Minha unidade mudou repentinamente para uma partição RAW após uma reinicialização, e agora o Windows diz que preciso formatá-la antes de poder usá-la. Ela tem arquivos importantes, então estou preocupado que formatar primeiro possa dificultar a recuperação dos dados. O que devo fazer primeiro para recuperar dados de uma unidade RAW com segurança sem piorar a situação?
Já lidei com partições RAW algumas vezes, e em nenhuma delas formatei primeiro. Eu deixaria a formatação para o fim. Depois que você faz isso, os próximos passos ficam mais difíceis sem nenhum bom motivo.
O que normalmente acontecia comigo era simples. O Windows parava de reconhecer o sistema de arquivos, marcava a partição como RAW e depois mostrava o aviso para formatar como se a unidade estivesse vazia e sem valor. Não estava. Os arquivos ainda estavam lá, mas as informações do sistema de arquivos estavam corrompidas a ponto de o Explorador de Arquivos desistir.
Se o seu problema veio de corrupção do sistema de arquivos, eu manteria a ordem bem definida:
- Não faça nada na partição RAW.
- Retire primeiro os dados importantes.
- Veja se vale a pena gastar tempo tentando reparar a partição.
- Formate só depois que seus arquivos estiverem seguros em outro lugar.
Para recuperação, eu começaria com Disk Drill. Eu usei porque ele não depende de um único método. Quando registros suficientes do sistema de arquivos ainda estão legíveis, ele recupera os arquivos com nomes e caminhos de pastas preservados. Quando a estrutura está comprometida demais, ele muda para a varredura por assinatura de arquivos e procura tipos de arquivo conhecidos diretamente no disco. Isso importa, porque uma partição RAW no Windows nem sempre significa que os dados sumiram. Às vezes significa que o Windows perdeu o índice e nada mais.
Os passos são diretos:
- Instale o Disk Drill em outra unidade, não na que está danificada.
- Escolha o disco RAW ou a partição RAW.
- Clique em Procurar Dados Perdidos. Em uma unidade externa, se ele pedir o modo de varredura, use Varredura Universal. Eu deixaria Recuperação Avançada de Câmera para cartões SD ou armazenamento de câmeras e drones.
- Espere a varredura terminar. Não interrompa antes da hora.
- Visualize os arquivos antes de recuperá-los, para ter certeza de que abrem.
- Salve os dados recuperados em outro disco.
Se você quiser uma opção gratuita, eu também já usei o TestDisk e o PhotoRec. Vale a pena tentar o TestDisk quando o objetivo é reparar a partição ou as informações do sistema de arquivos. O PhotoRec ignora o sistema de arquivos corrompido e extrai os arquivos por tipo. Funciona, mas é mais bruto. Você perde os nomes originais, a estrutura de pastas e às vezes a paciência. Organizar uma recuperação grande feita pelo PhotoRec é uma bagunça, especialmente se você tinha anos de arquivos misturados.
Depois que a recuperação terminar e tudo for verificado, aí sim eu olharia para o reparo. Se o TestDisk reconstruir a partição de forma limpa, ótimo, não precisa formatar. Se não conseguir, eu abriria o Gerenciamento de Disco, criaria uma partição nova, faria uma formatação rápida e depois copiaria os arquivos recuperados de volta.
Uma coisa que aprendi do jeito difícil: pare se a unidade começar a fazer cliques, desconectar, ou sumir durante as varreduras. Nessa hora, parece menos dano ao sistema de arquivos e mais falha de hardware. Ficar executando ferramentas aleatórias de reparo em uma unidade morrendo é a forma de transformar uma situação ruim em uma pior. Se os arquivos importam, eu pararia por aí e levaria para uma empresa de recuperação.
Faça a recuperação primeiro. Não formate a partição RAW ainda.
A formatação grava novos dados do sistema de arquivos na unidade. Uma formatação rápida causa menos danos do que uma completa, mas ainda sobrescreve metadados importantes. Se seus arquivos importam, seu primeiro objetivo é preservar o que ainda está lá. Em um volume íntegro, mas corrompido, o sucesso da recuperação costuma cair após gravações extras. Portanto, mantenha as gravações em zero, se puder.
Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, espere antes de formatar. Onde eu divirjo um pouco é no momento do reparo. Eu não tentaria o CHKDSK em uma unidade RAW antes da recuperação. O CHKDSK geralmente se recusa a trabalhar com volumes RAW de qualquer forma, e quando roda em estruturas danificadas, às vezes piora uma situação já confusa.
Minha ordem seria:
- Verifique a saúde SMART com CrystalDiskInfo ou smartctl.
- Se a saúde parecer ruim, clone a unidade primeiro com algo como ddrescue.
- Recupere os arquivos do clone ou do original, se o disco estiver estável.
- Verifique se os arquivos recuperados abrem.
- Só então reparticione e formate.
Se você quiser uma opção GUI mais fácil, o Disk Drill é uma escolha sólida de software de recuperação para partição RAW. Ele tende a se sair bem quando o Windows perde o sistema de arquivos, mas os dados dos arquivos ainda estão presentes. Se a unidade for removível, teste primeiro em outro PC e com outro cabo USB. Já vi gabinetes com defeito simularem um problema RAW.
Além disso, se isto for um SSD, pare de usá-lo agora. TRIM mais gravações extras é uma péssima notícia para dados excluídos ou órfãos.
Para quem estiver comparando ferramentas, esta página sobre os melhores softwares de recuperação de partição RAW e cartão SD para recuperar arquivos rapidamente também é relevante.
Versão curta: recupere primeiro, formate por último. Não o contrário.
Não, não formate primeiro. Esse pop-up é basicamente o Windows dizendo “não consigo ler isso”, não “seus arquivos sumiram”. Grande diferença.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sternenwanderer, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas ignoram com muita frequência: verifique se o problema da partição é falso antes de entrar em modo de recuperação. Se for uma unidade externa, teste outra porta USB, cabo, gabinete e outro PC. Já vi unidades aparecerem como RAW só porque o adaptador estava se comportando de forma idiota. Parece bobo, mas economiza tempo.
Além disso, se a unidade estiver fazendo barulhos estranhos, travando o Explorer ou desconectando, pare de mexer nela. Nesse ponto, o software de recuperação não é o primeiro passo, preservar a unidade é.
Se ela continuar estável, recuperar os dados antes de formatar é a opção mais segura. A formatação pode substituir metadados do sistema de arquivos que você ainda pode precisar. Mesmo uma formatação rápida não é inofensiva. Então sim, recupere primeiro, repare depois, formate por último.
Uma coisa da qual eu discordo um pouco no conselho habitual: eu não passaria muito tempo tentando corrigir a partição RAW antes de copiar os dados. As pessoas ficam tentadas por ferramentas de reparo e acabam piorando a bagunça. Se os arquivos importam, a prioridade número 1 é a extração, não heroísmo.
O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque lida muito bem com partições RAW e oferece uma pré-visualização, o que é super útil para verificar se o que foi recuperado é realmente utilizável e não apenas nomes de arquivos com falsa esperança anexada. Salve tudo o que for recuperado em outra unidade, obviamente. Gravar de volta no mesmo disco é como as pessoas transformam recuperável em ops.
Se quiser ler mais, este tópico sobre como recuperar dados de uma unidade RAW sem piorar as coisas também tem algumas contribuições decentes da comunidade.
Versão curta: recupere primeiro, formate depois, e não deixe o Windows intimidar você a clicar em “Formatar disco” só porque ele ficou confuso.
Recupere primeiro. Formate por último.
Estou com @sternenwanderer, @byteguru e @mikeappsreviewer no ponto principal, mas eu enfatizaria mais uma nuance: se a unidade for interna e de repente ficou RAW logo após uma reinicialização, eu também verificaria os logs do sistema e a detecção na BIOS/UEFI antes de fazer qualquer coisa pesada. Às vezes a partição está bem e o controlador, o cabeamento ou a ponte USB é que estão mentindo.
O que eu não faria é clicar no prompt de formatação do Windows só para ver se ajuda. Isso não vai ajudar na recuperação.
Uma pequena discordância em relação ao conselho habitual: eu não correria para qualquer tentativa de reparo, nem mesmo as que parecem seguras, a menos que os dados já estejam copiados em outro lugar. Muitas ferramentas de reparo são ótimas até deixarem de ser.
Sobre o Disk Drill, já que foi mencionado:
Prós
- Bom para encontrar arquivos em volumes RAW
- O recurso de pré-visualização é realmente útil
- Mais fácil de usar do que o TestDisk/PhotoRec
- Pode recuperar com a estrutura de pastas quando os metadados ainda estão legíveis
Contras
- Não é a opção mais barata
- As verificações profundas podem levar bastante tempo
- A recuperação baseada em assinatura ainda pode perder os nomes originais
- Os melhores resultados ainda dependem da saúde da unidade
Então sim, o Disk Drill é uma opção sensata se você quiser o caminho com interface gráfica menos doloroso, especialmente para um usuário não técnico. Só instale em outro lugar e recupere para uma unidade diferente.
Mais uma coisa prática que as pessoas costumam ignorar: se os arquivos recuperados forem insubstituíveis, verifique por amostragem vários deles, não apenas uma foto e um PDF. Abra vídeos maiores, arquivos compactados, arquivos de projeto, planilhas. Recuperações RAW podem parecer bem-sucedidas até você encontrar corrupção no arquivo na metade do processo.
Se a unidade começar a desaparecer, ficar extremamente lenta ou apresentar erros de leitura, pare e faça um clone primeiro. Isso muda o cenário de problema de sistema de arquivos para problema de hardware com falha.