Como posso recuperar arquivos de um cartão SD que não abre?

Meu cartão SD de repente parou de abrir no meu celular e no computador, e estou preocupado em perder fotos e vídeos importantes armazenados nele. Já tentei reiniciar os dispositivos e reinserir o cartão, mas nada funcionou. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar arquivos de um cartão SD que não abre sem piorar o problema.

Já estive nessa confusão antes, e o primeiro passo é simples. Pare de mexer no cartão.

1. Retire o cartão SD agora.
  2. Não tire mais fotos.
  3. Não grave novos vídeos.

O motivo é chato, mas importante. Uma exclusão em um cartão SD geralmente remove a entrada do arquivo, não os dados da foto em si. As imagens muitas vezes permanecem no cartão até que novos dados sejam gravados nos mesmos locais. Se você continuar usando, suas chances diminuem rápido. Se você parou logo após o erro, suas chances ainda são razoáveis.

Antes de executar ferramentas de recuperação, verifique os lugares óbvios uma vez:

1. Lixeira. Isso importa se você excluiu os arquivos enquanto o cartão estava conectado ao seu computador.
  2. Envios para a nuvem. Procure no Google Fotos, Dropbox, OneDrive ou no que quer que seu celular use. Já deixei isso passar uma vez e descobri que metade das minhas coisas já estava sincronizada.

Se os arquivos realmente sumiram, você vai precisar de um software de recuperação. Uma coisa que muita gente deixa passar, e eu também na primeira vez: não conecte a câmera por USB se quiser uma varredura adequada. Use um leitor de cartão SD e conecte o cartão diretamente ao computador. As câmeras geralmente expõem o armazenamento de um jeito que os apps de recuperação não lidam bem.

Eu testei um monte desses apps. O que eu usaria primeiro é o Disk Drill. Em cartões de câmera, foi o que me deu menos dor de cabeça e encontrou arquivos que outras ferramentas ignoraram.

Por que eu escolheria ele primeiro:

1. Ele lida bem com formatos de câmera. Arquivos RAW e clipes de vídeo fragmentados são onde algumas ferramentas falham. Este tende a se sair melhor nisso.
  2. Você tem pré-visualizações. Isso importa. Você pode verificar se a foto abre antes de perder tempo restaurando lixo.
  3. Há um teste gratuito no Windows. Até 100 MB, o que já é suficiente para ver se seus arquivos desaparecidos aparecem.

Se você quiser outras opções, aqui estão as duas que as pessoas costumam mencionar:

1. Windows File Recovery. Gratuito, direto da Microsoft. Funciona por comandos em uma janela de terminal. Sem interface amigável. Além disso, cartões SD usando FAT32 ou exFAT nem sempre são escaneados tão bem quanto você esperaria. Tive resultados mistos com ele.
  2. DiskDigger. App pequeno, sem necessidade de instalação completa. Bom para detectar arquivos de imagem. A versão gratuita para desktop fica irritante rápido porque você precisa esperar e confirmar os arquivos um por um. Serve para dez fotos. Horrível para 600. Também existe uma versão para Android, mas a varredura profunda por lá geralmente exige root.

Se você usar o Disk Drill, o processo é curto. Coloque o cartão SD em um leitor. Abra o app. Selecione o cartão. Inicie a varredura com Advanced Camera Recovery. Depois espere e deixe terminar.

Mais uma regra, e esta arruína recuperações quando as pessoas a ignoram. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Coloque-os no drive interno do seu computador ou em outro drive externo. Gravar arquivos restaurados no cartão enquanto a recuperação ainda está em andamento é a forma como restos ocultos acabam sendo sobrescritos.

Então a ordem é: pare de usar o cartão, verifique a lixeira e a nuvem, faça a varredura com um leitor de cartão, recupere para outro drive. Se você seguir esses passos sem improvisar, terá uma chance real.

Se o cartão SD não abrir nem no telefone nem no computador, eu trataria isso primeiro como um problema de montagem ou do sistema de arquivos, não como um simples caso de exclusão. É aí que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer. Aplicativos de recuperação ajudam, mas você deve verificar se o cartão é detectado no nível de hardware antes de fazer a varredura.

Faça isto:

1. Teste um leitor de cartão diferente.
    Um leitor ruim falha com mais frequência do que as pessoas imaginam. Já tive dois leitores USB baratos pararem de funcionar antes do cartão.

2. Verifique o Gerenciamento de Disco no Windows ou o Utilitário de Disco no Mac.
    Se o cartão aparecer com o tamanho correto, seus dados ainda podem estar lá e a partição pode estar danificada.
    Se aparecer com 0 bytes ou sem mídia, o controlador do cartão pode estar falhando. A recuperação por software fica muito mais difícil então.

3. Faça primeiro uma imagem do cartão.
    Use uma ferramenta como USB Image Tool, HDD Raw Copy ou dd no Linux/macOS. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Isso importa se o cartão continua desconectando. Menos tentativas de leitura, menos risco.

4. Execute o CHKDSK somente se os arquivos não forem insubstituíveis.
    Algumas pessoas sugerem isso imediatamente. Eu não. chkdsk /f pode reparar o sistema de arquivos, mas também edita estruturas no cartão. Já vi ele renomear pastas e transformá-las em bagunças FOUND.000. Se as fotos importam muito, recupere primeiro, repare depois.

5. Faça a varredura da imagem ou do cartão com o Disk Drill.
    O Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de fotos e vídeos de cartão SD porque reconhece bem exFAT, FAT32 e muitas assinaturas de arquivos de câmera. Visualize o que ele encontrar antes de restaurar. Salve os resultados no seu PC, não de volta no cartão.

6. Se nenhum aplicativo reconhecer corretamente o tamanho do cartão, pare.
    Nesse ponto, é mais provável que seja falha de hardware. Um laboratório é sua melhor chance, especialmente se as fotos valerem o custo.

Além disso, se você quiser um guia sólido de recuperação de vídeo de cartão SD, isto ajuda:
Guia de recuperação de vídeo de cartão SD para arquivos perdidos ou ilegíveis

Se você postar o que o cartão mostra no Gerenciamento de Disco, como capacidade, sistema de arquivos ou não alocado, as pessoas aqui podem identificar o problema rapidamente.

Se ele não abrir nem no telefone nem no computador, eu também verificaria se o cartão é falso ou está morrendo, não apenas corrupção de arquivos. Essa parte passa batido com frequência.

@byteguru tem razão sobre verificar se o cartão ao menos é detectado, mas eu sou um pouco menos favorável a rodar ferramentas de reparo logo no começo. Até correções leves podem piorar uma situação ruim se o cartão estiver instável.

O que eu faria e que ainda não foi enfatizado o suficiente:

1. Tente lê-lo em um sistema operacional diferente, se possível.
    O Windows pode falhar com ele, mas um Mac ou uma máquina Linux às vezes ainda consegue ler o suficiente para copiar os arquivos.

2. Verifique a trava física de bloqueio do cartão, se for um SD de tamanho normal em um adaptador.
    Parece bobo, mas adaptadores ruins e chaves meio deslocadas causam comportamentos estranhos.

3. Se o cartão mostrar um tamanho reduzido estranho, como 30 MB em vez de 128 GB, isso geralmente é falha do controlador. A recuperação por software normalmente não vai resolver isso.

4. Se ele montar nem que seja por pouco tempo, copie primeiro as pastas DCIM e PRIVATE. Não perca tempo organizando nada ainda.

Se precisar de software, sim, o Disk Drill é uma opção razoável depois da verificação de detecção, especialmente para fotos e vídeos. Eu só usaria depois de confirmar que o cartão pelo menos está visível para o sistema.

Também vale a leitura: melhor conselho do Reddit para recuperar arquivos excluídos de um cartão SD

Se o cartão mostrar 0 bytes / sem mídia, pare com as tentativas caseiras. Isso normalmente já é caso de laboratório, e tentativas repetidas podem piorar a situação.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @byteguru, @stellacadente e @mikeappsreviewer disseram: verifique se o cartão está pedindo para ser formatado. Se o Windows ou o Android disser isso, não aceite ainda. Esse aviso normalmente significa que o sistema de arquivos está ilegível, mas os dados reais de foto/vídeo ainda podem ser recuperáveis.

Algumas verificações extras que ajudam a entender melhor:

• Tente copiar usando um hub USB com alimentação própria ou uma porta USB traseira da placa-mãe. Alguns leitores não fornecem energia suficiente para cartões SD instáveis.
  • Fique atento a loops de desconexão/reconexão no Windows. Se ele continuar emitindo o som, o cartão está instável, e verificações longas podem falhar a menos que você faça uma imagem dele primeiro.
  • No Android, veja se o telefone informa cartão SD corrompido em vez de simplesmente não mostrar os arquivos. Sintoma diferente, mesmo aviso: não grave nada.

Discordo um pouco de tentar muitos leitores/computadores em sequência se o cartão estiver se comportando de forma errática. Montagens repetidas em um cartão com falha podem piorar uma situação já ruim. Algumas verificações, sim. Tentativas infinitas, não.

Se o cartão estiver pelo menos visível, Disk Drill é um próximo passo sensato.

Prós do Disk Drill

• pré-visualizações fáceis para fotos/vídeos
  • bom suporte para formatos comuns de cartão SD
  • mais simples do que ferramentas de linha de comando

Contras do Disk Drill

• não faz milagres se o cartão mostrar 0 bytes ou nenhuma mídia
  • verificações profundas podem retornar muitos arquivos sem nome
  • os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma/versão

Se os arquivos forem realmente insubstituíveis e o cartão estiver clicando, superaquecendo ou desaparecendo constantemente, pule o faça você mesmo e procure um laboratório de recuperação. Esse é o ponto em que o software geralmente deixa de ser a resposta.