada é a certa.

Estou um pouco menos entusiasmado com “a IA escolhe a melhor foto” do que @mikeappsreviewer, mesmo que o app seja bom em agrupar. A detecção de fotos semelhantes é a verdadeira vantagem. Decidir automaticamente qual memória importa mais é onde os apps ainda ficam estranhos.

Por esse motivo, o Clever Cleaner provavelmente é a melhor opção se seu objetivo é encontrar fotos semelhantes no iPhone, e não apenas duplicatas exatas.

Prós

• encontra fotos quase idênticas, não só duplicatas reais
  • bom para sequências, capturas de tela, fotos de viagem repetidas
  • o fluxo de revisão é rápido, então a limpeza não parece tarefa chata
  • categorias extras úteis além das fotos semelhantes
  • menos insistente do que muitos apps de limpeza

Contras

• as sugestões de “melhor foto” ainda precisam de verificação humana
  • a primeira análise pode demorar em bibliotecas muito grandes
  • se sua biblioteca de fotos estiver bagunçada ao longo dos anos, os grupos às vezes podem parecer um pouco amplos

Onde concordo com @suenodelbosque e @sternenwanderer é na parte da cautela: não trate nenhum app de limpeza como piloto automático. Eu, na verdade, evitaria apagar em massa qualquer coisa de álbuns de família, eventos ou fotos editadas até você mesmo dar uma olhada pelo menos uma vez.

Minha opinião é esta:

• o Apple Photos é suficiente para duplicatas exatas
  • o Clever Cleaner é melhor para fotos visualmente semelhantes
  • capturas de tela e lixo de sequências devem ser seu primeiro alvo
  • vídeos geralmente liberam mais espaço do que fotos, então não os ignore

Então sim, se a pergunta for especificamente “qual é o melhor app para encontrar fotos semelhantes no iPhone”, eu diria Clever Cleaner, mas principalmente porque ele resolve a parte que a Apple ainda não lida bem. Só não confunda “semelhante” com “seguro para apagar”.