Descarregar apps reduz os aplicativos no armazenamento do iPhone?

Estou com pouco armazenamento no iPhone e comecei a ver a opção Desinstalar App, mas não tenho certeza de quanto espaço ela realmente economiza. Quero entender se desinstalar apps reduz o armazenamento dos apps sem apagar dados importantes, porque preciso liberar espaço para fotos, atualizações e uso diário.

Por que Aplicativos no Armazenamento do iPhone parece errado

Também aconteceu comigo. A parte chamada Aplicativos parecia inflada, e então, certa manhã, estava quase com o dobro do tamanho. Eu tinha apagado coisas na noite anterior, então não fazia sentido.

O que o iPhone mostra ali não são apenas os apps que você instalou. Ele reúne algumas partes diferentes:

O que entra em Aplicativos

1. O próprio app
    Este é o arquivo principal necessário para abri-lo.

2. Seus dados salvos
    Logins, ajustes, arquivos dentro do app, conteúdo baixado.

3. Arquivos de suporte
    Pacotes de idioma, arquivos auxiliares, recursos extras.

4. Cache
    Esta é a parte bagunçada. Apps de redes sociais, apps de vídeo, apps de compras e até navegadores guardam dados temporários por toda parte.

Então, se o seu armazenamento aumenta rápido, o cache geralmente é o motivo.

Por que às vezes dobra durante a noite

Eu vi isso depois de assistir a vários vídeos e ficar rolando pelos apps por uma ou duas horas. O iOS nem sempre atualiza os números de armazenamento na hora. Ele corrige isso depois. Quando finalmente recalcula os dados em cache, o gráfico parece ter explodido do nada.

As Fotos tendem a permanecer previsíveis. Os apps não. Quanto mais você os usa, mais lixo eles acumulam. Um app de mensagens com histórico de mídia ou um jogo com recursos baixados cresce rápido.

Desinstalar App não é o mesmo que Apagar App

Essa parte me confundiu no começo.

Quando você usa Desinstalar App, o iPhone remove o arquivo do app, mas mantém seus documentos e dados armazenados. Então, se um jogo ocupa 200 MB pelo app em si e 4 GB por mapas, texturas e outras coisas baixadas, desinstalar remove apenas a parte de 200 MB.

Se você quiser recuperar todo o espaço, precisa usar Apagar App.

Mesmo assim, a tela de armazenamento às vezes demora para atualizar. Já aconteceu comigo de apagar algo e o número continuar alto por um tempo. O iOS estava atrasado, ou algum armazenamento residual do sistema ainda não tinha sido limpo.

Onde verificar a divisão real

Vá aqui:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Espere um pouco. Em alguns celulares, isso carrega devagar.

Toque em qualquer app. Você normalmente verá duas linhas úteis:

• Tamanho do App
  • Documentos e Dados

Essa tela dá a resposta mais próxima da realidade. Se Documentos e Dados estiver enorme, o problema não é a instalação do app em si. São todas as coisas que o app acumulou ao longo do tempo.

Por que pouco armazenamento faz o celular ficar ruim

Essa foi a parte que notei antes de entender o problema de armazenamento. Meu celular ficou lento. A câmera abria devagar. Os apps travavam. Alguns fechavam sozinhos. Digitar parecia atrasado, o que é especialmente irritante.

Quando o espaço livre fica baixo, o iOS tem menos margem para arquivos temporários e tarefas rotineiras em segundo plano. Você sente isso em todo lugar. Não de uma forma dramática, mas como se o celular inteiro ficasse pegajoso.

O que tentei primeiro

Fiz a limpeza de sempre:

• mensagens antigas
  • dados do Safari
  • downloads aleatórios
  • arquivos no app Arquivos
  • apps sem uso

Ajudou, mas não muito. Foi um trabalho lento, e eu continuava correndo atrás de ganhos pequenos.

O app que acabei usando

Usei Clever Cleaner depois de me cansar de fazer tudo manualmente.

O que mais me ajudou foi ver arquivos grandes organizados em um só lugar. A seção Heavies deles facilitou identificar vídeos gigantes e gravações antigas que eu tinha esquecido que ainda estavam lá. Alguns dos meus eram clipes de vários gigabytes, o que foi… sim, constrangedor.

O localizador de fotos duplicadas também foi útil. Eu tinha fotos em sequência demais e capturas de tela quase idênticas. Ele mostrava claramente os tamanhos dos arquivos, então eu sabia quanto economizaria ao apagar cada lote.

Um detalhe que me importou: ele diz que o processamento fica no dispositivo. Eu costumo evitar apps que enviam minha biblioteca de fotos para algum lugar.

Versão curta

Se Aplicativos parecer grande demais, isso normalmente significa arquivos em cache e dados de apps, não apenas apps instalados.

Se desinstalar quase não muda nada, isso faz sentido. Desinstalar remove o arquivo do app, não a maior parte dos dados armazenados.

Se você quiser confirmar para onde o espaço foi, verifique cada app em Armazenamento do iPhone e compare Tamanho do App com Documentos e Dados.

Foi isso que finalmente fez tudo se encaixar para mim.

Sim, mas apenas um pouco em alguns casos.

Desinstalar o app temporariamente remove o próprio aplicativo. Mantém os dados do app, configurações, logins e arquivos locais. Então, o número de Armazenamento do iPhone para Aplicativos diminui pelo tamanho do binário do app, não pela ocupação total.

Exemplo simples:
Se o Instagram mostrar:
Tamanho do App: 320 MB
Documentos e Dados: 2,8 GB

Desinstalar temporariamente economiza cerca de 320 MB.
Apagar economiza cerca de 3,1 GB.

Então, se você precisa de espaço rápido, desinstalar temporariamente ajuda mais com apps em que o Tamanho do App é grande e os dados armazenados são pequenos. Jogos costumam ser bons candidatos. Apps de streaming, redes sociais, podcasts e chat geralmente mantêm muitos dados, então desinstalá-los temporariamente ajuda menos do que as pessoas esperam.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. O cache é um fator enorme, sim, mas para muitas pessoas o maior vilão do armazenamento é a mídia baixada dentro dos apps, não os arquivos temporários. Downloads da Netflix, músicas offline do Spotify, anexos do WhatsApp, rascunhos do TikTok, tudo isso se acumula rápido.

O que eu faria:

1. Verifique primeiro os maiores apps.
  2. Compare Tamanho do App vs Documentos e Dados.
  3. Desinstale temporariamente apps com Tamanho do App grande.
  4. Apague e reinstale apps com Documentos e Dados inflados, se você souber que suas coisas estão sincronizadas.
  5. Limpe fotos e vídeos grandes também, porque esses geralmente superam de longe a economia com apps.

Se você quiser uma limpeza mais rápida, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar fotos duplicadas e arquivos pesados. Ele também aparece com frequência em guias que cobrem os melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone.

Resposta curta: desinstalar temporariamente reduz o armazenamento de Aplicativos, sim. Isso não remove a maior parte dos dados acumulados pelo app. Essa parte confunde muita gente.

Sim, mas geralmente não tanto quanto as pessoas esperam.

Desinstalar um app reduz a categoria Aplicativos, mas apenas ao remover o pacote do app em si. As informações da sua conta, arquivos salvos, downloads e muitos dos dados restantes do app podem continuar lá. Então a redução no armazenamento pode ser mínima se o app estiver mais inchado com dados do que com a instalação em si.

É aí que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e também um pouco de @voyageurdubois. As pessoas focam muito no cache do app ou na mídia baixada, mas às vezes o problema maior é que os rótulos de armazenamento do iOS são meio vagos e demorados para atualizar. Você desinstala algo, e o número nem sempre muda na hora. Super irritante.

A resposta prática:

• Desinstalar app = mantém seus dados, remove o app
  • Apagar = remove o app + os dados dele
  • Melhor uso para desinstalar app = apps que você raramente abre, mas quer manter configurados

Então sim, desinstalar ajuda, só que não de forma milagrosa. Se você tocar em um app no Armazenamento do iPhone e vir um Tamanho do App pequeno, mas Documentos e Dados enormes, desinstalar não vai ajudar quase nada.

Sinceramente, para uma limpeza rápida, fotos e vídeos geralmente liberam muito mais espaço do que desinstalar apps. Se você quiser acelerar isso, Clever Cleaner é útil para encontrar duplicatas e arquivos pesados sem precisar fazer toda a caça ao tesouro manualmente.

Além disso, se você quiser um passo a passo visual, este aqui é razoável sobre como limpar o armazenamento do iPhone de graça.

Pequena correção ao que @voyageurdubois, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer abordaram: descarregar realmente reduz o total de Aplicativos, mas esse número nem sempre é uma medição limpa de antes e depois porque o iOS pode reclassificar o armazenamento em segundo plano. Então sim, espaço é liberado, mas o gráfico de categorias pode não cair exatamente como você espera.

A regra útil é esta:

• Se um app tem um Tamanho do App grande, descarregar ajuda
  • Se um app tem Documentos e Dados enormes, descarregar quase não faz diferença
  • Se o app armazena dados na nuvem e pode ser baixado novamente com segurança, excluir geralmente é a opção mais eficaz

Uma coisa que as pessoas ignoram: alguns apps permitem limpar downloads dentro do próprio app. Isso costuma ser melhor do que descarregar porque você mantém o app instalado e remove os verdadeiros vilões.

Sobre o Clever Cleaner:
Prós:

• bom para identificar fotos duplicadas e mídias grandes rapidamente
  • mais fácil do que procurar manualmente pelo armazenamento

Contras:

• não vai reduzir magicamente os Documentos e Dados de apps em todos os apps
  • menos útil se o seu problema for principalmente anexos de mensagens ou downloads específicos de apps

Então sim, descarregar reduz o armazenamento de apps, só não reduz toda a pegada do app. Em muitos casos, excluir downloads, vídeos ou usar o Clever Cleaner para limpar mídias traz resultados melhores.