Como posso recuperar dados de um disco rígido com setores defeituosos e estalos?

Meu disco rígido começou a fazer sons de clique e agora tem setores defeituosos, e estou preocupado que ele esteja prestes a falhar completamente. Ele contém arquivos importantes que eu realmente preciso recuperar, mas não tenho certeza se devo tentar um software de recuperação de dados ou parar de usá-lo imediatamente para evitar mais danos. Procuro ajuda sobre a maneira mais segura de recuperar dados de um disco rígido com falha, com ruído de clique e setores defeituosos.

Se a sua unidade estiver apresentando erros de CRC, travando ao abrir pastas ou parando durante leituras, pare de usá-la agora. Aprendi isso da pior forma. Continuei mexendo em uma unidade com problema, tentei reabrir a mesma pasta várias vezes, e ela piorou a cada hora. Se for uma unidade externa, desconecte-a. Se for a unidade do sistema, desligue a máquina e deixe-a em paz até você ter um plano.

O que normalmente acontece é simples. O firmware da unidade continua tentando repetir leituras com erro. O Windows entra nisso também e continua forçando os mesmos pontos. Mais tentativas significam mais desgaste, mais calor, mais chances de um problema pequeno virar um dano sem volta.

O que esses setores defeituosos geralmente significam

Há dois casos principais.

Setores defeituosos lógicos geralmente são incompatibilidades de dados. Já vi isso acontecer depois de quedas repentinas de energia, desligamentos forçados e cabos USB suspeitos. A superfície de armazenamento ainda pode estar boa. O problema fica nos dados ou nas informações de correção de erro.

Setores defeituosos físicos significam problema físico. Área do prato danificada. Cabeça fraca. Mecânica envelhecida. Software não repara dano físico. No máximo, marca áreas defeituosas para que a unidade pare de tentar usá-las.

Não execute o CHKDSK primeiro

Muita gente vai direto para o CHKDSK porque ele já vem no sistema e parece seguro. Eu não faria isso em uma unidade com a qual você se importa.

O CHKDSK tenta tornar o sistema de arquivos consistente novamente. O trabalho dele é fazer o volume voltar a um estado utilizável. Seus arquivos não são a principal preocupação dele. Se os metadados estiverem corrompidos, ele pode remover referências, cortar links para pastas ou mover entradas danificadas para fragmentos de recuperação. Já vi pessoas executarem isso e perderem o caminho fácil de recuperação que tinham antes.

O primeiro passo deve ser um clone ou uma imagem. Byte por byte, se a unidade ainda responder. Uma única passagem de leitura cuidadosa para uma unidade saudável. Depois você trabalha a partir da cópia, não do original. O disco com falha vai para a prateleira.

Meu caminho DIY habitual

O que funcionou melhor para mim foi criar uma imagem com um software de recuperação e depois analisar a imagem em vez do disco com falha.

Tive resultados razoáveis com o Disk Drill. A maioria das pessoas o conhece por arquivos excluídos, mas a parte de criação de imagem de disco importa mais aqui. Em unidades instáveis, o comportamento útil é este: ele não fica preso para sempre em um setor ruim e não arrasta todo o trabalho para o buraco. Ele pula áreas problemáticas, extrai primeiro os dados íntegros e depois volta e tenta leituras menores nas partes mais teimosas. Isso importa. Menos tempo forçando um bloco danificado significa menos estresse em uma unidade que já está por um fio.

O fluxo de trabalho básico

1. Pegue outra unidade saudável com espaço livre suficiente.
  2. Crie uma imagem completa ou clone da unidade com falha.
  3. Desconecte a unidade ruim assim que a imagem estiver pronta.
  4. Monte ou anexe o arquivo de imagem na ferramenta de recuperação.
  5. Analise a imagem em busca de arquivos recuperáveis.
  6. Restaure os arquivos recuperados em outra unidade de destino.

Não recupere os arquivos de volta para o mesmo disco defeituoso. Eu sei que as pessoas ainda tentam isso. Péssima ideia.

Quando software é a escolha errada

Se a unidade estala, range, apita, desacelera até parar, não consegue girar ou some da BIOS, eu interromperia a tentativa caseira.

Esses sons geralmente apontam para falha mecânica. Nessa fase, software não é a solução. Se os dados importam, fotos de família, trabalho de cliente, projetos antigos que você não consegue refazer, envie para um laboratório. Lugares como Gillware ou Techchef fazem troca de cabeças e trabalho de recuperação controlada. Pelo que vi, o custo costuma ficar em algum lugar entre $500 e $3,000, às vezes mais se o dano for feio. Dói, sim. Ainda assim sai mais barato do que perder dados insubstituíveis.

Depois da recuperação

Quando seus arquivos forem copiados e verificados, abra-os. Faça uma checagem por amostragem em documentos, fotos, vídeos, arquivos compactados. Não presuma que uma cópia bem-sucedida signifique dados íntegros.

Só depois que seus dados estiverem seguros você deve mexer na unidade original. Se ainda quiser usá-la para armazenamento descartável, pode executar uma formatação completa ou usar chkdsk /r no PowerShell para mapear áreas defeituosas. Eu não confiaria novamente uma unidade assim para nada importante. Quando um disco começa a apresentar esses sintomas, ele tende a continuar piorando.

O que mudei depois de passar por isso

Parei de confiar em uma única cópia de qualquer coisa importante. A regra de backup 3-2-1 é chata, mas salva você quando o hardware enlouquece.

3 cópias dos seus dados.
2 tipos diferentes de armazenamento.
1 cópia fora do local ou na nuvem.

Configure isso uma vez e o seu eu do futuro terá uma semana muito mais fácil.

Clicar muda a resposta. Eu trataria isso como uma possível falha do cabeçote, não como um problema de sistema de arquivos. Se os arquivos importam, desligue e pare de testar pastas, varreduras e tentativas de cópia. Cada leitura extra prejudica suas chances.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante, pule o CHKDSK nesta fase. Onde eu divirjo um pouco é na criação de imagem por conta própria. Se a unidade clica mais de uma vez de tempos em tempos, ou some da BIOS, eu pularia primeiro os softwares caseiros de recuperação e pediria um orçamento a um laboratório. Cliques mais setores defeituosos é uma combinação ruim.

Se você ainda quiser uma tentativa controlada por conta própria, faça isso uma vez. Use uma conexão SATA direta, não uma dock USB instável. Mantenha a unidade fria. Monitore o SMART com o CrystalDiskInfo. Se as contagens de Reallocated, Pending ou Uncorrectable estiverem aumentando durante a cópia, pare. Quanto ao software, o Disk Drill é bom para criar uma imagem e depois analisar a imagem, não a unidade de origem. R-Studio ou ddrescue também valem a pena se você souber o que está fazendo.

Ordem de prioridade para mim:

1. Arquivos mais importantes primeiro, se a unidade continuar legível.
  2. Imagem completa para um disco saudável, se as leituras estiverem estáveis o suficiente.
  3. Recuperar apenas a partir da imagem.

Se a unidade for o seu disco de inicialização, remova-a e conecte-a a outro PC como disco secundário. Não inicialize por ela novamente.

Além disso, vale a pena ler este guia sobre como lidar com setores defeituosos em um disco rígido antes da falha total.

Se começar a clicar mais alto, desacelerar ou desaparecer, pare imediatamente e envie para um serviço especializado.

Clicar muda isso de “talvez recuperável em casa” para “trate como se pudesse morrer no próximo ciclo de energia.” Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas sou um pouco menos otimista quanto a encaixar muitas tentativas de faça você mesmo depois que o ruído mecânico começa.

Minha opinião:

• Se os dados são realmente importantes, pare de ligá-lo e peça primeiro um orçamento a um profissional.
  • Se a recuperação profissional for cara demais e você aceitar o risco, faça exatamente uma tentativa controlada.
  • Não execute o CHKDSK, não desfragmente, não fique abrindo as mesmas pastas esperando que magicamente funcionem desta vez. É assim que as pessoas acabam destruindo um disco que já está morrendo.

Uma coisa que eu acrescentaria e que eles não enfatizaram o suficiente: cliques também podem significar falha de alinhamento das cabeças/falha de leitura, e cada nova tentativa pode significar que as cabeças ficam batendo repetidamente tentando se calibrar. Isso não são apenas “setores defeituosos”. Isso é uma potencial falha de hardware.

Se você fizer uma tentativa em casa:

• use uma porta SATA de desktop, não uma ponte USB barata
  • tenha o disco de destino pronto antes
  • copie os arquivos mais insubstituíveis antes de tentar uma imagem completa
  • se o disco ficar extremamente lento, desaparecer ou os cliques piorarem, pare imediatamente

O Disk Drill é razoável aqui principalmente porque permite criar uma imagem primeiro e trabalhar a partir dela, em vez de torturar o disco de origem. Essa parte importa mais do que a varredura de arquivos. Se você quiser mais informações antes de escolher uma ferramenta de recuperação de dados para a sua situação, este é um bom vídeo: como escolher o software certo de recuperação de dados.

Uma pequena discordância em relação ao conselho habitual: “sempre faça uma imagem do disco inteiro primeiro” não é perfeito se o disco estiver se degradando rapidamente. Às vezes, pegar primeiro as pastas absolutamente críticas é a jogada mais inteligente.

Além disso, truques de freezer, bater no disco, “reparos” aleatórios do YouTube… não. Isso é material de histórias de terror de fóruns.

Clicar é a parte que me torna um pouco mais conservador do que @techchizkid e @mikeappsreviewer em relação ao faça você mesmo. Setores defeituosos sozinhos às vezes podem ser tratados com cuidado por software. Cliques mais setores defeituosos muitas vezes significam que a unidade está falhando no nível do hardware, então seu orçamento de recuperação é basicamente o número de minutos seguros de funcionamento que ainda restam.

Minha opinião:

• Se os arquivos valem dinheiro de verdade ou são insubstituíveis, pule os experimentos e peça um orçamento a um laboratório agora.
  • Se eles são importantes, mas não valem o preço de uma recuperação profissional, faça apenas uma tentativa curta e controlada.
  • Se a unidade fica clicando repetidamente quando está ociosa, e não apenas ao girar pela primeira vez, eu não faria uma varredura completa da superfície em casa.

Pequena discordância com a regra usual de criar uma imagem de tudo primeiro: se a unidade ainda monta e você sabe exatamente quais 2 ou 3 pastas importam mais, eu pegaria essas primeiro antes de buscar um clone perfeito. Em algumas unidades morrendo, a janela se fecha antes de a imagem terminar.

Algumas coisas que eu acrescentaria e que não foram enfatizadas o suficiente:

1. Verifique a etiqueta/modelo da unidade antes de fazer qualquer coisa.
    Algumas famílias de unidades têm péssima reputação por problemas nos cabeçotes ou comportamento estranho de firmware. Isso pode mudar se o faça você mesmo faz sentido.

2. Evite desligar e ligar de novo repetidamente.
    As pessoas desligam, reconectam, reiniciam, tentam de novo via USB, depois SATA, depois outro PC. Esse giro repetido ao ligar pode acabar de vez com uma unidade fraca.

3. Não confie na alimentação via USB.
    Mesmo que a ponte USB não esteja instável, uma alimentação no limite em unidades externas alimentadas pelo barramento pode fazer os sintomas parecerem piores do que são.

Sobre o Disk Drill especificamente, já que surgiu o assunto:

Prós:

• fluxo de criação de imagem fácil
  • bom para examinar uma imagem em vez de forçar a unidade original
  • mais amigável do que muitas ferramentas voltadas para profissionais

Contras:

• não é minha primeira escolha para instabilidade mecânica severa
  • pode parecer pesado se você só quer clonagem bruta
  • menos ideal do que fluxos de trabalho no estilo ddrescue quando você precisa de um controle muito granular das tentativas de releitura

Então sim, o Disk Drill é razoável se a unidade permanecer visível por tempo suficiente para criar uma imagem, mas eu o trataria aqui como uma ferramenta para criar imagem primeiro, não como uma solução mágica. Se os cliques aumentarem, ou se ela desaparecer no meio da leitura, pare. Nesse ponto, @chasseurdetoiles tem o instinto certo: o software não é mais a principal resposta.