Meu disco rígido externo parou de montar de repente no meu Mac, e não consigo acessar arquivos importantes de que preciso para o trabalho. Às vezes ele aparece no Utilitário de Disco, mas não abre na mesa. Já tentei reiniciar, trocar os cabos e reconectá-lo, mas nada funcionou. Procuro ajuda com correções para disco rígido do Mac que não monta antes de correr o risco de perder dados.
Já me deparei com esse problema de unidade no Mac mais vezes do que gostaria de admitir. Parece que sempre acontece quando você precisa do disco naquele exato momento, como durante uma transferência de arquivos ou quando o armazenamento interno está cheio. Em muitos casos, a unidade ainda está lá e os arquivos também. O macOS simplesmente para de cooperar com o sistema de arquivos e se recusa a montá-la.
Antes de fazer qualquer coisa mais pesada, verifique primeiro o básico sem graça. Já vi isso acontecer por causa de um cabo com defeito, uma porta USB instável ou um hub barato sem energia suficiente para a unidade. Troque o cabo. Conecte a unidade diretamente ao Mac. Por enquanto, não use o hub. Depois, abra os ajustes do Finder e verifique se os discos externos estão configurados para aparecer em Geral e na Barra Lateral. Se a luz da unidade estiver acesa ou você ouvir ela girando, eu começaria assumindo que o hardware ainda está funcionando.
A solução rápida é formatar a unidade. Isso também apaga o disco, então é a escolha errada se seus arquivos importam. Se você não se importa com os dados, abra o Utilitário de Disco e apague-o. Se os arquivos importam, pare de tentar correções aleatórias e recupere os dados primeiro.
O macOS é exigente com sistemas de arquivos danificados. Até uma pequena corrupção já basta para que ele se recuse a montar. Quando chego nesse ponto, normalmente troco o modo de reparo pelo modo de recuperação. As ferramentas dessa categoria leem o disco de forma mais direta, o que ajuda quando o volume aparece esmaecido, desmontado ou listado como não inicializado. Tive os melhores resultados com o Disk Drill.
Se você seguir por esse caminho, faça primeiro um backup byte a byte. Aprendi isso da pior forma. Clonar o disco antes de uma varredura longa força menos uma unidade que talvez já esteja falhando. Depois disso, examine o clone, visualize os resultados e recupere os arquivos para um disco diferente. Quando os dados estiverem seguros, você terá margem para mexer nos reparos sem se preocupar com cada clique.
Comece aqui se quiser que a unidade monte novamente
Estas são as etapas que eu geralmente tento, da mais fácil à mais incômoda.
Método 1: Mostrar todos os dispositivos no Utilitário de Disco
Às vezes, o Utilitário de Disco está mostrando um volume com problema, e não o disco físico acima dele. Já vi pessoas tentarem o Primeiros Socorros no item errado e não chegarem a lugar nenhum.
1. Abra o Utilitário de Disco com Cmd + Espaço e digite Utilitário de Disco.
2. Clique em Visualizar no canto superior esquerdo.
3. Escolha Mostrar Todos os Dispositivos.
4. Selecione a unidade de nível superior, geralmente nomeada de acordo com o fabricante, como WD ou Seagate.
5. Execute Primeiros Socorros nesse dispositivo principal.
Se o problema era o mapa de partição, às vezes o disco é montado logo após o Primeiros Socorros terminar. Sem drama. Bem, menos drama.
Método 2: Encerrar um processo fsck travado
Se a unidade foi desconectada sem ser ejetada, o macOS geralmente inicia uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano. Às vezes ela trava e bloqueia a montagem. Já vi isso acontecer algumas vezes.
1. Abra o Terminal em Aplicativos, depois Utilitários.
2. Digite sudo pkill -f fsck
3. Pressione Enter.
4. Digite a senha do seu Mac. Você não verá os caracteres enquanto digita, o que sempre parece estranho na primeira vez.
Se o fsck estava travado, o disco geralmente aparece alguns segundos depois.
Método 3: Redefina a NVRAM e o SMC em Macs Intel
Eu não começo por aqui, mas se as suas portas estão se comportando de forma estranha, isso já ajudou. Em Macs com Apple silicon, uma reinicialização normal geralmente cuida sozinha dessas redefinições de baixo nível.
Para a NVRAM:
1. Desligue o Mac.
2. Ligue-o novamente.
3. Imediatamente, mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R por cerca de 20 segundos.
Para o SMC em Intel:
1. Desligue.
2. Desconecte a alimentação por 15 segundos.
3. Conecte-a novamente.
4. Aguarde 5 segundos.
5. Ligue-o.
Em alguns MacBooks, a combinação usual é Shift + Control + Option + Power por 10 segundos. A Apple alterou isso um pouco entre os modelos, então, se o seu se comportar de forma diferente, verifique as etapas exatas para o seu modelo.
Método 4: Tente uma montagem manual no Terminal
Quando o Utilitário de Disco se recusa a ajudar, o Terminal às vezes dá uma resposta mais clara. No mínimo, ele informa por que a montagem falhou.
1. Abra o Terminal.
2. Execute diskutil list
3. Encontre sua unidade e anote o identificador, algo como disk4s1
4. Execute diskutil mount /dev/disk4s1 e substitua pelo seu identificador.
Se funcionar, o Terminal dirá que o volume foi montado. Se falhar, leia o texto do erro. Geralmente ele aponta para o problema no sistema de arquivos em vez de escondê-lo atrás de um pop-up vago.
Se nada funcionar
Nesse ponto, eu paro de tentar salvar o sistema de arquivos e reformato a unidade. No Utilitário de Disco, selecione o disco, clique em Apagar e escolha o formato com base em como você o utiliza.
APFS apenas para Mac.
exFAT se você precisar da unidade tanto no Mac quanto no Windows.
Faça a recuperação primeiro. Eu sei que isso parece óbvio, mas quando você passa uma hora mexendo no Utilitário de Disco fica fácil clicar em Apagar por frustração. Não faça isso se os arquivos ainda forem importantes.
Se às vezes ele aparece no Utilitário de Disco, eu gastaria 2 minutos tentando descobrir se o Mac está vendo o hardware ou apenas um volume corrompido.
Abra Informações do Sistema e depois USB ou Thunderbolt. Se a unidade aparecer ali com o tamanho e o nome do fabricante, o case e a porta estão funcionando. Se não aparecer, eu suspeitaria da placa do case antes do próprio disco. Aqui é onde eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer. Reformatar não seria meu próximo passo, a menos que os dados não tenham importância.
Algumas coisas que vale a pena tentar e que são diferentes:
-
Teste a unidade em outro Mac ou em um PC com Windows.
Se o Windows conseguir ler, o problema é o suporte ao sistema de arquivos no macOS. Unidades NTFS costumam apresentar um comportamento estranho no Mac. -
Verifique o status de montagem no Terminal.
Execute:
diskutil info /dev/diskX
Procure por File System Personality, Mount Point e Read-Only Media.
Se aparecer como somente leitura ou não compatível, isso já reduz bastante as possibilidades. -
Monte em modo somente leitura.
Execute:
sudo mkdir /Volumes/testdrive
sudo mount -o rdonly -t exfat /dev/diskXs1 /Volumes/testdrive
Troque exfat pelo sistema de arquivos, se necessário. Isso às vezes funciona quando o Finder se recusa. É meio nerd, mas já me salvou duas vezes. -
Tente um case diferente ou um adaptador SATA para USB.
Já vi cases com defeito fazerem um disco saudável parecer morto. É super comum com portáteis WD e Seagate mais antigos. -
Olhe o Console enquanto conecta a unidade.
Procure por erros de I/O, diskarbitrationd ou mensagens de ejeção. Erros repetidos de I/O normalmente significam falha de hardware, não um bug do Mac.
Se os arquivos importam, use o Disk Drill ou outra ferramenta de recuperação antes de tentar mais reparos. Se a unidade continuar desconectando, pare de mexer nela. Discos com defeito pioram rápido.
Além disso, este tópico tem uma boa solução de problemas específica para Mac para uma unidade que não aparece no Mac: corrigir um disco rígido externo que não monta no seu Mac
Melhor forma de pesquisar esse problema:
como corrigir um disco rígido externo que não monta no Mac, dicas de recuperação de dados e etapas de solução de problemas
Se você postar o que o Utilitário de Disco mostra em S.M.A.R.T. e o formato exato, APFS, exFAT, NTFS etc., o pessoal aqui consegue identificar mais rápido.
Se ele está aparecendo no Utilitário de Disco às vezes, eu pararia de focar em como montá-lo e começaria a perguntar se a placa bridge, a alimentação de energia ou o sistema de arquivos está engasgando. Essa é a bifurcação no caminho.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sternenwanderer, mas eu enfatizaria uma coisa: não continue tentando montar/reparar repetidamente se a unidade desconecta, faz cliques ou some no meio da verificação. É assim que uma unidade recuperável vira peso de papel.
Algumas coisas que eles não cobriram muito bem:
-
Verifique a situação de energia do gabinete
Alguns drives de 2.5’ ficam estranhos só com alimentação via barramento, especialmente por adaptadores. Se for um externo de mesa, confira se a fonte é a original. Se for portátil, tente um hub USB alimentado só para teste. Sim, hubs muitas vezes são o problema, mas às vezes também resolvem unidades com pouca energia. Irritante, mas verdade. -
Tente o Modo Seguro no Mac
Inicializar em Modo Seguro pode descartar tranqueiras de sistema de arquivos de terceiros, drivers NTFS antigos, itens de início de sessão e extensões em segundo plano atrapalhando o comportamento de montagem. Se montar lá, o disco pode estar bem e o macOS ser a parte bagunçada. -
Verifique drivers de sistema de arquivos não compatíveis
Se essa unidade já foi usada com Paragon, Tuxera, software da WD, toolkit lixo da Seagate etc., desinstale ou atualize isso. Já vi drivers NTFS antigos deixarem discos meio visíveis e totalmente inutilizáveis. -
Execute isto no Terminal:
log stream --predicate 'process == 'diskarbitrationd' --info
Depois conecte a unidade. Isso dá erros de montagem em tempo real mais úteis do que o habitual não do Finder. -
Tente outra conta de usuário no seu Mac
Parece bobo, mas as preferências do Finder e as configurações da barra lateral podem ficar estranhas. Se montar lá, o problema é sua conta principal, não a unidade.
Se os arquivos importam, recupere primeiro. O Disk Drill continua sendo uma das opções mais práticas no Mac quando a unidade é detectada mas não monta. Também vale assistir isto se você quiser um passo a passo claro de recuperação de arquivos de uma unidade que não abre no macOS: como recuperar dados de um disco rígido externo que não monta no Mac
Se você postar:
- tipo de sistema de arquivos
- erro exato do Utilitário de Disco
- se aparece em Informações do Sistema
- se desconecta sob carga
…as pessoas conseguem reduzir as possibilidades bem rápido.