Ainda não consegue descobrir como aumentar o armazenamento do iPhone

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e eu ainda não consigo descobrir como liberar espaço ou aumentar o armazenamento disponível. Excluí alguns apps e fotos, mas o aviso de armazenamento continua voltando. Quais são as melhores maneiras de liberar o armazenamento do iPhone sem perder dados importantes?

Eu teria bastante cuidado com a ideia de atualizar o armazenamento interno de um iPhone. Pesquisei isso há alguns anos, depois que meu telefone ficou completamente cheio, e no começo pareceu que talvez fosse apenas mais um reparo, como trocar a bateria ou a tela. Havia vídeos mostrando pessoas substituindo o chip de armazenamento, então comecei a verificar com assistências técnicas.

A primeira assistência com que falei foi sincera sobre isso, o que foi sorte. Disseram que dá para fazer, mas não recomendavam. Não é uma troca normal de peça. Substituir o chip NAND exige microssoldagem, trabalho de firmware e uma boa chance de inutilizar a placa lógica se algo der errado. Mesmo que o reparo funcione, você perde a garantia e torna qualquer serviço futuro da Apple muito mais complicado.

Depois disso, parei de procurar a rota do hardware e comecei a limpar o armazenamento que eu já tinha. O ponto de partida mais útil foi Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Eu achava que estava sem opções, mas muito do espaço estava simplesmente sendo desperdiçado.

1. Desinstalar apps não usados ajudou imediatamente. Isso remove o app, mas mantém os documentos e dados salvos, então, se você instalá-lo novamente depois, suas coisas ainda estarão lá.
  2. As Mensagens estavam ocupando muito mais espaço do que eu esperava. Vídeos antigos, fotos, GIFs e anexos tinham se acumulado ao longo dos anos. Configurar conversas antigas para serem apagadas automaticamente ajudou a evitar que isso voltasse.
  3. As Fotos eram o verdadeiro problema. O álbum Duplicados da Apple só encontrou uma pequena quantidade porque a maior parte da minha bagunça não eram duplicatas exatas. Eram fotos parecidas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes.

Para a bagunça no Fotos, acabei usando o Clever Cleaner. Foi útil porque lidou com as coisas que o localizador de duplicatas da Apple realmente não encontrava. Ele agrupou fotos parecidas, escolheu as melhores fotos sugeridas, organizou vídeos por tamanho, encontrou capturas de tela antigas e podia transformar Live Photos em imagens estáticas quando a parte em movimento não era necessária. Isso liberou mais espaço do que eu esperava.

O Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone também fez uma grande diferença. As fotos em resolução total ficam no iCloud, enquanto o telefone mantém versões menores até você abrir alguma coisa. No dia a dia, a sensação não é muito diferente, mas a fototeca local ocupa muito menos espaço. Se você não quiser pagar pelo iCloud, Google Drive ou Dropbox podem funcionar para arquivos e vídeos, mas provavelmente você terá que organizar mais coisas por conta própria.

Depois de organizar tudo, só comprei armazenamento extra para coisas de que eu não precisava no telefone o tempo todo. No meu caso, foi uma unidade flash externa para fotos e vídeos antigos. Isso é mais fácil agora com os iPhones mais novos com USB-C, e algumas unidades até permitem que apps compatíveis gravem vídeo direto no armazenamento externo em vez de encher o telefone primeiro. Só verifique se a unidade usa um formato compatível, como exFAT ou APFS.

Fico feliz por não ter levado adiante a substituição do chip de armazenamento. Limpar o telefone, mover arquivos antigos para armazenamento em nuvem e manter uma unidade externa para coisas de longo prazo resolveu o problema sem arriscar o aparelho inteiro. Eu tentaria tudo isso antes mesmo de considerar uma modificação de hardware.

Um telefone que está cheio por causa de fotos é um problema diferente de um telefone que está cheio porque os Dados do Sistema ou os caches dos apps saíram do controle. Concordo em evitar o upgrade do chip de armazenamento, mas antes de apagar mais coisas aleatórias, verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja qual categoria está realmente ocupando espaço. Se forem apps como TikTok, Instagram, Spotify, Podcasts ou Mapas, apagar e reinstalar o app pode limpar cache que a desinstalação temporária pode deixar para trás. Se forem Fotos, não se esqueça de que Apagados Recentemente ainda mantém os itens excluídos até você esvaziá-lo. Se forem Dados do Sistema, uma reinicialização normal, atualizar o iOS e, às vezes, fazer backup e depois restaurar são mais úteis do que apagar mais 20 fotos. Você não pode realmente aumentar o armazenamento interno do iPhone no sentido normal, então o truque é descobrir primeiro qual categoria está enganando você.

Você provavelmente não conseguirá uma solução permanente apagando algumas coisas aleatórias se o telefone já estiver reduzido aos seus últimos dois gigabytes. O iOS precisa de espaço de sobra para atualizações, cache, processamento de fotos, mensagens e arquivos temporários dos apps, então, se você liberar apenas 1 ou 2 GB, o aviso pode voltar no mesmo dia.

Eu faria uma limpeza maior de uma vez em vez de ir beliscando aqui e ali. Vá em Armazenamento do iPhone, meio que ignore mentalmente os apps pequenos e ataque as coisas grandes: mídia baixada do Netflix/YouTube/Spotify, downloads de Podcasts, anexos do Mensagens, downloads do app Arquivos e vídeos grandes no Fotos. As pessoas esquecem muito do app Arquivos, especialmente se salvaram ZIPs, PDFs, vídeos ou coisas do Safari. Verifique Em Meu iPhone e Downloads no Arquivos, não apenas o app Fotos.

Um pequeno aviso sobre o Fotos do iCloud: se estiver ativado, apagar fotos do seu telefone geralmente também as apaga do iCloud. É sincronização, não um backup separado. Se você quiser remover fotos do telefone, mas mantê-las para sempre em outro lugar, copie-as primeiro para um computador, drive externo, Google Photos, Dropbox etc., depois confirme que elas realmente estão lá antes de apagar. Depois disso, esvazie Apagados Recentemente, reinicie o telefone e dê alguns minutos para o Armazenamento recalcular. O número muitas vezes parece errado logo após a limpeza.