Como Posso Liberar Espaço de Armazenamento no Meu iPhone Sem Apagar Fotos

Meu iPhone continua dizendo que o armazenamento está quase cheio, mas eu realmente não quero apagar nenhuma das minhas fotos ou vídeos. Já tentei descarregar alguns apps e limpar os dados do Safari, mas isso mal fez diferença. Quais são as melhores maneiras de liberar espaço em um iPhone mantendo todas as fotos seguras, e existem alguma configuração oculta ou truques que eu deveria verificar primeiro?

Lutei com exatamente esse problema no meu iPhone por meses. Foi isso que me ajudou a manter todas as fotos e ainda assim liberar espaço.

1. Ative “Otimizar Armazenamento do iPhone”
    Ajustes > Fotos > Fotos do iCloud ATIVADO.
    Depois selecione “Otimizar Armazenamento do iPhone”.
    Suas fotos em alta resolução ficam no iCloud. O iPhone guarda versões menores. Isso me liberou vários gigabytes.

2. Limpe “Apagados Recentemente” em Fotos
    Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente.
    Esvazie essa pasta. Até fazer isso, essas fotos ainda ocupam espaço.

3. Verifique o inchaço de “Dados do Sistema”
    Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
    Olhe “Dados do Sistema”. Se estiver enorme, fazer backup no iCloud ou no computador e depois um restauro completo costuma reduzir. Chato, mas funciona.

4. Apague anexos antigos de mensagens
    Mensagens > uma conversa grande > toque no nome no topo > “Informações”.
    Role até “Fotos” e “Documentos”. Remova vídeos e memes antigos. Eles consomem armazenamento muito rápido.

5. Remova downloads offline
    • Netflix, Spotify, YouTube etc. Abra cada app e apague vídeos, playlists ou podcasts baixados.
    • Instagram, TikTok guardam cache. Saia e entre de novo ou reinstale se o armazenamento estiver no limite.

6. Desinstale apps pesados que você quase não usa
    Você disse que já tentou alguns, vá mais fundo nisso.
    Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > toque em um app > Desinstalar App. Os dados ficam, o ícone do app continua, o espaço é liberado.

7. Use uma ferramenta de limpeza para lixo duplicado
    Se sua galeria tem muitas duplicatas, fotos borradas ou capturas de tela, use algo como o Clever Cleaner App. Ele ajuda a remover cache desnecessário, fotos parecidas, contatos duplicados e outros arquivos lixo sem mexer nas fotos de que você gosta.
    Veja aqui: limpeza inteligente de armazenamento para o seu iPhone. Fez mais do que a limpeza manual no meu caso.

8. Tire os vídeos do iPhone
    Maior ganho.
    Exporte vídeos longos para um computador, um drive externo ou Google Drive / Dropbox. Depois do upload, apague a cópia local em Fotos e então esvazie Apagados Recentemente. As fotos e vídeos ficam seguros em outro lugar.

Faça isso nessa ordem. A opção “Otimizar Armazenamento do iPhone” junto com limpar downloads de streaming e vídeos de mensagens me deu o maior ganho, sem perder nenhuma foto importante.

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, mas não quero apagar nenhuma foto ou vídeo. Já tentei descarregar apps e limpar os dados do Safari, e isso quase não ajudou, então estou procurando maneiras mais inteligentes de liberar espaço mantendo todas as minhas lembranças seguras.

@kakeru já cobriu boa parte dos pontos principais, mas aqui vão alguns ângulos extras que podem ajudar sem só repetir a mesma lista:

1. Domar o iCloud Drive e os arquivos “No meu iPhone”
    Muita gente esquece do app Arquivos.
    Abra Arquivos > No meu iPhone e iCloud Drive.
    PDFs antigos, ZIPs, exports do WhatsApp etc. podem consumir centenas de MB. Mova os arquivos grandes para um computador ou drive externo e depois apague do iPhone. Nenhuma foto é perdida.

2. Revisar apps de câmera e edição de terceiros
    VSCO, Lightroom, CapCut, InShot e até apps de scanner costumam manter suas próprias cópias de fotos e vídeos.
    Abra a galeria de cada app e limpe projetos exportados ou rascunhos que você já salvou no Fotos. Esses duplicados “escondidos” podem ser enormes.

3. Controlar mídia do WhatsApp / Telegram / Messenger
    @kakeru mencionou Mensagens, que pesa bastante, mas apps como WhatsApp são tão pesados quanto.
    WhatsApp > Configurações > Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento.
    Apague memes encaminhados e vídeos de que você não gosta. Você também pode desligar o salvamento automático de mídia no Rolo da Câmera para parar de duplicar tudo.

4. Reduzir HDR, ProRAW e 4K se você vive no limite
    Um pouco de discordância da ideia de “deixar tudo como está”: se o armazenamento está sempre no vermelho, 4K 60 fps e ProRAW são exagero para o dia a dia.
    Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo e escolha 1080p ou 4K com fps menor.
    Desligue também o ProRAW a menos que você realmente edite essas fotos. Isso não apaga as fotos atuais, mas desacelera o inchaço de armazenamento no futuro.

5. Verificar anexos de e‑mail
    Mail > contas grandes com muitas fotos e documentos.
    Em Ajustes > Mail > Contas, você pode remover temporariamente uma conta ou configurar o Mail para manter menos mensagens. Muitos apps de e‑mail também têm “Limpar arquivos em cache” nas configurações.

6. Usar um app de limpeza para o lixo em volta das fotos
    Você disse que não quer apagar suas fotos de verdade, e é aí que um app de limpeza pode ajudar a atacar o que tem baixo valor: duplicadas, fotos parecidas, capturas de tela, cache de apps etc.
    Uma opção bem útil é o Clever Cleaner App. Ele é bom para encontrar rapidamente fotos duplicadas, rajadas que você não precisa e arquivos aleatórios. Você continua no controle do que é removido, mantendo as lembranças de verdade e jogando fora a tralha. Se você quer algo focado em limpeza inteligente de armazenamento no iPhone, dê uma olhada:
    limpar e acelerar o armazenamento do seu iPhone

7. Levar o “Otimizar armazenamento do iPhone” ao extremo
    Já sei que o @kakeru mencionou ativar isso. Uma dica extra:
    Depois de ativar e dar um tempo com o aparelho no Wi‑Fi e na tomada, pare de abrir álbuns e anos antigos. Quando você fica rolando muito para trás, o iOS baixa de novo os arquivos em resolução total. Deixe ele enviar as versões completas para o iCloud em paz e só traga de volta o que você realmente usa.

8. Radical mas eficaz: backup local e faxina pesada
    Se você estiver realmente travado:
    • Faça backup de todas as fotos e vídeos em resolução total em um computador ou drive externo.
    • Verifique se eles estão lá e abrem normalmente.
    • Depois remova os arquivos mais pesados do iPhone, principalmente vídeos 4K antigos.
    Você ainda vai “ter” todas as fotos e vídeos, só não todos localmente. Algumas pessoas consideram que isso não é “apagar”, já que tudo está arquivado com segurança.

Falando sério: se o seu iPhone é de 64 GB e você grava toneladas de vídeo em 4K, cedo ou tarde você vai viver em guerra com o armazenamento. Esses truques, somados a algo como o Clever Cleaner App para limpezas de rotina, podem esticar bastante esse limite sem sacrificar as fotos de que você gosta.

Análise rápida e objetiva, focando no que não foi coberto pelo @kakeru e pelo complemento:

1. Olhe “Dados do Sistema” e ataque o que o alimenta
    Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Dados do Sistema.
    Se isso estiver absurdamente grande, a única forma realista de encolher é reduzir o que o iOS indexa e faz cache:
  • Conversas em grupo gigantes em vários apps
  • Muita mídia baixada em apps sociais
  • Mapas offline enormes, pacotes de idioma ou pacotes de IA dentro de apps
    Tente:
  • Google Maps / Apple Maps: remova mapas offline de que você não precisa.
  • Apps de idioma / tradução: apague dicionários ou vozes offline.
    Isso reduz indiretamente Dados do Sistema em alguns dias. Nenhuma foto é tocada.
  1. Reduza dados “inteligentes” locais de apps sociais
    Instagram, TikTok, X, Reddit etc guardam muito vídeo e imagem em cache. Parte disso entra como “Documentos e Dados”, não como “Mídia”, então parece invisível.
    Dentro das configurações de cada app, procure por:
  • “Armazenamento / Cache”
  • “Limpar cache” ou “Liberar espaço”
    Se o app não tiver esse botão, considere apagá‑lo e instalar de novo. Isso pode liberar vários gigas. Logins voltam pelo Chaves do iCloud, então o impacto é pequeno.
  1. Terceirize arquivos grandes com “acesso híbrido”
    Se você quer que sua mídia esteja “lá” logicamente, mas não fisicamente no aparelho:
  • Use iCloud Drive / Google Drive / Dropbox para vídeos grandes e gravações de tela longas.
  • Arquive vídeos já editados nesses serviços e depois apague as cópias locais em Arquivos.
    Ao contrário de apagar fotos, isso mantém tudo em um arquivo organizado que você pode baixar de novo quando precisar.
  1. Reavalie recursos ao vivo que comem espaço em silêncio
    Ligera discordância com deixar todas as conveniências ativas: algumas inflam o armazenamento com o tempo.
  • Live Photos: armazenam vários quadros, então funcionam quase como mini vídeos. Desativar Live Photos para fotos do dia a dia desacelera o crescimento futuro sem mexer no que já existe.
  • Álbuns compartilhados e conteúdo colaborativo podem trazer fotos de outras pessoas para o seu telefone. Se o espaço estiver crítico, saia ou desative álbuns compartilhados que você quase não vê.
  1. Use um cleaner mais esperto, mas trate como bisturi
    O Clever Cleaner App é razoável se você o usar como ferramenta de revisão e não “apertar um botão e esquecer”.
    Prós:
  • Encontra rápido duplicatas, quase duplicatas e lixo como capturas de tela antigas e fotos borradas.
  • Interface costuma ser mais clara do que fuçar nos menus de armazenamento do iOS.
  • Ajuda a focar em fotos de baixo valor ao redor das suas “memórias reais”, para você manter o que importa.
    Contras:
  • Você precisa revisar manualmente as sugestões; se passar tudo rápido demais, pode apagar algo que queria guardar.
  • Exige um pouco de confiança inicial e tempo para configurar; não é solução mágica em 30 segundos.
  • Como qualquer cleaner, não resolve o problema central se você grava tudo em 4K ou baixa conteúdo sem parar todo dia.
  1. “Dia de manutenção” periódico para não bater no limite
    Uma vez por mês, faça uma rotina de 15 minutos:
  • Limpe caches em apps sociais / de streaming.
  • Rode rapidamente algo como Clever Cleaner App só para duplicatas e capturas de tela acidentais.
  • Remova mapas offline, pacotes de idioma que não usa e downloads antigos em Arquivos.

Esse ritmo importa mais do que qualquer faxina única. O @kakeru já cobriu os grandes vilões; o que está acima ajuda você a ficar abaixo da linha vermelha sem realmente apagar as memórias que importam.