Excluí a partição errada — posso restaurar a partição excluída sem formatar?

Eu excluí acidentalmente a partição errada enquanto gerenciava minha unidade e agora estou tentando recuperá-la sem formatar nem perder os arquivos que estavam nela. A partição tinha dados importantes, e preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de restaurar uma partição excluída e recuperar meus arquivos antes que eu piore o problema.

Eu também estraguei isso uma vez, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Não grave nada na unidade.

Quando uma partição é excluída, o Windows geralmente remove primeiro o registro da partição. Às vezes, seus arquivos ainda continuam lá, intactos, até que novos dados sejam gravados por cima deles. Então, neste momento, deixe o disco em paz. Não formate. Não crie uma nova partição no espaço vazio. Não copie coisas aleatórias para ele só porque é apenas um arquivo. É assim que a recuperação piora.

Abra o Gerenciamento de Disco e verifique o que o Windows mostra.

• Se a partição ainda aparecer e só tiver perdido a letra da unidade, adicionar a letra pode resolver tudo.
  • Se a área aparecer como Não alocado, eu pularia as tentativas de reparo no começo e iria direto para a recuperação de arquivos.

O que eu usei foi o Disk Drill. Ele encontrou partições excluídas para mim e, no meu caso, também manteve os nomes das pastas e dos arquivos em vez de jogar tudo no caos. Essa parte importou mais do que eu esperava.

Aqui vai a versão curta do fluxo de recuperação.

1. Instale o Disk Drill em outra unidade. Não na danificada.
  2. Inicie-o e depois escolha o disco físico onde a partição excluída ficava.
  3. Clique em Procurar dados perdidos.
  4. Se for uma unidade externa, o Disk Drill pode perguntar qual modo de recuperação você quer. Eu escolheria Verificação universal para a maioria dos casos. Se os arquivos perdidos vieram de um cartão de câmera ou de filmagens de drone, use Recuperação avançada de câmera.
  5. Espere. Em unidades grandes, isso leva um tempo e, sim, parece não ter fim.
  6. Se a partição excluída aparecer, abra-a e verifique o conteúdo.
  7. Visualize alguns arquivos antes de restaurar qualquer coisa. Eu sempre testo documentos, fotos e um arquivo maior.
  8. Selecione os arquivos de que você precisa e clique em Recuperar.
  9. Salve tudo em outra unidade. Não envie os arquivos recuperados de volta para o mesmo disco.

Depois que seus arquivos estiverem seguros, você tem dois caminhos. Pode tentar reconstruir o layout antigo da partição com o TestDisk, ou pode parar de mexer nisso e criar uma nova partição no Gerenciamento de Disco. Se o seu objetivo é priorizar os dados, então reconstruir depois é menos estressante.

Fiz isso no Windows 11. O Windows 10 é parecido o suficiente para que o mesmo processo ainda se aplique. Alguns menus parecem mais antigos, mas é só isso.

Restaure a partição antiga com o TestDisk

Se você quiser a partição original de volta em vez de apenas recuperar arquivos do disco, o TestDisk é a ferramenta gratuita que eu tentaria.

1. Baixe o TestDisk, extraia-o e execute o testdisk_win.
  2. Escolha Create quando ele perguntar sobre o arquivo de log.
  3. Selecione a unidade física com a partição excluída.
  4. Mantenha o tipo de tabela de partição detectado, a menos que você saiba que está errado.
  5. Escolha Analyse e depois execute Quick Search.
  6. Se nada útil aparecer, execute Deeper Search.
  7. Quando a partição ausente aparecer, destaque-a e escolha Write.
  8. Confirme a alteração e depois reinicie o PC.

Se a tabela de partição não tiver sido sobrescrita de forma muito grave, a partição geralmente volta após a reinicialização. Nem sempre, mas com frequência suficiente para valer a tentativa depois que seus arquivos estiverem protegidos.

Crie uma nova partição em vez disso

Se você já recuperou o que importa e só quer tornar a unidade utilizável novamente, este caminho é mais rápido.

1. Pressione Win + X e abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Clique com o botão direito no espaço Não alocado e escolha Novo Volume Simples.
  3. Siga o assistente. Defina o tamanho se necessário, atribua uma letra de unidade e escolha NTFS, a menos que precise de outra coisa.
  4. Mantenha a opção Executar uma formatação rápida marcada e depois conclua.

Quando terminar, copie seus arquivos recuperados de volta e siga em frente com a sua vida. Essa é a opção mais limpa se você não se importa em preservar a partição antiga exatamente como era.

Pare de usar a unidade primeiro. Essa parte do @mikeappsreviewer está 100 por cento certa.

Eu acrescentaria uma coisa. Verifique se você excluiu uma entrada de partição ou se o próprio sistema de arquivos foi danificado. Esses são problemas diferentes. Se o disco ainda mostra o tamanho antigo em ferramentas como o DiskPart, mas o Windows diz RAW ou pede para formatar, eu tentaria ler o SMART primeiro com o CrystalDiskInfo ou smartctl. Se a integridade estiver ruim, clone o disco setor por setor antes de fazer qualquer outra coisa. O ddrescue é melhor para unidades instáveis do que trabalhar no original.

Eu não teria pressa em reconstruir a tabela de partição, a menos que os dados estejam salvos em outro lugar. Gravar o mapa de partição errado dificulta a recuperação. Dados primeiro, reparo depois.

Se você quiser os arquivos sem formatar, o Disk Drill é uma opção sólida porque ele verifica o disco físico e muitas vezes encontra dados de partições excluídas por assinatura, além dos registros do sistema de arquivos. O R-Studio e o UFS Explorer também são fortes se o Disk Drill não encontrar tudo, especialmente em NTFS ou exFAT danificados.

Duas verificações rápidas que as pessoas costumam pular:

1. No DiskPart, execute list disk, select disk X, list volume. Às vezes o volume existe e só perdeu a letra.
  2. No Gerenciador de Dispositivos e na BIOS, confirme se o tamanho da unidade está correto. Tamanho errado geralmente aponta para problema de hardware, não uma simples exclusão.

Se isso for um SSD, aja rápido. O TRIM pode apagar blocos excluídos depois que a partição é removida. Em HDDs, as chances são melhores.

Além disso, se você quiser um guia visual rápido, este vídeo passo a passo de recuperação de dados do Windows é mais fácil de acompanhar do que uma parede de menus.

Então sim, restaurar sem formatar é possível. O melhor caminho é verificar o disco, recuperar os arquivos para outra unidade e depois decidir se você quer reconstruir a partição. Essa é a ordem mais segura.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer e @shizuka: eu não partiria direto para tentar restaurar a estrutura da partição, a menos que você tenha muita certeza de que nada mais mexeu nesse disco. Se o Windows, o Gerenciamento de Disco ou algum assistente já “ajudou”, a opção mais segura é tratar isso primeiro como recuperação de dados e só depois como reparo de partição.

Algumas coisas importantes:

• Se era um HDD, as chances são razoáveis.
  • Se era um SSD, o TRIM pode deixar isso muito mais feio, muito mais rápido.
  • Se a partição excluída estava criptografada com BitLocker, a recuperação ainda é possível, mas você vai precisar da chave e a partição/sistema de arquivos recuperado pode não montar corretamente.

O que eu verificaria e que quase não foi mencionado:

1. Veja se o disco é Dinâmico, Storage Spaces ou parte de um RAID. Se sim, pare de seguir conselhos normais de reparo de partição. Isso muda completamente o cenário.
  2. Inicialize por outro sistema operacional ou por um pendrive USB e inspecione a unidade em modo somente leitura, se possível. Às vezes o Windows fica um pouco ansioso demais.
  3. Se você só precisa de alguns arquivos críticos, priorize esses primeiro. Não perca horas tentando deixar a partição inteira bonitinha antes de recuperar os documentos de imposto / fotos / arquivos de projeto.

O Disk Drill é uma boa escolha aqui porque ele pode verificar todo o dispositivo físico e muitas vezes detectar o conteúdo da partição perdida mesmo quando o Windows só mostra espaço não alocado. Eu o usaria para recuperação antes de mexer em qualquer reconstrução. Depois, se você ainda se importar em restaurar o layout original, faça isso depois que seus arquivos estiverem fora da unidade.

Além disso, esta é uma leitura bem útil se você quiser mais dicas de recuperação de partição excluída que realmente fazem sentido.

O principal é: não formate, não crie um novo volume e não faça testes nesse mesmo disco. É assim que um erro corrigível se transforma em um permanente.

Estou com @codecrafter em uma coisa: recupere os dados primeiro, repare depois. Discordo um pouco de qualquer impulso de apenas reescrever a partição, a menos que você tenha certeza de que nada mexeu naquele espaço após a exclusão.

Algumas verificações que eu acrescentaria:

• Se o disco for GPT, compare os cabeçalhos GPT primário e de backup. Às vezes um deles sobrevive e as ferramentas conseguem reconstruir a partir dele sem formatar.
  • Verifique se a partição perdida era criptografada, compactada ou fazia parte de um arquivo de VM ou contêiner. Isso muda a aparência de uma recuperação bem-sucedida.
  • Se isso aconteceu em um gabinete USB externo, teste a unidade por uma conexão SATA/NVMe direta, se possível. Chips de ponte com defeito podem simular problemas de partição.

Sobre o Disk Drill: boa escolha se você quer recuperar arquivos sem mexer primeiro na tabela de partições.

Prós:

• visualização fácil dos arquivos recuperáveis
  • escaneia todo o disco físico, não apenas os volumes montados
  • geralmente lida bem com casos de partição excluída

Contras:

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem perder a estrutura original de pastas em sistemas de arquivos muito danificados
  • menos preciso do que ferramentas especializadas quando os metadados estão muito corrompidos

Então minha ordem seria:

1. Pare de usar o disco
  2. Verifique o hardware e o SMART
  3. Se estiver instável, clone primeiro
  4. Use o Disk Drill para copiar os arquivos importantes para outra unidade
  5. Só depois disso considere o TestDisk ou a reconstrução manual da partição

@shizuka, @codecrafter e @mikeappsreviewer já cobriram bem as regras de segurança mais óbvias. O único erro de verdade agora seria formatar ou criar um novo volume antes de tirar os arquivos dali.