Existe uma ferramenta gratuita de recuperação de fotos excluídas da Nikon que realmente funciona?

Apaguei acidentalmente fotos do cartão de memória da minha câmera Nikon antes de fazer backup delas, e estou tentando recuperá-las sem pagar por um software que pode não funcionar. Eu realmente preciso de ajuda para encontrar uma ferramenta gratuita de recuperação de fotos apagadas da Nikon que seja segura, eficaz e fácil de usar antes que qualquer coisa seja sobrescrita.

Sim, às vezes. Já recuperei fotos apagadas de uma Nikon de um cartão SD antes, mas há um limite importante que você precisa saber primeiro. Se novos dados já sobrescreveram as fotos antigas, as ferramentas gratuitas não vão trazê-las de volta. Assim que percebi que um cartão tinha sido apagado, parei de usá-lo na hora. Faça o mesmo. Não tire mais fotos, não mova arquivos para ele e não o formate novamente. Cada gravação extra reduz suas chances.

Se você quiser a opção mais fácil para uma primeira tentativa, eu experimentaria o Disk Drill. Ele não é totalmente gratuito, embora no Windows ofereça 100 MB de recuperação gratuita. Para testar um cartão da Nikon, isso geralmente é suficiente. Eu o usei primeiro para ver se os arquivos ainda estavam lá antes de mexer em qualquer outra coisa.

Esta é a ordem que eu seguiria:

1. Retire o cartão SD da Nikon e conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
  2. Instale o Disk Drill no seu computador. Não o instale no cartão SD.
  3. Abra o programa, selecione o cartão SD e clique em Procurar dados perdidos.
  4. Execute a Verificação Universal. Pelo que vi, ela lida bem tanto com fotos apagadas quanto com cartões formatados rapidamente.
  5. Quando a verificação terminar, abra Revisar itens encontrados e depois verifique Imagens. Se você fotografa em RAW, procure por .NEF.
  6. Visualize as fotos antes de restaurá-las. Se a visualização carregar normalmente, suas chances são boas.
  7. Recupere tudo para o seu computador ou para outra unidade. Não grave nada de volta no mesmo cartão SD. É assim que as pessoas estragam um cartão que ainda dava para recuperar.

Se você precisar de mais de 100 MB e não quiser pagar, o PhotoRec ainda é uma das melhores opções gratuitas. Eu o usei uma vez em um cartão mais antigo e ele realmente trouxe os arquivos de volta, mas a experiência foi ruim. Sem visualizações. Interface feia. Os nomes dos arquivos voltaram embaralhados. Ainda assim, se o seu objetivo principal é recuperar as imagens e você não se importa com acabamento, ele faz o trabalho com mais frequência do que você imagina.

Algumas coisas que aprendi da maneira mais irritante:

1. Se a sua Nikon estava salvando em NEF, verifique se o aplicativo de recuperação oferece bom suporte a NEF. Algumas ferramentas funcionam bem com JPEG e depois desmoronam com RAW.
  2. Se os arquivos NEF recuperados não abrirem no aplicativo padrão Fotos do Windows, não presuma que eles estão perdidos. Já vi arquivos parecerem corrompidos ali e abrirem normalmente em programas com suporte a RAW da Nikon.
  3. Se você também perdeu vídeos, execute a Recuperação Avançada de Câmera no Disk Drill após a verificação normal. Os arquivos de vídeo da câmera se fragmentam com mais frequência, e a verificação comum não encontra alguns deles.

Antes de escanear qualquer coisa, verifique se as fotos já existem em outro lugar. Eu me esqueci disso uma vez e passei uma hora recuperando arquivos que já tinha em outra máquina. Procure no seu computador, no SnapBridge, Nikon Image Space, Google Fotos, Dropbox ou qualquer sincronização em nuvem que você use. Talvez você já esteja coberto e nem saiba.

Mais uma coisa. Se o cartão SD estiver fisicamente danificado, não aparecer no computador ou continuar perdendo a conexão durante a verificação, eu pararia por aí. Já vi pessoas tentando repetidamente até o cartão piorar. Nesse ponto, uma empresa de recuperação é o caminho mais seguro.

Então sim, a recuperação gratuita é possível em alguns casos. Eu começaria com o Disk Drill porque ele é fácil de usar e oferece uma verificação rápida sem precisar pagar de imediato. Se você precisar de uma opção totalmente gratuita, o PhotoRec vale a tentativa, embora pareça antigo e desajeitado.

Sim, a recuperação gratuita de fotos da Nikon funciona às vezes. O ponto principal é a condição do cartão, não a marca.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: pare de usar o cartão SD agora. Discordo um pouco de começar pela opção mais refinada primeiro se o seu objetivo for algo totalmente gratuito. Se você quer custo zero, comece com o Windows File Recovery se o cartão aparecer como uma unidade no Windows, ou com o PhotoRec se você não se importar com os nomes dos arquivos. Ambos não custam nada.

Minha ordem prática:

1. Remova o cartão SD da Nikon.
  2. Coloque-o em um leitor de cartões.
  3. Faça primeiro uma imagem byte a byte, se possível, com o USB Image Tool ou similar. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. É mais seguro.
  4. Tente o Windows File Recovery em uma primeira passagem para JPEG e formatos raw comuns.
  5. Se isso falhar, use o PhotoRec para uma varredura profunda.
  6. Se você quiser visualização e organização mais fácil, use o Disk Drill em seguida. Ele não é totalmente gratuito, mas é mais rápido para verificar se suas fotos excluídas da Nikon ainda podem ser recuperadas.

Um ponto específico da Nikon que as pessoas ignoram. Arquivos NEF costumam ser recuperados bem, mas as miniaturas e os dados raw completos nem sempre correspondem. Teste os arquivos NEF recuperados no software da Nikon ou no RawTherapee, não apenas no Fotos do Windows. Aprendi isso da forma mais irritante.

Se você precisa de um guia mais claro, isto mostra como recuperar fotos e arquivos excluídos de um cartão SD da Nikon em etapas simples, veja este passo a passo de recuperação de fotos em cartão SD da Nikon.

Melhores opções gratuitas:
PhotoRec, gratuito, feio, taxa de recuperação forte.
Windows File Recovery, gratuito, linha de comando, razoável.
Disk Drill, interface mais fácil, a visualização ajuda, recuperação gratuita limitada no Windows.

Se o cartão desconecta ou apresenta leitura instável, pare. O software não vai corrigir um hardware com falha.

Sim, existem ferramentas gratuitas de recuperação de fotos apagadas da Nikon que realmente funcionam, mas vou discordar um pouco do @mikeappsreviewer e do @sterrenkijker aqui: a ferramenta importa menos do que o estado do sistema de arquivos. Se os arquivos no cartão foram apenas apagados ou se ele foi formatado rapidamente, a recuperação geralmente é possível. Se você continuou fotografando, as chances caem rápido. Essa parte é inegociável.

Como eles já falaram do PhotoRec, do Windows File Recovery e do fluxo normal de varredura, eu acrescentaria uma coisa que eles pularam: verifique se há conteúdo oculto na pasta DCIM do cartão antes mesmo de fazer qualquer recuperação. Às vezes os arquivos parecem ter sumido porque a tabela de pastas está corrompida, não porque os dados das imagens desapareceram. No Windows, ative a visualização de arquivos ocultos e inspecione o cartão manualmente. Também tente usar o chkdsk somente se você primeiro clonar o cartão, porque corrigir erros do sistema de arquivos no original pode piorar as coisas. As pessoas não mencionam isso o suficiente.

Para opções realmente gratuitas, vale a pena tentar o TestDisk se a estrutura de diretórios foi danificada e você quer recuperar os nomes originais dos arquivos e das pastas. Ele é menos útil para recuperação profunda de fotos do que o PhotoRec, mas é melhor quando o problema real é a partição ou a tabela de arquivos. Trabalho diferente, mesma família de ferramentas.

Se você quer a opção menos irritante para verificar se as fotos da Nikon ainda estão lá, o Disk Drill sinceramente é uma boa escolha porque as pré-visualizações economizam tempo e ele oferece um suporte bem decente para recuperação de arquivos RAW da Nikon. Só não dá para chamar de totalmente gratuito para restaurações grandes, então use já sabendo disso.

Além disso, se a sua Nikon gravou em dois cartões ao mesmo tempo, verifique o segundo cartão antes de fazer qualquer coisa mais elaborada. Parece óbvio, mas erros de cabeça cansada acontecem mesmo rs.

Para um resumo simples de dicas de recuperação de fotos de cartão SD da Nikon dadas por usuários reais, este tópico é realmente útil: dicas de usuários reais para recuperar fotos apagadas da Nikon de um cartão SD.

Versão curta:

• pare de usar o cartão
  • verifique arquivos ocultos / pastas danificadas
  • clone o cartão se possível
  • tente o TestDisk se a estrutura estiver corrompida
  • use o Disk Drill se quiser suporte fácil de pré-visualização
  • use o PhotoRec se precisar de algo totalmente gratuito e puder tolerar uma saída bagunçada

Se o cartão estiver fazendo cliques, desconectando ou agindo de forma estranha, pare de mexer com software. É aí que o gratuito vira piorar a situação.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer: eu não gastaria tempo com chkdsk nem com qualquer ação de reparo a menos que você já tenha feito uma imagem do cartão. Reparos podem regravar metadados e reduzir silenciosamente o que as ferramentas de recuperação ainda conseguem encontrar.

O que eu acrescentaria além do @sterrenkijker e do @andarilhonoturno é o seguinte: verifique se a Nikon usava exFAT ou FAT32 e se o cartão foi formatado rapidamente na câmera. Em cartões exFAT, entradas excluídas podem desaparecer da tabela de arquivos rapidamente, então ferramentas de extração por assinatura geralmente superam ferramentas de reparo do sistema de arquivos. No FAT32, às vezes a recuperação com reconhecimento de estrutura tem mais chance.

O Disk Drill é útil aqui principalmente como uma ferramenta de triagem.

Prós do Disk Drill:

• visualização muito fácil de JPEG e muitas vezes de NEF
  • boas ferramentas de filtro, economizam tempo
  • lida bem com cartões de câmera
  • mais simples que o PhotoRec

Contras:

• não é totalmente gratuito para recuperação grande
  • as visualizações podem fazer as pessoas acharem que todo arquivo está perfeito, quando alguns arquivos RAW ainda abrem parcialmente corrompidos
  • os melhores resultados ainda dependem da condição do cartão, não do aplicativo

Minha opinião:

• se você quer custo zero, use primeiro ferramentas totalmente gratuitas
  • se você quer a resposta mais rápida de sim ou não, vale a pena fazer uma varredura com o Disk Drill
  • se os arquivos importam muito, recupere para outra unidade e valide os NEFs no software da Nikon, não apenas na visualização de miniaturas do Windows

Além disso, se sua Nikon tiver backup em slot duplo ativado, verifique o outro cartão antes de fazer qualquer outra coisa. Isso evita uma quantidade surpreendente de pânico.