Alguém pode me ajudar a recuperar fotos excluídas de um cartão SD de câmera Canon?

Apaguei acidentalmente fotos importantes do cartão SD da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e realmente preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperá-las. Não tirei nenhuma foto nova desde que isso aconteceu, e estou procurando orientações seguras e eficazes para recuperação de fotos em um cartão SD da Canon.

Enfrentei isso com um cartão SD da Canon há algum tempo, e o primeiro passo importa mais do que o aplicativo de recuperação.

Desligue a câmera. Retire o cartão SD. Se o cartão tiver a pequena trava de bloqueio, deslize-a para a posição travada. Não tire mais fotos. Não grave vídeo. Não formate o cartão novamente.

Quando uma foto é excluída de um cartão SD, o arquivo geralmente não é apagado imediatamente. O cartão marca o espaço como livre. Suas imagens antigas muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima delas. Quando você continua usando o cartão, suas chances caem rapidamente. Aprendi isso da pior maneira.

Antes de iniciar um software de recuperação, verifique primeiro os lugares mais fáceis.

1. image.canon: Se você estava com a sincronização ativada, veja lá primeiro. A Canon mantém cópias na nuvem por um tempo limitado, muitas vezes por até 30 dias.
  2. Lixeira: Se você excluiu os arquivos de um Mac ou PC com Windows enquanto navegava pelo cartão, eles ainda podem estar lá.
  3. Backups automáticos: Veja no Google Drive, Backblaze, Time Machine ou qualquer ferramenta de backup que você use. Às vezes ela capturou a pasta quando você conectou o cartão anteriormente.

Se isso não der resultado, use um software de recuperação em um computador. E use um leitor de cartão SD de verdade. Conectar a câmera por USB pode funcionar ou não, porque muitas câmeras expõem o cartão por meio de um modo de transferência, não da forma que as ferramentas de recuperação preferem. Um leitor de cartão direto funcionou melhor para mim.

Tive resultados razoáveis com o Disk Drill. Ele encontrou arquivos RAW da Canon, CR2 e CR3, além de JPEGs e clipes de vídeo. O painel de visualização ajudou porque eu conseguia ver quais arquivos estavam intactos antes de restaurá-los. No Windows, também existe uma pequena franquia gratuita de recuperação, 100 MB da última vez que verifiquei, então você pode testar antes de ir adiante.

Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec ainda faz o trabalho para muita gente. Ele parece meio antigo. Interface em texto, pouca orientação, e tende a recuperar arquivos sem os nomes ou pastas originais. Você acaba organizando uma pilha de arquivos depois. Irritante, mas utilizável.

O processo é bem simples.

1. Instale o aplicativo no seu computador: Coloque-o no seu disco interno. Não instale nada no cartão SD.
  2. Insira o cartão com um leitor e execute uma varredura profunda: Escolha o cartão SD na ferramenta de recuperação e deixe que ela faça a varredura completa. Cartões grandes levam algum tempo.
  3. Visualize o que ela encontrar: Filtre por arquivos de imagem se a ferramenta oferecer suporte a isso. Verifique as visualizações antes de restaurar.
  4. Recupere para outra unidade: Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em uma unidade externa. Nunca grave de volta no mesmo cartão Canon durante a recuperação.

Depois de copiar as fotos resgatadas para algum lugar seguro e confirmar que elas abrem, coloque o cartão de volta na Canon e formate-o na própria câmera. Faço isso em vez de formatar no computador porque a câmera grava o sistema de arquivos da forma que ela espera. Menos problemas estranhos depois.

Se você parou de usar o cartão logo após a exclusão, suas chances ainda são muito boas. Se você continuou fotografando com ele, alguns arquivos podem ter sumido ou voltado danificados. Ainda vale a pena fazer a varredura. Já vi cartões parecerem perdidos e ainda assim devolverem a maior parte do conjunto.

Pare de usar o cartão. Você já fez a parte mais importante, não tirou novas fotos.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD, antes da recuperação. Isso importa se o cartão tiver setores fracos ou começar a falhar nas leituras. Use o USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux. Salve a imagem no seu computador e depois analise o arquivo de imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente.

Minha ordem seria:

1. Clonar o cartão.
  2. Executar a recuperação no clone.
  3. Salvar os arquivos recuperados em outra unidade.
  4. Verificar a integridade dos arquivos, especialmente Canon CR2 e CR3.

O Disk Drill é uma boa opção para isso porque lida bem com formatos comuns de fotos da Canon e as visualizações são rápidas. Porém, não gosto de confiar apenas na visualização. Alguns arquivos RAW têm visualização, mas ainda assim falham no Lightroom depois, então abra um conjunto de amostras após a recuperação.

Se o cartão foi excluído na câmera, as taxas de recuperação costumam ser boas se não houve novas gravações. Se o cartão foi formatado, a recuperação ainda funciona muitas vezes, mas os nomes das pastas e os carimbos de data e hora podem ficar bagunçados.

Se você quiser um vídeo rápido de comparação, este clipe melhor software de recuperação de cartão SD para fotos excluídas vale a pena ver.

Pequena discordância em um ponto que muita gente repete: travar o cartão SD ajuda a evitar gravações em leitores, mas não é mágico. Alguns dispositivos ignoram isso. Trate o cartão como evidência, não confie apenas na trava.

Na verdade, você está em uma situação bem razoável, já que parou de usar o cartão imediatamente. Isso importa mais do que as pessoas pensam.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @ombrasilente, mas eu seria um pouco menos ansioso para continuar tentando um monte de ferramentas diferentes, uma após a outra, no próprio cartão SD físico. Cada leitura extra em um cartão instável pode transformar uma situação recuperável em uma dor de cabeça. Se o cartão parecer minimamente estranho, montagem lenta, desconexões aleatórias, erros de miniatura, trate como se estivesse falhando e trabalhe a partir de uma imagem, não do cartão.

Uma coisa que as pessoas esquecem: verifique se as fotos não estão apenas ocultas por alguma anomalia do sistema de arquivos. No Windows, ative mostrar arquivos ocultos. No Mac, use Command + Shift + . no Finder. Já vi arquivos de câmera apagados que na verdade eram corrupção de diretório, não exclusão real.

Além disso, se estes forem arquivos RAW da Canon, teste os arquivos recuperados em um software de edição de verdade, não apenas nas miniaturas de visualização. Um arquivo pode ser exibido normalmente na prévia e ainda assim estar parcialmente corrompido. É aí que o Disk Drill é útil, já que normalmente encontra CR2/CR3 de forma limpa, mas eu ainda verificaria alguns no Lightroom, Photoshop ou no próprio software da Canon antes de considerar concluído.

Minha opinião:

• pare de mexer no cartão
  • faça uma imagem dele, se possível
  • recupere a partir da imagem
  • restaure para outra unidade
  • verifique se os RAWs realmente abrem por completo

Se o Disk Drill não encontrar o que você precisa, então tente uma segunda ferramenta para comparação, mas não cinco seguidas sem motivo. As pessoas adoram transformar uma recuperação simples em um projeto científico kkk.

Para leitura extra, este é um tópico mais fácil de encontrar em buscas sobre recuperação de cartão Canon:
Dicas de recuperação de fotos em cartão SD da Canon após exclusão ou formatação acidental

Versão curta: sim, fotos apagadas de um cartão SD de câmera Canon geralmente podem ser recuperadas se nenhuma nova foto foi tirada. Suas chances ainda são bem boas.

Uma pequena ressalva para @ombrasilente, @viaggiatoresolare e @mikeappsreviewer: se as fotos forem realmente insubstituíveis, eu não manteria isso como um projeto apenas de faça você mesmo por muito tempo se o cartão apresentar qualquer comportamento estranho. Leituras lentas, desconexões, cartão não montando corretamente ou capacidade exibida de forma errada são sinais de alerta. É aí que um laboratório de recuperação pode salvar mais do que o software consegue.

Se o cartão se comportar normalmente, então sim, a recuperação por software é o caminho certo. Eu acrescentaria uma coisa prática que as pessoas costumam ignorar: verifique a integridade física do cartão antes de confiar em qualquer resultado de varredura. No Windows, ferramentas como H2testw são úteis depois da recuperação, não antes, para ver se o próprio cartão é falsificado ou está falhando. No Mac, Blackmagic não é a ferramenta certa para isso, então evite aplicativos aleatórios de teste de velocidade como verificações de integridade.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• Muito fácil de classificar resultados de Canon JPEG, CR2 e CR3
  • Bom suporte de visualização
  • Interface mais limpa do que a de muitos aplicativos de recuperação
  • Geralmente mais rápido para avaliar o que vale a pena restaurar

Contras

• A visualização pode fazer RAWs danificados parecerem melhores do que realmente são
  • Não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
  • Varreduras profundas podem retornar muitos fragmentos de arquivo com nomes genéricos
  • Se o sistema de arquivos estiver muito danificado, às vezes uma segunda ferramenta encontra sobras diferentes

Então, minha opinião é: use o Disk Drill primeiro para uma etapa de recuperação sensata, especialmente se você quiser algo menos bagunçado do que o PhotoRec, mas não trate a visualização dele como veredito final. Abra os RAWs recuperados em software adequado da Canon ou da Adobe e dê zoom. A corrupção muitas vezes se esconde no último terço do arquivo.

Além disso, se as fotos apagadas foram tiradas no modo de disparo contínuo, recupere tudo em torno desse intervalo de tempo, não apenas as imagens exatas de que você se lembra. Os cartões da Canon muitas vezes mantêm padrões de dados relacionados de sidecar ou sequência que ajudam você a identificar quadros ausentes.