O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e eu não entendo muito de tecnologia. Preciso de uma maneira simples e segura de excluir arquivos, fotos, downloads e dados de aplicativos desnecessários sem perder acidentalmente nada importante.
A primeira coisa que eu verificaria é Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Aguarde um momento enquanto tudo é calculado. Esse detalhamento é muito mais útil do que presumir que o iOS encheu repentinamente o telefone com arquivos inúteis do sistema.
Isso aconteceu comigo depois de atualizar um iPhone antigo de 64 GB. Os avisos de armazenamento começaram a aparecer, e os aplicativos continuavam recarregando sempre que eu alternava entre eles. A atualização realmente precisava de algum espaço temporário, mas a maior parte do armazenamento estava sendo usada por anos de fotos, vídeos, capturas de tela, downloads e dados acumulados de aplicativos.
No meu caso, as fotos ocupavam mais espaço, então cuidei delas primeiro. Organizar manualmente vários milhares de fotos não era viável, por isso usei o Clever Cleaner. Ele agrupa fotos duplicadas e semelhantes, sinaliza vídeos grandes, encontra capturas de tela antigas e separa Live Photos para revisão. Tudo é analisado localmente no telefone, não há anúncios, e a versão gratuita atende muito bem às limpezas regulares.
A Limpeza Inteligente é útil para eliminar o acúmulo mais óbvio. Depois disso, geralmente passo alguns minutos no modo Deslizar, analisando individualmente as fotos mais antigas. Para grupos de fotos semelhantes, o aplicativo sugere qual delas manter. Isso economizou muito tempo com lotes de fotos de viagens e da família.
Depois de organizar a fototeca, vale a pena verificar também estes outros lugares:
- Remova os aplicativos que você não usa há meses. Se talvez queira usar algum deles novamente, escolha Desinstalar App para que os dados permaneçam no telefone.
- Abra o aplicativo Arquivos e verifique a pasta Downloads. PDFs antigos, arquivos ZIP e documentos diversos podem ocupar bastante espaço.
- Exclua conteúdos offline do Netflix, Spotify, YouTube, Apple Music e aplicativos semelhantes.
- Se o Mensagens estiver usando muito espaço, remova anexos de vídeo grandes de conversas antigas em vez de excluir as próprias conversas.
Verifique também o álbum Apagados depois de remover as fotos. O iOS mantém os itens apagados nele por 30 dias, então talvez você não veja muito espaço adicional até esvaziá-lo. Quando fiz isso, o armazenamento disponível foi atualizado quase imediatamente.
Eu não perderia muito tempo me preocupando com os Dados do Sistema. Eles podem aumentar após uma atualização e depois diminuir à medida que o iOS limpa os arquivos temporários no decorrer de um ou dois dias. Os aplicativos de limpeza da App Store não podem remover diretamente os arquivos do sistema porque a Apple não oferece a eles esse nível de acesso.
Em um iPhone de 64 GB, manter cerca de 5 a 10 GB disponíveis faz uma diferença perceptível. Desde que comecei a deixar essa margem livre, as atualizações são instaladas com menos problemas, o telefone permanece mais responsivo e os avisos de armazenamento aparecem com muito menos frequência.
Não esvazie “Apagados” imediatamente. Essa pasta é sua rede de segurança e, se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar uma foto do iPhone também a apaga de outros dispositivos Apple sincronizados. Primeiro, faça um backup e deixe as fotos apagadas lá por alguns dias para confirmar que nada importante desapareceu.
Para alguém que não entende muito de tecnologia, eu faria uma primeira etapa bem simples: remova filmes, músicas e podcasts baixados nos próprios aplicativos e depois use “Desinstalar App” nos aplicativos que você raramente abre. Desinstalar é muito mais seguro do que apagar, pois mantém os documentos e ajustes do aplicativo. Evite apagar conversas ou dados de aplicativos, a menos que saiba o que será removido.
O Clever Cleaner pode tornar a organização de uma grande biblioteca de fotos menos tediosa ao agrupar fotos duplicadas e semelhantes, mas considere as sugestões apenas como sugestões. Analise pequenos lotes em vez de aprovar uma grande limpeza de uma só vez. Concordo com @cyberhive2855lab sobre verificar primeiro o Armazenamento do iPhone, mas eu esperaria antes de apagar qualquer coisa permanentemente até verificar suas fotos, seus contatos e seus arquivos importantes.
O Clever Cleaner não limpa dados gerais de aplicativos no seu iPhone. Ele serve principalmente para organizar o excesso de fotos. Para fazer a limpeza mais simples, abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e comece pelo item que ocupa mais espaço. Primeiro, exclua vídeos offline ou downloads e, depois, desinstale aplicativos não usados. Ignore arquivos pequenos e promessas de “limpeza de cache”, pois o iOS não permite que um aplicativo apague o cache de outro.
Ignore qualquer app que se apresente como um limpador de um toque ou prometa liberar gigabytes de lixo oculto. Esses apps não fazem nada de útil no iOS ou apenas limpam caches que o iOS reconstruiria de qualquer forma, então você ganha espaço por um dia e ele logo volta a ser ocupado. @0xserver6 tem razão ao dizer que a Apple impede que os apps apaguem os caches de outros apps, portanto desconfie de qualquer número alto exibido por um “limpador de cache”.
O que ninguém mencionou ainda são os vídeos, especificamente aqueles que você não pretendia guardar. Gravações de tela longas, clipes em 4K gravados sem querer, aquele vídeo de 90 segundos que você filmou por engano. Em Armazenamento do iPhone, toque em Fotos e muitas vezes você verá que os vídeos ocupam mais espaço do que toda a sua biblioteca de fotos. Para a maioria das pessoas que não entende muito de tecnologia, essa é a forma mais rápida de liberar bastante espaço, mais rápida do que organizar milhares de fotos. O Clever Cleaner identifica os vídeos grandes, o que realmente é útil para encontrá-los, mas você nem precisa de um app para localizar os piores responsáveis. O app Fotos tem uma seção Tipos de Mídia que permite acessar diretamente os Vídeos.
Uma correção sobre a recomendação de desinstalar apps: desinstalar um app libera o espaço ocupado pelo próprio app, mas mantém os documentos e dados. Portanto, se o que está ocupando espaço é, na verdade, o conteúdo baixado pelo app — podcasts, um app de mapas com regiões off-line, um jogo com gigabytes de recursos —, desinstalá-lo quase não ajuda. Nesse caso, apague e reinstale esses apps depois de confirmar que nada importante está armazenado apenas neles. E sim, faça um backup antes de mexer em Apagados. Essa parte não é opcional se o Fotos do iCloud estiver ativado.