Excluí acidentalmente a pasta errada do meu pen drive e perdi arquivos importantes dos quais ainda preciso para o trabalho e documentos pessoais. Estou procurando a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos de uma unidade flash USB antes que qualquer coisa seja sobrescrita.
Se eu estivesse lidando com seu pendrive, eu começaria com software de recuperação, desde que a unidade ainda se comporte como uma unidade normal. Quero dizer, ela aparece, informa um tamanho normal, permanece conectada e não parece quente nem instável. Se ela ficar desconectando, mostrar 0 bytes ou parecer fisicamente danificada, eu pararia por aí e trataria isso como um caso de hardware.
Para o problema comum de “apaguei coisas e agora preciso de volta”, o software é o primeiro passo. Não é perfeito, não. Ainda assim, é a opção mais barata e mais limpa antes de você acabar encarando um orçamento de laboratório que não vai querer pagar.
A primeira coisa que eu faria é simples. Pare de gravar qualquer coisa no USB agora mesmo. Nada de arquivos novos. Nada de formatação. Nada de limpeza. Nada de “deixa eu testar uma coisa”. Em unidades USB, arquivos apagados normalmente não ficam na Lixeira comum esperando por você. O sistema marca o espaço como disponível, e seus dados antigos ficam lá só até que outra coisa seja gravada por cima. Aprendi isso da pior forma anos atrás com uma pasta de arquivos RAW da câmera. Um trabalho de cópia depois, tudo perdido para sempre. Então é isso, não mexa na unidade.
Antes de rodar verificações, eu checaria primeiro as coisas chatas, porque às vezes os arquivos nem foram apagados. Eles foram ocultados, movidos ou copiados para outro lugar antes e esquecidos.
Mostre os arquivos ocultos no USB e procure manualmente.
Verifique pastas como $RECYCLE.BIN, RECYCLER, RECYCLED ou .Trashes se o pendrive foi conectado a um Mac em algum momento.
Procure nas pastas do seu PC, principalmente Downloads, Área de Trabalho, Documentos e qualquer pasta onde você costuma jogar arquivos rapidamente para organizar depois. Eu faço isso o tempo todo e me arrependo depois.
Verifique fontes de backup e sincronização. Histórico de Arquivos, OneDrive, Google Drive, Dropbox, backups antigos, o que quer que você use.
Se nada disso der resultado, eu partiria para um software de recuperação.
A maioria dessas ferramentas funciona mais ou menos da mesma forma, mesmo que os menus e os textos variem bastante:
Instale o software no seu computador, não no pendrive.
Conecte o USB e selecione-o dentro do aplicativo de recuperação.
Execute a verificação de arquivos apagados ou perdidos.
Deixe a verificação terminar. Não interrompa antes da hora se os arquivos forem importantes.
Use filtros se a ferramenta oferecer suporte, tipo de arquivo, data, tamanho, nome do arquivo.
Visualize os arquivos sempre que possível.
Selecione o que você quer recuperar.
Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade, nunca no mesmo pendrive.
Estou repetindo essa última parte porque muita gente erra nisso. Se você restaurar os arquivos de volta no mesmo USB, corre o risco de sobrescrever outros dados apagados que ainda não recuperou. Aí você recupera metade das suas coisas e passa a próxima hora se perguntando por que o resto está corrompido. Já vi isso, já fiz isso, erro bobo.
Estas são as ferramentas que eu olharia primeiro.
Disk Drill
É por aqui que eu começaria. É fácil de usar sem ter que brigar com a interface, e lida com os sistemas de arquivos que você normalmente vê em unidades USB, FAT32, exFAT, NTFS. O recurso de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se uma foto abre na visualização, ou um documento é renderizado corretamente, suas chances geralmente são melhores. Também já consegui recuperar arquivos com ele de unidades com uma leve bagunça no sistema de arquivos, não só em casos simples de exclusão.PhotoRec
Feio, direto, eficaz. É gratuito e, quando o sistema de arquivos está danificado, essa coisa ainda consegue tirar arquivos de lá. O problema é a organização. Muitas vezes você perde os nomes originais e os caminhos das pastas, então o que volta pode ser uma montanha de arquivos com nomes parecendo pedaços aleatórios. Se você precisa de uma opção gratuita de resgate e não se importa de organizar uma pilha depois, ele merece seu lugar.Data Rescue
Já tive resultados razoáveis com ele, embora nunca tenha gostado muito do fluxo da interface. Mas funciona. Se a primeira verificação não encontrar algo, usar uma segunda ferramenta às vezes ajuda porque os métodos de varredura não são idênticos. Eu trataria isso como um plano B ou uma segunda opinião.Recuva
Antigo, só para Windows, ainda útil em casos simples de exclusão. Se você perdeu arquivos comuns como JPGs, PDFs, documentos do Office, vale a tentativa. Eu não esperaria milagres dele em casos mais novos ou mais bagunçados, mas para um trabalho básico de recuperação de exclusão ele ainda está vivo.
Uma coisa que eu deixaria para depois é CHKDSK ou qualquer comando de reparo. Essas ferramentas servem para corrigir o sistema de arquivos, não para recuperar arquivos apagados. Às vezes ajudam com problemas de acesso. Outras vezes reorganizam as coisas o bastante para piorar a recuperação. Minha regra continuou a mesma depois de algumas recuperações complicadas, recupere os arquivos primeiro, repare depois.
Então, se seu USB ainda monta normalmente, eu faria uma verificação com o Disk Drill primeiro, recuperaria os arquivos importantes para outra unidade e só depois pensaria em reformatar ou reutilizar o pendrive. Se os dados forem muito importantes e a unidade mostrar problemas de hardware, eu pularia as tentativas caseiras e iria direto para um laboratório de recuperação.
Primeiro, pare de usar o USB. Deixe-o desconectado até você estar pronto para fazer a verificação. Cada nova gravação reduz as chances de recuperação.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: primeiro, pule as ferramentas de reparo. Eu discordaria um pouco de começar com muita verificação manual se você já sabe que a pasta foi excluída. O tempo importa mais. Eu iria direto para criar uma imagem byte a byte do USB se os arquivos forem importantes para o trabalho. Ferramentas como USB Image Tool ou dd ajudam nisso. Depois, faça a verificação da imagem, não do dispositivo original. Mais seguro.
Minha ordem seria:
- Criar uma imagem do USB.
- Verificar a imagem com Disk Drill primeiro.
- Se os nomes dos arquivos importarem, testar mais uma ferramenta com reconhecimento de sistema de arquivos depois disso.
- Usar o PhotoRec apenas se as outras não encontrarem tudo, porque os nomes dos arquivos muitas vezes voltam corrompidos.
Por que criar uma imagem primeiro? Porque unidades flash baratas falham rápido. Se o controlador começar a apresentar problemas no meio da verificação, você perde tempo e dados. Uma imagem permite repetir as tentativas.
Verifique também o Volume Shadow Copy apenas se os arquivos foram copiados do seu PC antes da exclusão. Algumas pessoas recuperam a partir da máquina de origem, não do USB, e perdem a solução mais fácil.
Salve os arquivos recuperados no seu PC ou em outra unidade externa. Não de volta no dispositivo. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.
Se você quiser um passo a passo visual simples, isto ajuda:
guia em vídeo de recuperação de arquivos excluídos de pen drive USB
Se o Disk Drill mostrar pré-visualizações dos seus documentos e fotos, isso é um forte sinal de que os dados ainda estão intactos. Se os arquivos voltarem corrompidos, a área da pasta foi parcialmente sobrescrita, e sua melhor chance é uma segunda verificação a partir da imagem, não mexer mais no USB.
Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @reveurdenuit realmente enfatizaram o suficiente: descobrir como a pasta foi excluída.
Se foi apenas uma exclusão normal pelo Windows Explorer, as chances de recuperação geralmente são boas em um pendrive USB se você não gravou nada desde então. Mas se a pasta sumiu depois de um aviso de “corrigir erros da unidade”, uma desconexão estranha ou se o USB de repente pediu para ser formatado, então isso pode ser mais um problema do sistema de arquivos do que uma simples exclusão. Isso importa porque a estratégia de recuperação muda um pouco.
O que eu faria:
- Teste o USB em outro computador primeiro, só para descartar algum problema bobo de montagem/leitura.
- Verifique as propriedades da unidade e veja se o espaço usado ainda parece aproximadamente o mesmo. Se o espaço usado não caiu muito, os arquivos ainda podem estar lá, mas o diretório pode ter sido corrompido.
- Se a unidade estiver estável, faça uma varredura nela com o Disk Drill primeiro, porque ele tende a fazer um bom trabalho na recuperação de arquivos excluídos de USB, mantendo nomes de arquivos/estrutura de pastas quando possível.
- Se os documentos recuperados abrirem de forma estranha ou voltarem danificados, não continue escaneando o pendrive 20 vezes. É aí que eu discordo um pouco da mentalidade de “simplesmente continue tentando ferramentas”. Muitos pendrives baratos ficam instáveis rapidamente.
Além disso, se forem arquivos do Office, PDFs ou documentos pessoais, tente abrir as versões recuperadas mesmo que os nomes dos arquivos pareçam errados. Às vezes o conteúdo está bom e apenas os metadados foram perdidos. As pessoas descartam arquivos recuperados perfeitamente utilizáveis porque os nomes parecem feios.
Mais um ponto: se você já copiou essa pasta para o seu PC antes, pesquise no computador por tipo de arquivo e data de modificação. Já vi pessoas “recuperarem” tudo em 2 minutos porque os arquivos ainda estavam em Recentes, em pastas temporárias de exportação ou em anexos antigos de e-mail. É um conselho meio sem graça, mas funciona.
Se você quiser mais opiniões sobre recomendações de software de recuperação USB, este tópico é realmente útil: melhores opções de software de recuperação de pendrive USB do Reddit
Versão curta: sem gravações, sem formatação, sem ferramentas de reparo por enquanto, use o Disk Drill no USB ou em uma imagem dele, recupere para outra unidade e depois organize a bagunça. Se o pendrive começar a desconectar ou mostrar uma capacidade sem sentido, pare de mexer nele porque é aí que o faça você mesmo vira funeral de dados.