Excluí acidentalmente uma pasta de fotos de família do meu cartão SD e só percebi isso depois de tirar mais fotos. Sou iniciante e preciso de um software fácil de recuperação de fotos que seja seguro de usar e que realmente funcione no Windows. Estou procurando recomendações das melhores ferramentas de recuperação de fotos para recuperar fotos excluídas antes que elas desapareçam de vez.
Já fiquei preso fazendo recuperação de fotos e vídeos mais vezes do que quero contar. Um clique errado por cansaço, um cartão SD instável, uma importação ruim à 1 da manhã, mesmo resultado. Arquivos desaparecidos. Depois de confusões assim suficientes, parei de me prender ao aplicativo “melhor” e comecei a prestar atenção nos primeiros 5 minutos após a perda. Esses primeiros passos decidem muita coisa.
Se seus arquivos desapareceram, pare de usar o cartão ou a unidade agora mesmo. Não tire mais fotos. Não mova novos arquivos para ele. Não formate de novo porque você “espera que isso resolva”. Fiz isso uma vez, anos atrás, e piorei a recuperação. A maioria dos arquivos excluídos fica lá até que dados novos caiam por cima deles. Mais uso significa chances piores.
Quando o cartão estiver fora de uso e parado, sem ser tocado, estas são as ferramentas que eu analisaria.
1. Disk Drill
Disk Drill é o primeiro que indico quando alguém quer algo prático e não quer brigar com o software. Ele lida com o básico, cartões SD, pen drives, unidades externas, SSDs, sem muita complicação.
A parte que me fez voltar a usá-lo foi o modo Advanced Camera Recovery. Se você já tirou imagens de drones, câmeras de ação ou câmeras mirrorless, provavelmente já viu isso antes. Alguns aplicativos de recuperação trazem o arquivo de volta, mas o vídeo trava, não abre ou fica todo cortado. O Disk Drill faz um trabalho melhor do que a maioria com clipes fragmentados. Também vi um suporte decente para formatos RAW, o que importa se o seu cartão tinha mais do que JPGs.
O que funcionou para mim: