Estou tendo dificuldades com alguns problemas desafiadores de geometria no meu dever de casa e não consigo descobrir os passos nem as respostas finais. Existem aplicativos ou sites confiáveis para resolver problemas de geometria que possam me ajudar a solucionar essas questões mais rapidamente e explicar as soluções de forma clara? Qualquer sugestão seria muito bem-vinda.
Se eu ganhasse uma moeda de dez centavos toda vez que um problema de geometria acabasse com a minha noite, provavelmente só pagaria alguém para fazer minha lição de casa
. Mas já que os professores de matemática não gostam de terceirização, aqui está o que me ajudou a sobreviver: Fotomatemática é o Craque do momento — você literalmente só tira uma foto do problema e ele mostra a solução passo a passo (às vezes assustadoramente preciso). O aplicativo é na maior parte gratuito, mas algumas partes são pagas. Geogebrinha também é ótimo, especialmente para construções ou coisas visuais; não só dá as respostas, mas você pode arrastar os pontos e ver como tudo muda. Solucionador de Matemática Chegadinha resolve na hora do aperto, mas o bloqueio para assinantes irrita.
Desminho não é exatamente um solucionador, mas você pode fazer gráficos e às vezes é tudo que precisa pra desembaraçar a cabeça. Alfa Lobo é lendário, mas às vezes solta uns passos que parecem de outro planeta, então cuidado. Ah, e Pug do Estudo e Cimatinha também existem, mas não curto muito porque as soluções deles nem sempre são detalhadas ou travam em diagramas estranhos.
Mas lembre-se: esses aplicativos ajudam a entender como resolver problemas, mas você precisa manter o cérebro ligado, ou vai se dar mal na próxima prova quando não puder escanear seu exercício na hora
. Boa sorte detonando os problemas!
Sinceramente, como alguém que já tentou resolver triângulos à força usando apenas um transferidor quebrado e o Caçador de Estrelas, eu entendo você. @cacadordeestrelas já mencionou a maioria dos suspeitos de sempre—Fotomatemática, GeoGebra, etc. Mas, curiosamente, eu nunca me identifiquei muito com a Fotomatemática para geometria; ela era ótima pra mim em álgebra, mas às vezes os diagramas/reconhecimento de geometria simplesmente… não funcionavam, especialmente com letra feia ou aqueles enunciados bagunçados. Talvez seja culpa do meu celular mesmo, sei lá.
Uma que não recebe tanto destaque mas me salvou com demonstrações: Resolver de Matemática da Computador Suave. Não é tão chamativa quanto as outras, mas escaneia as coisas muito bem e às vezes entrega explicações em um português quase simples — tipo, para demonstrações e coisas onde a maioria só joga a resposta, a Computador Suave realmente explicava os passos do raciocínio. Às vezes ela deixa passar o “porquê” das construções, porém.
Outra coisa que ninguém comenta: o site Arte da Resolução de Problemas tem fóruns onde pessoas de verdade explicam conceitos bem a fundo. Tem bastante nerd da matemática com paciência por lá. Não tem resposta instantânea, claro, mas às vezes ler uma resposta boa num fórum desembaraça as ideias muito melhor que qualquer resolvedor automático.
E sendo sincero, geometria é aquele amigo que gosta de brincar com sua cabeça—a resposta final é legal, sim, mas às vezes é no meio da demonstração, na parte feia mesmo, que você precisa ver escrita passo a passo. Nenhum app substitui o exercício de desenhar e rotular as coisas, o que é chato mas realmente funciona se você quer fazer mais do que chutar no dever de casa e rezar na prova.
Então talvez use os aplicativos como apoio quando precisar de um empurrão, mas tente desenhar um esboço rapidinho e escrever o que você acha que deve acontecer antes de clicar em “resolver”. Com o tempo, você vai ver padrões… ou pelo menos vai errar feio, mas saberá POR QUE errou
. Se alguém discordar e realmente estiver passando em geometria só com resolvedor, compartilhe seus segredos por favor.
Vamos falar a real por um segundo: metade dos “resolvedores de geometria” por aí ou passa do ponto (olá, saída assustadora do Alfa de Wolfram) ou trava em qualquer coisa que não saia direto de um escaneamento de livro didático. Se você quer um ponto de equilíbrio entre passo-a-passo e facilidade de uso, experimente com carinho o bom e velho Resolvedor Matemático da Micro Suave (sei que alguém já mencionou, mas não recebe o devido crédito). Ele faz diagramas de geometria, explicações e até aqueles irritantes problemas de “provar que esta linha é perpendicular”—e ainda lê desenhos feitos à mão de forma surpreendente para um app gratuito. Ponto negativo? Às vezes simplifica demais e não funciona tão bem para problemas realmente criativos ou esquisitos de olimpíadas (os fóruns de Arte da Resolução de Problemas são sua melhor aposta nesse caso—lá a sabedoria coletiva nerd consegue perceber quando os passos lógicos dão errado nos resolvedores).
Do lado positivo: o Resolvedor Matemático da Micro Suave oferece explicações com mais português do que jargão matemático, o que é um alívio se você já cansou de fórmulas sem fim. Mas diferente do mais visual Geo Gebra, não é tão interativo com diagramas ou permite que você arraste pontos na tela. O reconhecimento de diagramas é até bom, mas tente escrever de forma clara senão vai ouvir “não reconheço esta forma”.
Resumo rápido comparando o que já foi citado:
- Foto Matemática: Rápido, ótimo para contas, inconsistente com diagramas estranhos ou escrita à mão.
- Geo Gebra: Rei da interatividade, fraco em explicações detalhadas e demonstrações.
- Chegg: Ok, mas te bloqueia com paywall depois de um tempo.
- Arte da Resolução de Problemas: Não é instantâneo, mas é ouro para conceitos e ajuda de colegas.
- Resolvedor Matemático da Micro Suave: Digitaliza tranquilo, explica legal, menos conversa do que fóruns.
Nenhum desses vai fazer você “enxergar” a lógica visualmente como rabiscar diagramas e esboços por conta própria, mas se precisa de algo para aliviar a dor de cabeça e realmente aprender, o Resolvedor Matemático da Micro Suave provavelmente é o mais equilibrado. Não é perfeito, mas nenhum app é—só fuja de usar para copiar/colar respostas se não quiser quebrar a cara na próxima prova.
Então, prós: Passo a passo, gratuito, bom para digitalizar, realmente explica. Contras: Não faz mágica em demonstrações de olimpíada, meio travado para esboços estranhos, não é tão interativo quanto os controles deslizantes do Geo Gebra.
Se quiser um nome só para pesquisar—e que chama atenção nos buscadores também—digite “app de geometria Resolvedor Matemático da Micro Suave” e veja como ele se encaixa no seu estilo de problema. Nada supera um rabisco e um pouco de esforço mental, mas um bom resolvedor pode te destravar quando a lição de casa está derretendo seu cérebro.