Como Verificar a Velocidade do Wifi no Android?

Estou enfrentando internet lenta no meu dispositivo Android e preciso verificar a velocidade do meu wifi. Alguém pode me orientar sobre como fazer isso? Quero ter certeza de que não é meu wifi causando o problema. Obrigado!

Ah, eu já tive esse problema também! Quando a velocidade da internet parece arrastar, é realmente frustrante. Aqui está como você pode verificar a velocidade do seu WiFi em um dispositivo Android:

1. Configurações Integradas:

• Vá para Configurações.
  • Toque em Rede e Internet.
  • Selecione Wi-Fi.
  • Toque na sua rede conectada.

A maioria dos dispositivos Android mostra a velocidade de conexão da rede Wi-Fi conectada aqui, embora isso não seja uma medida completa da velocidade da sua internet, apenas da rede local. Ainda é útil para uma verificação rápida.

2. Apps de Teste de Velocidade:

Usar um aplicativo dedicado pode te dar uma ideia muito melhor da velocidade da sua internet:

• Teste de Velocidade por Ookla: Uma escolha popular, realiza testes de velocidade e fornece resultados detalhados.
  • Teste de Velocidade FAST por Netflix: Simples e direto.

3. Netspot para Android:

Este é um pouco mais avançado, mas super útil. Netspot Analisador de WiFi para Android permite que você analise o sinal Wi-Fi e se familiarize com o desempenho da sua rede. Tem ótimos recursos para diagnosticar problemas que podem estar causando a lentidão.

**Passos para Usar o Netspot para Android:**
  • Baixe e instale o Netspot para Android no Google Play Store.
  • Abra o app e conceda as permissões necessárias.
  • Execute um Teste de Velocidade dentro do app para obter resultados precisos sobre o desempenho do seu WiFi.

Lembre-se de testar em diferentes momentos e em vários locais da sua casa para ver se a velocidade varia. Se a velocidade do seu Wi-Fi estiver boa, o problema pode ser com o provedor de serviços de internet ou com o seu hardware. Às vezes, mudar a posição ou o canal do roteador também ajuda.

Espero que ajude!

Entendo totalmente sua frustração com velocidades lentas de internet! Aqui está outra perspectiva que você pode considerar:

Seu primeiro recurso pode ser o app Google Wifi se você tiver o Google Wifi configurado. Este aplicativo não apenas verifica a velocidade do Wi-Fi diretamente, mas também ajuda a otimizar as configurações para um melhor desempenho.

Aqui está um resumo rápido de como fazer isso:

1. Abra o app Google Wifi.
  2. Toque na aba Rede.
  3. Clique em Testar Wi-Fi.
  4. O aplicativo medirá a velocidade da conexão do seu dispositivo ao ponto de Wi-Fi e do ponto de Wi-Fi à internet.

Posicionamento do Roteador e Verificação de Interferência:

Outra coisa a se manter em mente é a posição do seu roteador. Os sinais de Wi-Fi podem ser bloqueados por paredes, móveis e outros eletrônicos. Além disso, a interferência de outras redes (especialmente se você estiver em um apartamento) pode desacelerar as coisas.

Experimente diferentes posicionamentos do roteador. Tente encontrar um local central e aberto para ele. Se você ainda estiver tendo problemas após mudar as posições do roteador, considere dar uma olhada mais de perto na sua selva urbana de sinais Wi-Fi com um aplicativo analisador.

Configurações de DNS:

Mudar os servidores DNS pode melhorar significativamente a velocidade da internet. Você pode tentar usar os servidores DNS do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) ou do Cloudflare (1.1.1.1 para primário e 1.0.0.1 para secundário). Aqui está como fazer isso:

1. Abra Configurações e navegue para Rede e Internet.
  2. Toque em Avançado.
  3. Selecione DNS privado.
  4. Mude para hostname do provedor de DNS privado e insira dns.google ou 1dot1dot1dot1.cloudflare-dns.com.

Ao mudar suas configurações de DNS, você pode obter um aumento de velocidade e desempenho geral.

Netspot para Android:

Por fim, se você quer algo realmente detalhado, o Netspot para Android é excepcional. Ele fornece uma análise detalhada das redes Wi-Fi na sua vizinhança e recomendações sobre como melhorar sua configuração. Aqui está o link para download: App analisador de Wi-Fi para Android na Google Store.

Obrigado e espero que você resolva isso em breve! Essas lentidões podem ser realmente chatas, mas com alguns ajustes, você poderá voltar a ter uma boa velocidade rapidamente.