Apertei acidentalmente o botão errado e formatei meu cartão SD antes de perceber que havia fotos e vídeos importantes nele. Preciso de ajuda para descobrir se os dados ainda podem ser recuperados e quais passos devo tomar imediatamente para evitar piorar a situação.
Eu conheço essa situação. Formatei o cartão SD errado uma vez depois de uma sessão longa e passei mal no segundo em que percebi. Primeiro, pare de usar o cartão agora. Tire-o da câmera, do celular, do drone, seja lá do que estiver usando.
O que normalmente acontece com a formatação de um cartão SD é uma formatação rápida, não uma limpeza completa. O índice do cartão é apagado, então o dispositivo o trata como espaço vazio. Suas fotos e vídeos geralmente ainda estão no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Então, se você continuou gravando depois da formatação, as chances de recuperação caem rápido. Se você não gravou nada novo, suas chances ainda são razoáveis. Eu também colocaria a pequena trava na lateral do cartão SD em Lock, para que seu computador não grave arquivos soltos nele por acidente.
Pule as correções no Prompt de Comando e essas coisas de reparo no terminal. Ferramentas como o CHKDSK são para sistemas de arquivos danificados. Elas não foram feitas para recuperar mídia de um cartão formatado, e eu já vi deixarem tudo mais bagunçado.
Se você quiser recuperar os arquivos, use um software de recuperação. Tive os melhores resultados com o Disk Drill. Testei algumas opções depois de estragar meu próprio cartão, e esse recuperou mais arquivos utilizáveis, especialmente vídeo. Essa parte importa, porque clipes de vídeo em cartões SD muitas vezes ficam divididos em partes. Alguns aplicativos gratuitos vão encontrar os pedaços e depois te entregar um arquivo que seu editor não vai abrir. O modo Advanced Camera Recovery do Disk Drill fez um trabalho melhor ao remontar os clipes. Ele também encontrou fotos RAW e arquivos comuns sem muita complicação.
O que eu fiz:
Usei um leitor de cartão decente e conectei o cartão SD travado ao meu computador.
Instalei e abri o Disk Drill.
Escolhi o cartão SD na lista e iniciei a varredura.
Esperei os resultados e depois conferi as prévias. Se um arquivo abre bem na prévia, as chances de recuperação geralmente são boas.
Mais uma regra, e essa parte importa quase tanto quanto parar de usar o cartão. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD formatado. Salve-os no drive interno do seu computador ou em um drive externo separado. Se você recuperar no mesmo cartão, corre o risco de sobrescrever os arquivos que está tentando salvar. É uma forma cruel de perdê-los duas vezes.
Se você parou de usar o cartão logo após a formatação, ainda está em uma situação razoável. Já vi varreduras recuperarem muito mais do que o esperado.
Se foi uma formatação normal, seus arquivos muitas vezes ainda ficam no cartão até que novos dados os sobrescrevam. Então o tempo importa.
Algumas coisas que eu faria agora, além do que o @mikeappsreviewer já disse.
-
Verifique que tipo de formatação aconteceu.
Se a câmera ou o celular fez a formatação, muitas vezes foi uma rápida. As chances de recuperação continuam razoáveis. Se você usou um computador e escolheu uma formatação completa, as chances caem bastante. -
Observe a saúde do cartão.
Se o cartão SD já estava apresentando erros antes disso, o problema pode ser memória flash com falha, não apenas a formatação. Nesse caso, o software de recuperação pode não encontrar arquivos ou travar. Se o cartão desconecta, mostra 0 bytes ou pede para ser inserido novamente, pare e procure um laboratório profissional. -
Faça uma imagem do cartão primeiro.
Eu discordo um pouco de partir direto para a recuperação de arquivos. A melhor prática é clonar o cartão SD em um arquivo de imagem e depois escanear a imagem. Isso mantém o original intacto se o cartão estiver instável. No Linux ou macOS, dd ou ddrescue funcionam. No Windows, algumas ferramentas de criação de imagem fazem o mesmo trabalho. -
Espere que nomes de arquivos e pastas fiquem bagunçados.
A recuperação após formatação muitas vezes traz os arquivos de volta por assinatura. Então você pode perder DSC_1044 e receber nomes como file000123.jpg. As fotos geralmente sobrevivem melhor do que vídeos longos. -
Cuidado com prévias falsas.
Uma visualização em miniatura é útil, mas não perfeita. Teste os vídeos recuperados no VLC antes de considerar tudo concluído.
O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de cartão SD formatado, especialmente para mídia de câmera. Se você quiser uma visão mais ampla sobre ferramentas de recuperação de fotos em cartão SD, este guia também é útil:
melhores ferramentas de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos excluídos
Regra principal: salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não de volta no cartão SD. Essa parte arruína muitas recuperações.
Se foi apenas uma formatação normal de câmera ou celular, a recuperação ainda é bem possível. A parte que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @codecrafter disseram é a seguinte: preste atenção ao tipo de cartão e ao dispositivo.
Se for um microSD usado em um celular Android como armazenamento interno/adotado, a recuperação fica muito mais difícil por causa da criptografia. O mesmo vale se o cartão veio de algumas câmeras de ação que fazem um gerenciamento estranho dos arquivos. Um cartão SD padrão de câmera geralmente é o melhor cenário possível.
Eu também não ficaria tentando o cartão repetidamente em vários dispositivos só para verificar. Todo dispositivo adora gravar pequenos pedaços de dados. Isso pode prejudicar o espaço recuperável mais do que as pessoas imaginam.
Uma coisa que as pessoas ignoram é verificar se os arquivos recuperados estão corrompidos pelo tamanho e pela duração. Um MP4 recuperado que diz ter 2 GB mas só reproduz 3 segundos não foi realmente recuperado. O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque tende a lidar melhor com recuperação de mídia do que muitas ferramentas baratinhas, mas eu ainda verificaria os resultados manualmente.
Se os arquivos forem insubstituíveis, laboratório profissional de recuperação > faça você mesmo. Caro, sim, mas melhor do que ficar experimentando até o cartão virar sucata.
Além disso, para quem quiser ler mais experiências, esta discussão sobre recuperação de fotos e vídeos de cartão SD formatado é bem relevante.