É possível adicionar armazenamento ao iPhone sem o iCloud?

O armazenamento do meu iPhone está completamente cheio, e estou ficando sem espaço para fotos, apps e atualizações. Não quero usar o iCloud, então preciso de ajuda para encontrar outras maneiras de adicionar armazenamento ou liberar espaço sem perder meus arquivos. Quais são as melhores opções para expandir o armazenamento do iPhone sem o iCloud?

Sim, eu entendo por que isso parece idiota. Você paga pelo iCloud, seu telefone ainda grita Armazenamento Quase Cheio, e de alguma forma as duas coisas continuam sendo verdade ao mesmo tempo.

A parte que a Apple nunca diz em português claro é a seguinte. O armazenamento do seu iPhone é hardware fixo. Ele fica na placa lógica, e continua sendo o que era no primeiro dia. Se o seu telefone saiu de fábrica com 64GB ou 128GB, você está preso a 64GB ou 128GB. O iCloud não adiciona espaço físico dentro do telefone. Ele armazena cópias, sincroniza coisas e ajuda a mover itens para fora do aparelho, mas não transforma um telefone de 64GB em um telefone de 256GB.

Se o seu objetivo é ter mais espaço sem outra cobrança mensal, eu olharia primeiro para armazenamento externo. Um pendrive Lightning ou USB-C funciona bem para vídeos grandes e despejos de fotos. O SanDisk iXpand é muito mencionado por um motivo. Você conecta, move os arquivos para ele e depois apaga esses arquivos do telefone. Pronto. Se você já tem cartões SD sobrando por aí, um leitor de cartão SD para Lightning é outro caminho barato. Uma compra, sem assinatura, sem configuração estranha de conta.

Ainda assim, eu não compraria hardware antes de verificar quanto lixo já está ocupando espaço. Eu tive um iPhone que chegou ao ponto de parecer meio morto. A câmera demorava uma eternidade para abrir. Os apps continuavam fechando. Digitar ficava com atraso. Parecia um problema de desempenho, mas o armazenamento baixo era a causa principal. O iOS precisa de espaço de respiro para cache, atualizações, arquivos temporários, todas aquelas coisas chatas do sistema. Quando você chega perto da capacidade total, o telefone começa a funcionar mal.

Então eu fiz primeiro a limpeza demorada. Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. A partir daí, descarreguei apps que eu mal usava, principalmente jogos antigos. Descarregar mantém os dados do app, o que me salvou de perder progresso. Também limpei os dados de sites armazenados pelo Safari em Ajustes > Apps > Safari > Avançado > Dados dos Sites. Anexos antigos de mensagens foram outra surpresa. Os meus tinham pilhas de vídeos e capturas de tela que eu tinha esquecido que existiam.

A parte irritante é como tudo isso parece manual. Você fuça uma categoria, depois outra, depois algum canto escondido do armazenamento que esqueceu que o iOS sequer tinha. Depois de fazer isso mais de uma vez, parei de fingir que as ferramentas nativas eram suficientes para uma biblioteca enorme de fotos.

Acabei usando o Clever Cleaner, principalmente porque eu estava cansado da lentidão e queria um lugar só para organizar a bagunça. O que mais me ajudou foi a visualização por tamanho de arquivo. Em vez de adivinhar qual vídeo era enorme, eu vi os piores culpados na hora. Um clipe aleatório em 4K, uma gravação de tela gigante, dez capturas de tela de que eu não precisava, tudo listado com os tamanhos reais.

Também há uma ferramenta para fotos duplicadas e quase duplicadas. A minha encontrou aquelas bagunças de fotos em sequência em que eu tinha oito imagens quase idênticas e só queria uma. Gostei que a análise ficou no aparelho. Sou exigente com a ideia de jogar minha biblioteca de fotos em algum servidor desconhecido, e isso pareceu menos suspeito. Depois que liberei cerca de 15GB, o telefone se acalmou. Os apps voltaram a abrir normalmente. A câmera parou de travar. Parecia que o telefone tinha recuperado o pulso.

Se você ainda ficar sem espaço depois de uma limpeza de verdade, então use armazenamento em nuvem como armazenamento, não como expansão mágica. O Google Fotos dá 15GB grátis. O Dropbox dá 2GB grátis. Eles também não aumentam o armazenamento interno do iPhone, mas dão a você outro lugar para guardar arquivos antes de apagá-los localmente.

Então não, você não pode comprar mais gigabytes internos para o iPhone depois do fato. O que você pode fazer é liberar espaço, mover arquivos para fora ou usar uma unidade externa. Eu começaria com a limpeza antes de gastar qualquer coisa. Muitos telefones cheios estão lotados de duplicatas, fotos borradas, caches antigos, anexos velhos e vídeos gigantes que as pessoas esqueceram meses atrás.

Não. Você não adiciona armazenamento interno a um iPhone depois de comprá-lo. A Apple o solda no lugar. Então, se o seu telefone é de 64GB, ele continua sendo de 64GB.

Onde eu divirjo um pouco de @mikeappsreviewer é nisto. Eu não correria para comprar uma unidade flash primeiro. Muita gente acaba com uma unidade cheia de coisas que nunca olha, e o telefone ainda enche de novo uma semana depois.

Melhores opções sem iCloud:

1. Mova fotos e vídeos para um computador.
    Use o app Fotos no Mac ou o Explorador de Arquivos no Windows. Importe-os, confirme que foram copiados e depois apague-os do iPhone. Isso libera mais espaço rapidamente. Um vídeo 4K de 1 minuto costuma ter de 300MB a 400MB.

2. Altere as configurações da câmera.
    Vá em Ajustes, Câmera, Formatos. Escolha Alta Eficiência.
    Vá em Gravar Vídeo. Se você grava em 4K, mude para 1080p, a menos que precise de 4K. Isso evita que o problema volte tão rápido.

3. Configure o Mensagens para apagar conversas antigas automaticamente.
    Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens. Defina como 1 Ano ou 30 Dias se você não precisar de conversas antigas. Anexos de mensagens ocupam muito espaço.

4. Remova mídias baixadas.
    Verifique Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts. Downloads offline frequentemente ocupam de 5GB a 20GB e as pessoas esquecem deles.

5. Use ferramentas locais de limpeza.
    Vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner se a biblioteca de fotos for o principal problema. Ele ajuda a encontrar duplicatas, fotos parecidas e arquivos grandes mais rápido do que fuçar nos menus de armazenamento do iPhone um por um.

6. Use armazenamento externo apenas para arquivos.
    Se você quer armazenamento offline sem iCloud, um SSD USB-C em iPhones mais novos funciona melhor do que pequenas unidades flash na minha opinião. Mais rápido, mais confiável e mais barato por GB.

Se você quiser um passo a passo simples, esta análise do Clever Cleaner é razoável:
assista a esta análise do Clever Cleaner para limpar o armazenamento do iPhone

Se o seu telefone estiver cheio e as atualizações do iOS falharem, tente liberar pelo menos 8GB a 10GB primeiro. Os iPhones ficam estranhos quando o espaço livre cai demais.

Não. Você não pode aumentar o armazenamento interno de um iPhone depois de comprá-lo. Essa parte é fixa. Então a resposta real é liberar espaço, mover coisas para fora do telefone ou usar armazenamento externo como excesso.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas acho que uma coisa é ignorada com frequência: verifique se o Fotos está mantendo os originais no dispositivo, porque isso pode consumir um espaço absurdo silenciosamente, mesmo que você quase não instale apps. Também olhe Memos de Voz, GarageBand, CapCut, rascunhos do Instagram e downloads do Arquivos. Esses são pequenos goblins de armazenamento traiçoeiros.

Algumas opções sem iCloud nas quais eles realmente não focaram:

• Use um NAS ou servidor doméstico se você quiser sua própria “nuvem pessoal” sem a Apple. O Synology funciona muito bem.
  • Transfira fotos/vídeos por cabo para um PC regularmente e depois faça backup em um disco rígido externo.
  • Exclua e reinstale apps inchados como TikTok, Instagram, Reddit ou apps de navegador. Às vezes o cache fica ridículo.
  • Verifique Arquivos > No Meu iPhone. As pessoas esquecem que isso existe e depois se perguntam para onde foram 12 GB rs.

Se o seu principal problema são fotos, o Clever Cleaner provavelmente vale a pena testar, já que ele pode mostrar duplicatas e arquivos grandes mais rápido do que procurar manualmente. Além disso, se você quiser opiniões de fora, esta discussão é boa: feedback real do Reddit sobre o Clever Cleaner para limpeza de armazenamento do iPhone

Resumindo: sem upgrade interno, sim para unidades externas/computadores/NAS, e sim, você pode liberar uma quantidade surpreendente sem mexer no iCloud.