Armazenamento do iPhone enchendo sem motivo e o telefone ficando mais lento

O armazenamento do meu iPhone continua enchendo mesmo quando não estou adicionando muitos apps, fotos ou vídeos, e agora o telefone está ficando visivelmente mais lento. Tentei apagar algumas coisas, mas o espaço continua desaparecendo e as tarefas básicas estão travando. Preciso de ajuda para descobrir o que está causando isso e como liberar armazenamento e acelerar meu iPhone.

Lidei com isso no meu próprio celular, e a parte irritante era que não havia uma resposta única e clara. Meu espaço livre continuava diminuindo em dias em que eu mal tocava no aparelho. Depois de investigar um pouco, descobri uma pilha de pequenas causas em vez de uma única grande. Os iPhones continuam acumulando lixo em segundo plano, dados de apps, mídia, caches e outros restos, então a queda no armazenamento parece aleatória mesmo quando não é.

Verifique primeiro a maior categoria

Não comece a apagar coisas às cegas. Já fiz isso uma vez e perdi tempo.

Vá para Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Deixe parado por um minuto para que o gráfico termine de carregar. Você verá uma divisão por categorias, apps, fotos, mensagens, iOS, dados do sistema, tudo isso. Assim que vi qual seção estava ocupando mais espaço, o próximo passo ficou bem mais fácil.

As Fotos geralmente ocupam mais espaço

Na maioria dos celulares que analisei, Fotos era o principal problema. Não por causa de um álbum grande, mas por causa de muito lixo pequeno se acumulando.

Coisas que encontrei no meu:

1. cinco versões da mesma foto porque eu continuava tirando de novo
  2. capturas de tela antigas que eu pretendia guardar para depois e nunca mais abri
  3. Live Photos
  4. fotos em sequência
  5. arquivos de vídeo grandes, especialmente clipes curtos em alta qualidade

Muita gente abre o álbum Duplicados, mescla alguns itens e acha que a limpeza terminou. Não terminou. O localizador de duplicatas da Apple geralmente encontra principalmente cópias exatas. O que lotava meu armazenamento eram quase duplicatas, fotos do mesmo momento, mesmo ângulo, mesmo rosto, desfoque levemente diferente.

O que eu usaria primeiro para limpar fotos

Se Fotos for sua maior categoria, eu começaria com Clever Cleaner antes de tentar organizar uma biblioteca enorme manualmente.

O motivo é simples. Ele foca nas coisas que as pessoas normalmente deixam passar:

1. fotos semelhantes
  2. fotos duplicadas
  3. capturas de tela
  4. Live Photos
  5. arquivos de mídia grandes

O agrupamento de fotos semelhantes ajudou mais do que as ferramentas nativas da Apple, pelo menos para mim. Em vez de apenas sinalizar correspondências exatas, ele agrupou fotos parecidas e sugeriu qual manter. Se você tem anos de fotos de cachorro, recibos, rótulos de supermercado, placas de estacionamento aleatórias, isso faz diferença rapidinho.

Também gostei de uma coisa que considero importante em apps de limpeza. Ele me permitiu revisar os itens antes de remover qualquer coisa. Nada sumiu sozinho. Eu conferi as sugestões, mantive o que importava e apaguei o resto.

A parte de limpar Live Photos também foi útil. As pessoas esquecem que uma Live Photo é uma imagem estática mais um pequeno clipe em movimento. Multiplique isso por centenas, ou pior, milhares, e seu armazenamento começa a perder espaço aos poucos. Transformar Live Photos antigas em fotos estáticas padrão liberou mais espaço do que eu esperava. Achei que seria um ganho pequeno. Não foi.

Os apps ficam inchados

As fotos levam a culpa primeiro, mas os apps foram meu segundo problema.

Apps de streaming, apps de chat, apps sociais, todos eles acumulam arquivos em cache, mídia offline, prévias, dados temporários e outros lixos. Um app listado como pequeno no momento da instalação pode crescer para gigabytes após meses de uso. Eu vi isso com YouTube, Instagram e apps com muitas mensagens.

Abra a página Armazenamento do iPhone e olhe primeiro os maiores apps. Se algum parecer muito maior do que você esperava, eu faria uma destas coisas:

1. descarregar
  2. apagar
  3. reinstalar para que o lixo armazenado seja removido

A opção Desinstalar Apps Não Usados da Apple ajuda se você tiver apps cuja existência você esqueceu. Ela remove o app em si e mantém os documentos e dados relacionados para depois. Não é perfeito, mas ainda é útil.

As Mensagens são ignoradas com muita frequência

Eu deixei passar esta da primeira vez.

Conversas antigas mantêm fotos, vídeos, GIFs, notas de voz e outros anexos por anos, a menos que você os apague. Se você envia memes, vídeos da família ou muitas capturas de tela, o Mensagens se transforma em um consumidor oculto de armazenamento. Apaguei anexos grandes de conversas antigas e recuperei uma boa quantidade de espaço rapidamente.

Dados do Sistema estão bagunçados

Se Fotos e Apps não parecem enormes, verifique Dados do Sistema.

Essa categoria é frustrante porque você não tem muito controle. Ela inclui logs, caches, arquivos temporários e sobras do sistema que o iOS gerencia por conta própria. Às vezes, o número parece normal. Às vezes, parece absurdo. Nunca encontrei uma solução manual limpa para isso além de uma limpeza geral e uma reinicialização.

A ordem que eu seguiria

Se eu fosse fazer isso de novo, eu faria assim:

1. abra Armazenamento do iPhone e espere a análise completa
  2. se Fotos for a maior categoria, comece a limpar com o Clever Cleaner
  3. remova vídeos grandes e capturas de tela antigas
  4. verifique os maiores apps e reduza os mais inchados
  5. apague anexos grandes de mensagens de conversas antigas
  6. reinicie o telefone e verifique o armazenamento novamente

Pelo que eu vi, o telefone não estava se enchendo sozinho do nada. Foram meses de acúmulo, bagunça de fotos, cache de apps, anexos de mensagens, Live Photos, arquivos temporários, tudo se acumulando silenciosamente até o aviso de armazenamento aparecer.

O que costuma deixá-lo mais lento são os últimos 5 a 10 GB ficando espremidos. iPhones odeiam pouco espaço livre. Quando você cai para menos de cerca de 10 por cento livres, indexação, atualizações, sincronização do Fotos e arquivos temporários de apps começam a atrapalhar uns aos outros.

Eu faria duas coisas nas quais @mikeappsreviewer não insistiu muito.

Primeiro, verifique o Safari e os arquivos baixados. Cache do Safari, itens salvos na Lista de Leitura e Downloads aleatórios se acumulam. Vá em Ajustes, Safari, Limpar Histórico e Dados dos Sites. Depois abra Arquivos, Downloads, e apague a tranqueira que você esqueceu que estava lá.

Segundo, olhe o Mail. O app Mail armazena anexos localmente, e conversas grandes com PDFs ou imagens acumulam rápido. Se o Mail estiver enorme, remova e adicione a conta novamente. A mesma ideia vale para Podcasts e Música se você armazena episódios ou playlists offline em cache.

Um ponto em que eu meio que discordo de @mikeappsreviewer: Desinstalar Apps Não Usados ajuda menos do que as pessoas pensam. Isso economiza o tamanho do app, mas mantém documentos e dados. Se um app ficou inchado, apagar completamente e reinstalar funciona melhor.

Também confira estas coisas:

1. Ajustes, App Store, desative downloads automáticos de apps se você compartilha compras
  2. Ajustes, Câmera, mude a gravação de vídeo para um formato menor se você grava muito
  3. Ajustes, Mensagens, mantenha as mensagens por 1 ano em vez de para sempre
  4. Atualize o iOS se estiver atrasado, alguns bugs de armazenamento são corrigidos lá

Se Fotos for o principal problema, o Clever Cleaner vale a pena para limpar fotos do iPhone e liberar armazenamento. É mais rápido do que organizar tudo manualmente, especialmente se capturas de tela e fotos parecidas estão ocupando espaço. Este reel rápido sobre como liberar armazenamento do iPhone e remover a bagunça de fotos mostra a ideia.

Se o telefone continuar lento depois que você liberar 10 a 15 GB, faça um backup e uma restauração limpa. Chato, sim, mas isso corrige esse aumento estranho no uso de armazenamento mais do que as pessoas querem admitir.

O que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @suenodelbosque já explicaram é o seguinte: às vezes, a perda de armazenamento misteriosa é causada pela sincronização do iCloud e por falhas na limpeza em segundo plano, não apenas por acúmulo de arquivos.

Algumas coisas que as pessoas deixam passar:

1. Verifique os Memos de Voz. Gravações longas podem ficar enormes rapidamente e ninguém se lembra de que elas existem.
  2. Veja em app Arquivos > No Meu iPhone. Alguns apps jogam downloads lá e nunca limpam depois.
  3. Se a sincronização do Fotos estiver travada, o iPhone pode se comportar de forma estranha e ficar lento enquanto indexa. Abra o Fotos, role até o fim da Biblioteca e veja se aparece sincronizando, restaurando ou enviando.
  4. Abra Ajustes > Acessibilidade > Movimento e reduza os movimentos, depois desative parte da atualização em segundo plano. Não é exatamente uma correção de armazenamento, mas pode fazer o celular parecer menos travado quando o espaço está acabando.
  5. Verdade dura: se o armazenamento estiver quase cheio, o desempenho do iOS despenca. Essa parte é normal, mesmo que pareça idiota.

Uma pequena discordância com os dois: eu não partiria direto para uma restauração completa sem antes testar se o número do armazenamento muda depois de algumas reinicializações e 24 horas no Wi‑Fi + carregando. Às vezes, os iPhones recalculam o armazenamento de forma errada por um tempo.

Se o seu principal problema for o excesso de fotos, o Clever Cleaner continua sendo uma escolha sólida porque ajuda a remover fotos parecidas, capturas de tela e outros arquivos inúteis muito mais rápido do que fuçar manualmente por anos de fotos.

Também vale ler: maneiras inteligentes de liberar armazenamento no iPhone e deixá-lo mais rápido

Se continuar enchendo depois de tudo isso, eu começaria a suspeitar de dados corrompidos de app ou de alguma versão bugada do iOS. Irritante, mas é, isso acontece mais do que os fãs da Apple gostam de admitir kkk.

Um ângulo que os outros mal tocaram: saúde da bateria e limitação térmica de desempenho. Pouco armazenamento pode deixar um iPhone lento, claro, mas se o telefone também estiver esquentando ao fazer coisas simples, verifique Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e Carregamento. Se a capacidade máxima estiver realmente baixa, o iOS pode limitar o desempenho e isso pode parecer um problema de armazenamento quando também é, em parte, envelhecimento do hardware.

Além disso, eu discordo um pouco de culpar “Dados do Sistema” com tanta força como o principal vilão. Às vezes parece enorme porque o iOS está armazenando em cache arquivos de atualização, análise de fotos ou logs temporariamente. Antes de medidas drásticas, tente isto:

1. Forçar reinicialização
  2. Deixá-lo carregando no Wi-Fi durante a noite
  3. Verificar o armazenamento novamente no dia seguinte

Isso muitas vezes permite que o iOS conclua as tarefas de limpeza.

Outra verificação pouco usada: Ajustes > Privacidade e Segurança > Análise e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir logs de falha intermináveis de um aplicativo, esse aplicativo pode estar falhando repetidamente e gerando lixo. Exclua esse aplicativo primeiro.

Para desempenho, vá em Bateria e veja quais aplicativos estão consumindo atividade em segundo plano. Um aplicativo com mau funcionamento pode causar tanto lentidão quanto aumento gradual no armazenamento.

Sobre o Clever Cleaner:
Prós: rápido para bagunça de fotos, bom para fotos semelhantes/capturas de tela, mais fácil do que limpeza manual.
Contras: melhor se o Fotos for o problema, você ainda precisa revisar as exclusões, não corrige caches de aplicativos corrompidos nem lentidão relacionada à bateria.

Então sim, @suenodelbosque, @viajeroceleste e @mikeappsreviewer cobriram os caminhos habituais de limpeza. Eu acrescentaria saúde da bateria, spam de logs de falha e esperar o iOS terminar a manutenção antes de presumir que o telefone está assombrado.