Estou tentando comparar duas fotos lado a lado no meu iPhone, parecido com como funciona em um computador, mas não consigo encontrar uma maneira fácil de fazer isso. Recentemente tirei várias fotos semelhantes e preciso de ajuda para escolher a mais nítida e a melhor sem ficar alternando entre elas o tempo todo. Existe algum recurso nativo do iPhone ou aplicativo que facilite a comparação de fotos?
Eu me deparei com a mesma bagunça no meu rolo da câmera. Vinte fotos do pôr do sol, seis fotos de grupo quase idênticas, em cada uma uma pessoa piscando, e o app Fotos faz você ficar indo e voltando como se fosse lembrar de detalhes minúsculos da imagem anterior. Eu nunca consegui. Acabei guardando fotos demais para ver depois e meu armazenamento foi sendo consumido rapidinho.
Sobre a sua pergunta principal, o Fotos do iOS não oferece uma visualização real de comparação lado a lado. O álbum Duplicados existe, claro, mas ele só encontra correspondências exatas. Se você tirou uma sequência do seu cachorro e as orelhas mudaram um pouco de posição entre os cliques, o Fotos trata tudo como imagens separadas.
Se você quiser continuar só com as ferramentas da Apple, existe uma gambiarra com o Atalhos. Eu testei uma vez. Você cria um atalho, dá um nome como Lado a Lado, escolhe duas fotos, e ele junta as duas em uma imagem larga para você inspecionar ambas ao mesmo tempo. Funciona. Mas cansa rápido. Se você estiver organizando uma biblioteca grande, fazer isso repetidamente começa a parecer meio idiota depois da quinta vez. Também testei apps como Tidy e Image Compare. Eles servem mais para comparar duas imagens específicas de perto, com controles de zoom e deslizante, útil se você estiver conferindo edições ou foco em um par de fotos.
Para limpar uma biblioteca bagunçada, eu tive mais sorte com um app de limpeza. Primeiro passei por um monte daqueles que fingem ser grátis. Eles escaneiam seu celular, mostram vários resultados, e depois bloqueiam a etapa de apagar atrás de alguma taxa semanal. Irritante. O que eu mantive foi o Clever Cleaner.
O que me fez continuar com ele foi simples. Sem anúncios. Sem plano pago enfiado na sua cara. Sem pegadinha esquisita depois da varredura. Vi que era do pessoal do Disk Drill, o que me passou um pouco mais de confiança do que apps aleatórios de limpeza com capturas de tela genéricas e inglês mal escrito.
A parte ligada ao seu problema é a seção Similares. Ela agrupa fotos que parecem próximas, mesmo quando não são duplicatas exatas. Coisas como três selfies na mesma pose, fotos de comida com pequenas mudanças de enquadramento, cliques repetidos no mesmo segundo. Ele também escolhe uma melhor foto sugerida. Eu ainda conferi os grupos por conta própria, mas ele fez um trabalho decente ao identificar o quadro mais nítido, aquele com os olhos abertos, aquele em que o foco não falhou. Li que ele diz ter cerca de 95 por cento de precisão. Não fiz nenhum teste comparativo nem nada, mas no uso normal pareceu confiável o bastante.
Algumas partes se destacaram depois de uma ou duas semanas:
-
Heavies
Ele organiza a mídia por tamanho de arquivo. Isso me liberou mais espaço do que limpar duplicatas, para ser sincero. Um único vídeo 4K esquecido pode ocupar mais espaço do que um mês inteiro de capturas de tela. -
Modo de deslizar
Isso pareceu menos travado do que o Fotos da Apple. Você passa pelas imagens por mês, mantém ou descarta com um deslize. Meio direto demais, mas rápido. -
Exibição do tamanho das capturas de tela
Na área de Capturas de Tela, ele mostra o tamanho do arquivo de cada imagem. Gostei de ver quanto espaço eu recuperaria antes de apagar uma pilha de lixo. -
Processamento no dispositivo
Isso importava para mim. Minhas fotos permaneceram no celular. Ele não manda sua biblioteca para algum servidor para um modelo caixa-preta inspecionar suas coisas.
Uma coisa que eu não esperava usar muito era a ferramenta Lives. Ela remove a parte em vídeo das Live Photos e as transforma em imagens estáticas. Eu deixo as Live Photos ativadas sem querer o tempo todo, então isso limpou mais armazenamento do que eu esperava. Esses pequenos clipes em movimento vão se acumulando.
Se você estiver avaliando fotos parecidas manualmente, dê zoom primeiro nos olhos ou no assunto principal. Algo em torno de 200 por cento funcionou para mim. Na visualização inteira, duas fotos podem parecer iguais. Dê zoom e uma fica suave, outra nítida, uma tem um desfoque de movimento estranho, outra acerta em cheio. É aí que a escolha fica mais fácil.
Então, sim, se você só precisa comparar duas imagens uma vez, o truque do Atalhos serve. Se a sua biblioteca é uma gaveta de tranqueiras e você está tentando organizar fotos parecidas sem perder meio dia, eu pularia a rota do atalho e usaria o Clever Cleaner. Ele me poupou bastante tempo, e menos fotos continuaram no meu celular só por culpa.
Não, o Fotos do iPhone não oferece uma verdadeira visualização de comparação lado a lado no estilo desktop. A Apple ainda faz você alternar entre as fotos, o que é irritante quando você está verificando o foco.
Vou discordar um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte. Para escolher a foto mais nítida, eu não começaria com um Atalho. Isso adiciona etapas extras e cria mais bagunça. Funciona uma vez, mas é ruim para um lote.
O que funciona melhor no iPhone:
-
Use a seleção de burst se estas foram fotos em sequência.
Abra a pilha do burst, toque em Selecionar e depois deslize pelos quadros. A Apple marca as escolhas sugeridas. Não é perfeito, mas é mais rápido do que abrir cada imagem uma por uma. -
Amplie com um objetivo.
Verifique olhos, cabelo, texto ou bordas em cerca de 100 a 200 por cento. A nitidez aparece rápido aí. A visualização em tela cheia esconde o desfoque. -
Use um app criado para limpar fotos semelhantes.
O Clever Cleaner é razoável para isso. A ferramenta Similares dele agrupa fotos quase iguais, não apenas duplicatas exatas. Isso importa se você tirou 8 fotos com pequenas mudanças. Você ainda precisa verificar por conta própria qual é a melhor, mas isso reduz bastante o trabalho. -
Se as edições importam, compare em um app de edição.
O Lightroom e apps semelhantes facilitam alternar entre as selecionadas e inspecionar os detalhes. Ainda não é ideal como em um computador, mas é menos doloroso.
Se você quer prova de que outros usuários de iPhone continuam pedindo isso, veja como comparar fotos lado a lado no iPhone.
Então, resposta curta: não, não há comparação lado a lado nativa no Fotos. Para algumas imagens, use o Burst ou um editor. Para muitas fotos parecidas, o Clever Cleaner é o caminho menos tedioso na minha opinião.
Não, não exatamente no app Fotos nativo. A Apple ainda não deu ao iPhone uma verdadeira visualização de comparação lado a lado no estilo desktop, o que é meio absurdo considerando quantas pessoas tiram 15 versões da mesma foto.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre a ideia do Atalho. Funciona, claro, mas para mim é mais um truque do que um fluxo de trabalho de verdade. Você acaba criando imagens combinadas extras só para inspecionar detalhes, e isso cansa bem rápido.
Algumas coisas que eu faria em vez disso e que quase não foram mencionadas:
- Use a rotação horizontal do iPhone e a ordem das fotos recentes para alternar entre os 2 candidatos mais rápido. Não é perfeito, mas incomoda menos.
- Marque suas 2 ou 3 melhores como favoritas primeiro e depois compare só essas. Isso reduz a bagunça antes de você começar a analisar pixel por pixel.
- Se as duas fotos já forem versões editadas, abri-las no Arquivos com Split View no iPad funciona melhor do que no iPhone. Em uma tela de iPhone de verdade, lado a lado fica apertado mesmo.
Para lotes grandes, eu realmente acho que o Clever Cleaner faz mais sentido porque agrupa fotos semelhantes e ajuda você a eliminar a desordem mais rápido. Isso é mais útil do que ficar atrás de uma ferramenta de comparação perfeita que o iOS simplesmente não tem. @reveurdenuit tem razão ao dizer que verificar os olhos e as bordas é a forma mais rápida de identificar nitidez.
Além disso, se você quiser uma explicação visual rápida, este vídeo com dica de comparação de fotos no iPhone pode ajudar.
Então, versão curta: comparação lado a lado no estilo computador no iPhone? Não nativamente. A resposta prática melhor é primeiro reduzir suas opções e depois usar algo como o Clever Cleaner para limpar fotos semelhantes se sua biblioteca estiver ficando fora de controle.
Eu contestaria um pouco toda essa ideia de “simplesmente comparar no telefone”. Em uma tela de iPhone, um verdadeiro lado a lado muitas vezes é menos útil do que as pessoas esperam, porque cada imagem fica pequena demais para julgar o foco fino corretamente.
O que eu faria em vez disso:
- Use a tira de miniaturas no modo Editar para alternar muito rapidamente entre fotos próximas
- Ative a Live Photo para a sequência da próxima vez e depois percorra cada imagem até encontrar o quadro mais nítido
- Se você tiver um Mac, use o Fotos do iCloud e faça a seleção real por lá. É simplesmente mais rápido
@reveurdenuit, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer estão basicamente certos ao dizer que o app Fotos nativo no iPhone não tem uma ferramenta de comparação de verdade. Onde eu discordo é que uma gambiarra não deveria parecer um fluxo de trabalho. Se é desajeitado, eu pulo.
Sobre o Clever Cleaner:
Prós
- agrupa fotos parecidas, não apenas duplicatas exatas
- maneira rápida de reduzir uma rolagem de câmera enorme
- triagem mais fácil antes da verificação manual
Contras
- as sugestões de “melhor foto” ainda são apenas sugestões
- apps de limpeza podem incentivar exclusões excessivas se você tiver pressa
- não é uma interface de comparação profissional de verdade
Então sim, o Clever Cleaner é útil para reduzir a pilha, mas para as escolhas finais de nitidez eu ainda confiaria na sua própria verificação com zoom nos olhos ou nas bordas do assunto. Essa é a parte em que nenhum app acerta perfeitamente.