Existe uma maneira gratuita de recuperar arquivos do cartão CF?

Eu apaguei acidentalmente fotos do meu cartão CompactFlash após um erro da câmera e não tenho backup. Estou procurando um método ou software gratuito de recuperação de dados de cartão CF que possa recuperar arquivos perdidos com segurança antes que eu use o cartão novamente. Qualquer ajuda será apreciada.

Eu fotografo eventos profissionalmente e, sim, poucas coisas parecem piores do que conectar um cartão CompactFlash e vê-lo aparecer em branco, ilegível ou praticamente morto. Já passei por isso depois de longos dias de casamento e trabalhos corporativos, e o maior erro que vejo é as pessoas mexerem demais no cartão antes de iniciar a recuperação.

Se você quer o caminho mais curto e com menos complicação, comece logo com um software de recuperação. Tive os melhores resultados com Disk Drill. O que me convenceu foi a forma como ele lidou com grandes conjuntos de arquivos RAW, CR2, NEF, ARW, além de clipes de vídeo com alta taxa de bits divididos em blocos estranhos. Também testei o PhotoRec e o Recuva. O PhotoRec recuperou arquivos, claro, mas os jogou em uma pilha enorme com nomes alterados e arquivos inúteis, o que é complicado quando você está organizando milhares de fotos. O Recuva se saiu bem com coisas mais simples, mas depois desandou com formatos de câmeras profissionais. O Disk Drill pareceu menos caótico, e a etapa de pré-visualização me poupou tempo porque eu podia verificar os arquivos antes de restaurá-los.

O que eu faria primeiro

1. Instale o aplicativo na unidade principal do seu computador. Mantenha-o fora do cartão CF. Não grave nada novo no cartão danificado.
  2. Faça uma imagem completa do cartão. Se o cartão estiver apresentando erros de leitura ou desconectando, clone-o setor por setor primeiro. Eu faço isso sempre que um cartão parece instável. Verificar a imagem é mais seguro do que forçar a mídia original repetidamente.
  3. Escaneie o cartão ou sua imagem. Aponte a ferramenta de recuperação para a origem, execute a verificação e aguarde. Deixe que ela percorra toda a estrutura e os blocos brutos.
  4. Visualize os resultados. Verifique suas fotos e clipes de vídeo antes de restaurar. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Um nome de arquivo não significa nada se o arquivo abrir como lixo.
  5. Recupere para uma unidade diferente. Salve os arquivos restaurados no seu SSD, unidade interna ou outro disco externo. Nunca coloque os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.

Enquanto a verificação é executada, ou antes mesmo de conectar o cartão novamente, há algumas regras que vale a pena seguir. Na maioria das vezes, as imagens ainda estão no cartão. O que foi danificado é o mapa do sistema de arquivos, não os dados em si. Então o objetivo é simples: não sobrescreva nada.

Regras que sigo quando um cartão CF dá problema

1. Pare de fotografar nele. Imediatamente. Não teste na câmera. Não faça mais uma foto para ver se ainda funciona. Novas gravações apagam os dados antigos de vez.
  2. Ignore qualquer mensagem de formatação. Se o Windows ou o macOS disser que o cartão precisa ser formatado, clique em não. Sempre. Use um leitor de cartões adequado também. Já consegui melhor acesso assim do que por uma conexão USB da câmera.
  3. Verifique se o sistema ainda reconhece o cartão. No Windows, abra o Gerenciamento de Disco. No Mac, use o Utilitário de Disco. Se o cartão aparecer com o tamanho correto, as chances de recuperação ainda são razoáveis. Se ele não aparecer de jeito nenhum, ou se o cartão tiver dano físico, o software talvez não resolva e a recuperação em laboratório começa a parecer o único caminho.
  4. Repare o vídeo danificado depois da recuperação, não antes. Já recuperei clipes que pareciam perdidos, mas só estavam sem cabeçalhos ou com a indexação corrompida. O VLC às vezes ajuda se você definir o reparo de arquivos para sempre corrigir arquivos AVI danificados. O Untrunc também vale a tentativa no Windows para cabeçalhos de vídeo corrompidos.
  5. Lide com o cartão só depois que seus arquivos estiverem seguros. Depois que suas imagens forem copiadas e verificadas, aí sim você pode testar reparos. O CHKDSK no Windows ou o Primeiros Socorros no Mac pode corrigir erros do sistema de arquivos. Se o cartão ainda continuar instável depois disso, eu não confiaria nele em um trabalho pago. Eu o formataria na câmera apenas se planejasse testá-lo a fundo primeiro e, se voltasse a se comportar de forma estranha, eu o aposentaria.

Algumas coisas que aprendi da pior forma

Um mau hábito é abrir e fechar o cartão repetidamente em diferentes aplicativos, na esperança de que um deles reconheça os arquivos. Fiz isso uma vez com um cartão Lexar depois de um trabalho em uma conferência. Movimento idiota. Cada leitura com falha tomava mais tempo, o cartão esquentava mais, e acabei clonando-o mais tarde do que deveria.

Outra coisa: não julgue a recuperação apenas pela estrutura de pastas. Já tive cartões que voltaram com diretórios corrompidos e ainda assim recuperaram quase todos os arquivos RAW aproveitáveis. As pré-visualizações contavam a história real, não os nomes dos arquivos.

Se o seu computador detecta o cartão e a capacidade parece normal, você ainda tem chance. Mantenha a calma, não grave nada nele, clone-o se parecer instável, escaneie-o, visualize o que importa e restaure em outro lugar. Esse é o fluxo de trabalho que sigo agora.

Espero que você recupere seus arquivos inteiros. Eu conheço essa sensação, é horrível.

Grátis? Sim.

Se o cartão CF ainda monta, comece com o PhotoRec. Não custa nada e recupera JPG, CR2, NEF, ARW, MOV, MP4 apagados de cartões CF muito bem. O porém é que ele remove nomes de arquivos e pastas. Para algumas centenas de fotos, tudo bem. Para um trabalho de cliente, é meio complicado.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Fazer uma imagem completa primeiro é inteligente para um cartão instável, mas se o seu cartão é lido de forma limpa e estável, uma varredura somente leitura muitas vezes é mais rápida e dá menos trabalho. Se ele perder a conexão uma vez, pare e faça a imagem.

Minha ordem:

1. Coloque o cartão CF em um leitor, não na câmera.
  2. Verifique se o seu PC reconhece a capacidade correta.
  3. Execute o PhotoRec primeiro se quiser algo totalmente grátis.
  4. Se os resultados estiverem bagunçados, use o Disk Drill para visualização e organização mais fácil.
  5. Salve os arquivos recuperados no seu computador, nunca de volta no cartão CF.

Outras duas opções grátis que valem tentar no Windows são Windows File Recovery e TestDisk. O TestDisk é melhor se a partição foi corrompida. O PhotoRec é melhor se os arquivos foram apagados.

Para termos de busca, use algo claro como recuperar arquivos de um cartão CF formatado.

Também vi esta explicação curta, recuperar arquivos de um cartão CF formatado.

Se o cartão mostrar 0 bytes, tamanho errado ou continuar desconectando, as chances com software caem rápido. Nesse ponto, pare de mexer nele.

Grátis, sim, mas “o melhor grátis” depende do que exatamente aconteceu.

Se foram apenas fotos apagadas após o erro da câmera, eu na verdade tentaria o R-Photo antes do PhotoRec. É grátis para fotos/vídeo, bem menos caótico que o PhotoRec, e normalmente você fica com uma lista de recuperação mais organizada. O PhotoRec é poderoso, mas despejar 2.000 arquivos chamados f1234567.jpg em uma pasta só é um castigo à parte. Então eu discordo um pouco do @stellacadente nisso. “Grátis” é bom, “grátis e organizável” é melhor ainda.

Se o cartão ainda estiver legível:

• use um leitor de cartão USB de verdade
  • não formate o cartão CF
  • ainda não execute ferramentas de reparo
  • recupere para o seu computador, não de volta para o cartão

Se você quer a interface mais fácil e visualizações prévias, o Disk Drill ainda vale ser mencionado, mesmo que a parte totalmente grátis seja limitada. Ele é melhor para verificar o que realmente pode ser recuperado antes de você perder horas.

Uma coisa extra em que nem @mikeappsreviewer nem @stellacadente realmente bateram: tente primeiro a recuperação por filtro de tipo de arquivo. Se você só se importa com JPG/RAW, não escaneie nem restaure cada arquivo perdido de cache/db/sistema. Economiza tempo e reduz a bagunça.

Se o cartão mostra capacidade errada, pede para inicializar ou desconecta aleatoriamente, pare. Nesse ponto, tentativas repetidas de faça você mesmo podem piorar tudo rapidamente.

Além disso, este tópico é bem relevante se você quiser mais experiências específicas com CF: Dicas de recuperação de dados de cartão CompactFlash e conselhos reais de usuários.

Versão curta:

• Totalmente grátis: R-Photo, PhotoRec, TestDisk
  • Mais fácil de usar: Disk Drill
  • Pior erro: formatar o cartão para ver se resolve

Já passei por isso, é horrível, mas fotos apagadas de CF muitas vezes podem ser recuperadas se você não continuar usando o cartão.

Eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: verifique a integridade do cartão antes de se comprometer com muitas tentativas de recuperação. Se o cartão CF estiver apresentando atrasos de leitura, erros de CRC ou desconexões intermitentes em um leitor, cada varredura extra é uma aposta. Nesse caso, eu não continuaria testando diferentes ferramentas gratuitas em sequência.

Além disso, discordo um pouco do pessoal do “simplesmente comece com recuperação bruta”. A recuperação bruta é ótima para conseguir recuperar alguma coisa, mas, se o erro da sua câmera apenas corrompeu a estrutura de diretórios, uma ferramenta que ainda consiga analisar vestígios do sistema de arquivos normalmente dará resultados mais limpos e às vezes até os nomes originais. Isso importa se foi um trabalho fotográfico de verdade.

Para opções gratuitas, eu consideraria:

• R-Photo para recuperação focada em imagem/vídeo
  • TestDisk se a própria partição foi corrompida
  • PhotoRec apenas quando a estrutura estiver destruída e você se importar principalmente com os dados das imagens

Onde o Disk Drill se encaixa:

• Prós: visualização fácil, organização mais limpa, pode ser mais rápido para avaliar se vale a pena insistir no cartão
  • Contras: não é totalmente gratuito para toda recuperação e, se o cartão tiver problemas físicos, a praticidade do software não resolve isso

Então, no geral, eu concordo com @stellacadente, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer sobre o básico, mas eu priorizaria diagnosticar primeiro a estabilidade do cartão e depois escolher o método de recuperação com base em o problema ser exclusão, formatação ou dano ao sistema de arquivos. Se o cartão CF começar a desaparecer do sistema, pare com as tentativas por conta própria nesse ponto.