Como posso excluir muitas fotos do iPhone mais rápido?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio porque tenho milhares de fotos antigas e capturas de tela. Excluí-las uma por uma no app Fotos está demorando uma eternidade, e eu preciso de uma maneira mais rápida de apagar fotos do iPhone em massa sem bagunçar o iCloud nem perder nada importante.

Se o seu iPhone não para de reclamar do armazenamento, verifique o Fotos antes de presumir que você já limpou tudo. Eu achei que tinha apagado o lixo óbvio, mas depois descobri que ainda tinha mais de 18.000 fotos ali. Não havia chance de eu passar por tudo isso tocando uma por uma, então acabei usando alguns métodos de limpeza diferentes, dependendo do tipo de coisa que eu estava tentando remover.

Para limpezas menores, o app Fotos normal já basta. Abra o Fotos, toque em Selecionar e depois arraste o dedo pelas fileiras de fotos em vez de tocar em cada uma. Se a biblioteca for enorme, afaste os dedos até a visualização Meses primeiro para conseguir selecionar blocos maiores mais rápido. Quando tudo estiver selecionado, toque no ícone da lixeira. É a forma mais precisa de fazer isso, mas fica irritante bem rápido quando você está lidando com milhares de imagens.

Se você quer principalmente apagar capturas de tela, gravações de tela, sequências de fotos ou outro lixo óbvio, use os álbuns que a Apple já cria. No Fotos, vá até a aba Coleções, role até Tipos de Mídia e depois abra algo como Capturas de Tela ou Gravações de Tela. A partir daí, você pode tocar em Selecionar e depois em Selecionar Tudo. Isso é muito mais rápido do que arrastar manualmente pela sua galeria inteira, e é uma das poucas áreas em que o Fotos realmente oferece uma opção útil de Selecionar Tudo.

Para uma biblioteca realmente grande, Clever Cleaner foi o que mais economizou tempo para mim. Depois de instalar ele, confira primeiro a seção Similares. Ela agrupa fotos quase idênticas e destaca a Melhor Foto para manter, então você pode deslizar para remover as extras sem precisar comparar cada foto por conta própria.

Ele também tem seções para Capturas de Tela, Live Photos e Pesados. Capturas de Tela são fáceis de apagar em massa. Live Photos podem ser convertidas em imagens estáticas normais se você quiser economizar espaço. Vale a pena verificar Pesados logo no começo, porque alguns vídeos grandes podem liberar mais armazenamento do que apagar centenas de fotos normais. Eu normalmente desconfio de apps de limpeza, já que muitos vêm cheios de anúncios ou assinaturas, mas este é gratuito e funcionou melhor do que eu esperava para uma biblioteca grande de fotos.

Se você estiver apagando milhares de fotos, usar um computador pode ser menos doloroso. Se você usa o Fotos do iCloud, abra o iCloud.com no computador, inicie sessão e use Shift+clique para selecionar grandes intervalos. Apague o que não precisa e depois dê um tempo para sincronizar de volta com o iPhone. Um mouse e um teclado são simplesmente mais fáceis do que ficar arrastando em uma tela pequena para sempre.

A opção mais radical é redefinir o telefone. Só faça isso se você realmente não precisar de nada nele ou se já tiver feito backup do que importa. Vá em Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone, depois escolha Apagar Conteúdo e Ajustes e siga as instruções. É exagerado para uma limpeza normal, mas se você vai vender o telefone, passá-lo adiante ou quer recomeçar do zero, é a forma mais rápida de apagar tudo.

As fotos excluídas ainda ficam em Apagados Recentemente, então seu armazenamento pode quase não mudar até você esvaziar essa pasta também. Depois de qualquer grande exclusão, vá em Fotos, role até Utilitários, abra Apagados Recentemente, autentique-se e depois apague tudo lá permanentemente. Concordo com usar álbuns ou um app de limpeza para escolher as coisas mais rápido, mas não avalie a limpeza pela barra de armazenamento até que essa segunda etapa seja concluída e o iCloud tenha tido tempo para sincronizar. Se você usa o Fotos do iCloud, tenha cuidado também, porque apagar no iPhone geralmente apaga do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple, não apenas das cópias locais.

Excluir um álbum não exclui as fotos nele, e remover fotos de um álbum não libera armazenamento. Você precisa excluir da própria biblioteca e depois limpar Apagados Recentemente, como @vrijheidsvogel disse.

Se você quer o método mais rápido e não está tentando guardar com cuidado a melhor foto de cada grupo, eu pararia de fazer isso na tela do celular. Conecte o iPhone a um computador e trate isso como uma grande tarefa de limpeza com mouse e teclado.

No Mac, abra o Fotos ou o Captura de Imagem, importe tudo o que você talvez queira manter e depois exclua do celular após confirmar que a importação realmente está lá. No Windows, verifique o iPhone no Explorador de Arquivos ou use a ferramenta de importação do Fotos, copie primeiro as pastas DCIM/fotos e depois exclua os lotes indesejados. Isso é mais desajeitado do que o próprio app Fotos da Apple, mas selecionar milhares de arquivos com Shift+clique ou Ctrl+A é bem menos doloroso do que ficar arrastando com o polegar por 40 minutos.

O ponto crítico é o Fotos do iCloud. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir do celular normalmente também exclui do iCloud. Isso pode ser o que você quer, mas não presuma que é apenas liberar espaço neste dispositivo. Se o seu objetivo real é só fazer o celular parar de ficar cheio, verifique primeiro em Ajustes > Fotos se Otimizar Armazenamento do iPhone está ativado. Isso pode reduzir o armazenamento local sem apagar a biblioteca. Não vai ajudar muito se o celular estiver cheio de vídeos enormes que você continua abrindo localmente, mas é mais seguro do que excluir em massa quando você não tem certeza.

Para ganhos rápidos, eu atacaria os vídeos antes das fotos. Alguns vídeos em 4K, gravações de tela ou Fotos ao Vivo longas podem ocupar mais espaço do que centenas de fotos normais. No Fotos, pesquise por Vídeos ou passe por Tipos de Mídia e classifique mentalmente primeiro as coisas grandes. Excluir 20 vídeos grandes geralmente é mais útil do que passar uma hora selecionando 2.000 capturas de tela aleatórias.

Clever Cleaner e apps semelhantes fazem sentido se você quer ajuda para encontrar duplicatas ou quase duplicatas, mas eu não daria confiança total a nenhum app de limpeza sem revisar as seleções antes de tocar em excluir. Eles são bons para reduzir a pilha, não para decidir quanto valem suas memórias.

Minha ordem aproximada seria:

1. Faça backup ou exporte tudo o que for importante primeiro.
  2. Exclua vídeos grandes e gravações de tela.
  3. Use Tipos de Mídia para lixo óbvio, como capturas de tela.
  4. Use um computador se precisar apagar intervalos enormes de datas.
  5. Esvazie Apagados Recentemente só depois de ter certeza.

A parte irritante é que o armazenamento do iPhone pode não atualizar instantaneamente. Depois de uma grande exclusão, dê um tempo, reinicie o celular se o gráfico de armazenamento parecer travado e depois verifique de novo. Às vezes a limpeza funcionou, mas o iOS demora um pouco para admitir isso.

Verifique seu backup primeiro.

O método de exclusão mais rápido só é útil se você não estiver prestes a apagar a única cópia. Muita gente acha que backup do iCloud significa que as fotos estão arquivadas com segurança em algum lugar, mas se o Fotos do iCloud estiver ativado, ele está sincronizando a biblioteca, não mantendo uma cópia antiga separada para você. Apague no telefone e a exclusão pode se espalhar para todo lugar. Antes de fazer uma grande limpeza, eu faria uma cópia simples em algum lugar sem graça: exportação do Fotos do Mac, pasta do Windows, drive externo, Google Fotos, qualquer coisa em que você confie.

Para ganhar velocidade no próprio telefone, use a busca integrada de forma mais agressiva. Pesquise coisas como screenshot, gravação de tela, recibo, quadro branco, cardápio, meme ou até o nome de um app se suas fotos vieram de downloads. Depois toque em Selecionar e apague a partir desses resultados. É menos desajeitado do que rolar a biblioteca inteira porque você está trabalhando dentro de uma pilha menor de lixo óbvio. Os álbuns de Tipos de Mídia são bons, mas a busca pode encontrar coisas que esses álbuns não separam tão bem.

Se você tiver uma versão mais recente do iOS, confira também o álbum Duplicatas em Utilitários. Não é mágica, e talvez ele não apareça se o telefone ainda não terminou de analisar sua biblioteca, mas vale a pena dar uma olhada antes de instalar qualquer coisa. Só não espere que ele remova todas as fotos do mesmo pose, rosto ligeiramente diferente. A ferramenta de duplicatas da Apple é melhor para duplicatas reais do que para limpar sequências bagunçadas ou fotos quase idênticas.

Para selecionar em massa, o truque irritante é tocar em Selecionar, arrastar por uma linha e depois manter o dedo perto da borda superior ou inferior para que a grade role enquanto continua selecionando. Ainda é meio desajeitado, mas é melhor do que tocar em 3.000 miniaturas. Faça isso em partes, porque selecionar um intervalo enorme e depois encostar na tela do jeito errado por acidente é o tipo de coisa que faz você questionar cada decisão da vida.

E sim, esvazie Apagados Recentemente quando tiver certeza. Mas eu esperaria até você abrir algumas datas ou álbuns importantes e confirmar que não apagou alguma besteira sem querer. Exclusão permanente é permanente o bastante para que economizar cinco minutos não valha a pena se isso significar perder uma foto com a qual você realmente se importava.